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Disciplina Laboratório de Competências de Relação e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Na UC discute-se o carácter estruturante e transversal da relação na psicologia, as especificidades das relações de ajuda, a centralidade e interdependência entre as dimensões verbais e não verbais da comunicação e são criadas as condições para o treino das competências necessários para o estabelecimento de relações e alianças de trabalho. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento das competências de auto-análise/crítica que permitem manter uma comunicação e relação simultaneamente autêntica e adequada. Considerando a natureza prática e de treino de competências que decorre dos propósitos da UC, as metodologias que envolvem a experimentação, observação de modelos, de pares e do próprio, e a análise crítica, serão privilegiadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Conceptualizações sobre competências de comunicação e para a relação de ajuda  1.1 Especificidades das relações de ajuda - Aliança de trabalho e terapêutica - Empatia e genuinidade - Alteridade e intersubjectividade  - Mentalização e dinâmica transferencial-contratransferencial 1.2 Modelos de competências de comunicação e relação - Modelo das microcompetências de Ivey   CP2: Uso intencionalizado das competências de comunicação 2.1 Explorar e recolher informação  2.2 Encorajar, facilitar e focar  2.3 Praticar a escuta ativa: dimensões verbais e não-verbais  2.4 Psicoeducação e feedback 2.5 Reformular e reestruturar   CP3: Metacompetências  3.1 Auto-observação, auto-crítica e estilo individual 3.2 Competências multiculturais e capacidade de detectar micro-agressões.  
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Refletir criticamente sobre o carácter estruturante e transversal da relação na psicologia.  OA2: Reflectir criticamente sobre as especificidades das relações de ajuda e a interdependência entre as suas dimensões pessoais, técnicas e teóricas. OA3: Reflectir criticamente sobre a genuinidade e autenticidade e treinar a sua concretização ao nível das competências verbais e não verbais da comunicação. OA4: Refletir criticamente sobre os conceitos de empatia e genuinidade nas suas diversas facetas e manifestações. OA5: Reflectir criticamente sobre os conceitos de alteridade e humildade cultural e desenvolver competências multiculturais. OA6: Desenvolver a capacidade de intencionalidade na comunicação e associá-la às diferentes micro-competências de comunicação. OA7: Desenvolver e demonstrar competências de auto-análise/crítica para uma comunicação e relação autênticas e adequadas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias baseadas em práticas inovadoras e sustentadas por evidência foram adaptadas à natureza prática e de treino de competências da UC, privilegiando-se a experimentação, observação de modelos, análise crítica e reflexão individual e coletiva.  Aprendizagem baseada em projeto e baseado em simulação - processo de preparação e encenação de sessões de consulta psicológica com dois momentos de gravação em vídeo intermediados por feedback por pares, pelas docentes e exercícios de auto-escopia.  Aprendizagem por descoberta e observação - a visualização de vídeos de sessões de psicoterapia e análise e encenação de vinhetas clínicas sobre micro-agressões e reparações para reflexão sobre as especificidades das dimensões relacionais e comunicacionais das interações clínicas e relações de ajuda em psicologia. Aprendizagem colaborativa - discussão coletiva da literatura, estabelecendo uma comunidade de aprendizagem e envolvendo a elaboração de glossário coletivo. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Castonguay, L. G. & Beutler, L. E. (2006). Principles of therapeutic change that work. Oxford: Oxford University Press         Hargie, O. (2011). Skilled interpersonal communication: Research, theory and practice (5th ed.). NY: Routledge  Hill, C. E., & O'Brien, K. M. (2014). Helping skills: Facilitating exploration, insight, and action. Washington, DC: American Psychological Association Ivey, A., Ivey, M., & Zalaquett, C. (2013). Intentional interviewing and counseling: Facilitating client development in a multicultural society. Ontário: Nelson Education           Kottler, J.A. (2008). A brief primer of helping skills. Thousand Oaks, California: Sage Publications  Safran, J. D., & Muran, J. C. (2000). Negotiating the therapeutic alliance: A relational treatment guide. Nova Yorque: Guilford Press  
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