filmeu

Disciplina Psicologia Aplicada II

  • Apresentação

    Apresentação

    Com a presente UC pretende-se proporcionar aos estudantes o contacto com os domínios de especialização em Psicologia Escolar e Psicologia da Justiça, atendendo à relevância deste conhecimento para uma transição informada para um 2º Ciclo de Estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PSIC. ESCOLAR CP1. Caracterização 1.1 Conceptualização e Evolução Histórica 1.2 Desenvolvimento e Profissionalização da área em Portugal  CP2. O papel do Psicólogo em Contexto Escolar 2.1 Perfil de competências: técnicas, éticas e humanas 2.2 Âmbitos e modalidades de actuação CP3. Problemáticas mais frequentes em contexto escolar 3.1 Ensino-Aprendizagem, (In)disciplina, Necessidades Específicas, Competências Sociais e Emocionais, Decisão Vocacional CP4. Psicologia Escolar em contextos não-tradicionais  PSIC. JUSTIÇA CP5. Caracterização 1.1. Conceptualização e Evolução Histórica 1.2. Definição e especificidades da Psicologia Forense CP6. O papel do Psicólogo em contextos da PJ 2.1 Perfil de competências: técnicas, éticas e humanas 2.2 Âmbitos e modalidades de actuação CP7. Contextos de aplicação e de investigação na área da PJ CP8. Interseções entre PE e PJ
  • Objetivos

    Objetivos

    PSIC. ESCOLAR OA1 Enquadrar a PE no domínio científico da Psicologia Aplicada, atendendo a especificidades conceptuais e epistemológicas OA2 Conhecer e analisar criticamente o perfil de competências do/a Psicólogo/a Escolar; OA3 Identificar os âmbitos e modalidades de actuação em PE OA4 Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do Ciclo de Estudos à análise de problemáticas frequentes em contexto escolar PSIC. JUSTIÇA OA5 Enquadrar a Psicologia da Justiça (PJ) no domínio científico da Psicologia Aplicada, atendendo a especificidades conceptuais e epistemológicas OA6 Conhecer e analisar criticamente o perfil de competências do/a Psicólogo/a da Justiça OA7 Reconhecer as especificidades inerentes à PJ e, mais especificamente, à Psicologia Forense OA8 Reconhecer os contextos de aplicação e de investigação no domínio da PJ OA9 Conhecer as intersecções práticas e contributos concetuais recíprocos entre os domínios da Psicologia Escolar e da Psicologia da Justiça
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias: exposição oral, diálogo interativo, atividades em pequeno grupo, exercícios práticos, casos práticos, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barroso, R. & Neto, D. (2020). A Pra¿tica Profissional da Psicologia da Justic¿a. Ordem dos Psico¿logos Portugueses. Bartol, C. & Bartol, A. (2014). Introduction to Forensic Psychology: Research and Application. Sage.  Cuevas, C., & Rennison, C. (2016). Handbook on the Psychology of Violence. Wiley-Blackwell.  Gilman, R.C. (Ed.) (2018). School Psychology. Quarterly. APA Matos, M., Gonçalves, R. & Machado, C., (2011). Manual de Psicologia Forense: Contextos, práticas e desafios Psiquilibrios Edições.  Mendes, S.A., Abreu-Lima, I. & Almeida, L. (2015). Psicólogos Escolares em Portugal: caracterização profissional. Psicologia, Educação e Cultura, 17(1), 190-208.  Merrell, K., Ervin, R.A. & Peacok, G.G. (2012). School Psychology for the 21st Century. Guilford. Shriberg, D., Song, SY., Miranda, A.H., Radliff, K.M. (2013) (Eds.). School Psychology and Social Justice. NY: Routledge
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios