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Apresentação
Apresentação
Com a presente UC pretende-se proporcionar aos estudantes o contacto com os domínios de especialização em Psicologia Escolar e Psicologia da Justiça, atendendo à relevância deste conhecimento para uma transição informada para um 2º Ciclo de Estudos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-22189
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PSIC. ESCOLAR CP1. Caracterização 1.1 Conceptualização e Evolução Histórica 1.2 Desenvolvimento e Profissionalização da área em Portugal CP2. O papel do Psicólogo em Contexto Escolar 2.1 Perfil de competências: técnicas, éticas e humanas 2.2 Âmbitos e modalidades de actuação CP3. Problemáticas mais frequentes em contexto escolar 3.1 Ensino-Aprendizagem, (In)disciplina, Necessidades Específicas, Competências Sociais e Emocionais, Decisão Vocacional CP4. Psicologia Escolar em contextos não-tradicionais PSIC. JUSTIÇA CP5. Caracterização 1.1. Conceptualização e Evolução Histórica 1.2. Definição e especificidades da Psicologia Forense CP6. O papel do Psicólogo em contextos da PJ 2.1 Perfil de competências: técnicas, éticas e humanas 2.2 Âmbitos e modalidades de actuação CP7. Contextos de aplicação e de investigação na área da PJ CP8. Interseções entre PE e PJ
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Objetivos
Objetivos
PSIC. ESCOLAR OA1 Enquadrar a PE no domínio científico da Psicologia Aplicada, atendendo a especificidades conceptuais e epistemológicas OA2 Conhecer e analisar criticamente o perfil de competências do/a Psicólogo/a Escolar; OA3 Identificar os âmbitos e modalidades de actuação em PE OA4 Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Ciclo de Estudos à análise de problemáticas frequentes em contexto escolar PSIC. JUSTIÇA OA5 Enquadrar a Psicologia da Justiça (PJ) no domínio científico da Psicologia Aplicada, atendendo a especificidades conceptuais e epistemológicas OA6 Conhecer e analisar criticamente o perfil de competências do/a Psicólogo/a da Justiça OA7 Reconhecer as especificidades inerentes à PJ e, mais especificamente, à Psicologia Forense OA8 Reconhecer os contextos de aplicação e de investigação no domínio da PJ OA9 Conhecer as intersecções práticas e contributos concetuais recíprocos entre os domínios da Psicologia Escolar e da Psicologia da Justiça
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias: exposição oral, diálogo interativo, atividades em pequeno grupo, exercícios práticos, casos práticos, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, R. & Neto, D. (2020). A Pra¿tica Profissional da Psicologia da Justic¿a. Ordem dos Psico¿logos Portugueses. Bartol, C. & Bartol, A. (2014). Introduction to Forensic Psychology: Research and Application. Sage. Cuevas, C., & Rennison, C. (2016). Handbook on the Psychology of Violence. Wiley-Blackwell. Gilman, R.C. (Ed.) (2018). School Psychology. Quarterly. APA Matos, M., Gonçalves, R. & Machado, C., (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, práticas e desafios Psiquilibrios Edições. Mendes, S.A., Abreu-Lima, I. & Almeida, L. (2015). Psicólogos Escolares em Portugal: caracterização profissional. Psicologia, Educação e Cultura, 17(1), 190-208. Merrell, K., Ervin, R.A. & Peacok, G.G. (2012). School Psychology for the 21st Century. Guilford. Shriberg, D., Song, SY., Miranda, A.H., Radliff, K.M. (2013) (Eds.). School Psychology and Social Justice. NY: Routledge
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não