filmeu

Disciplina Psicologia e Diversidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Tratando a UC de representações altamente dependentes de crenças individuais socialmente construídas, com inevitáveis consequências interpessoais, as metodologias privilegiarão a reflexão crítica, a discussão colectiva de situações da realidade quotidiana, dinâmicas de grupo e a auto-análise. O recurso aos métodos expositivos, complementados, pela revisão crítica da evidência empírica e pela partilha de experiências servirão para: (i) discutir os conceitos-chave e reflectir sobre as expressões da diversidade (e.g., sexo/género, sexualidade/orientação sexual, religião, etnia, idade, ...); (ii) problematiza-las teórica e sociopoliticamente; (iii) discutir os processos cognitivos e de socialização associados ao preconceito e construção de identidades sociais; (iv) discutir o impacto do estigma social e antecipar as suas consequências; (v) e introduzir as práticas e contextos para intervenção na diversidade junto de famílias, crianças e jovens.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 Diversidade  Conceitos centrais Enquadramento sociopolítico e histórico Mecanismos de opressão e organização do poder  Contributos da investigação para a desconstrução do binarismo sexual e racialização   CP2 Processos psicológicos  Processos categorização e viés cognitivo Memórias coletivas, identidade social e de género e processos de socialização  Diferenças individuais na resposta à diversidade Preconceito como defesa   CP3 Impacto individual e interpessoal  Relações inter-grupo, conflitualidade social e violência interpessoal  Impactos interseccionais da desigualdade e discriminação estrutural na saúde mental   CP4: Consciência crítica e competência intercultural Mecanismos de ocultação e discriminação encoberta  Alteridade, consciência crítica, competência intercultural
  • Objetivos

    Objetivos

    AO1: Reconhecer as expressões da diversidade como intrínsecas à condição humana e desenvolvimento.  AO2: Articular as formas múltiplas de preconceito e discriminação como representações estereotípicas e redutoras da normatividade e diferença e (AO3) fundamentar com evidência empírica a sua des-patologização, des-universalização e des-moralização AO4: Discutir o conceito de opressão e enquadrar sociopolítica e historicamente a desigualdade e a discriminação que sustentam os mecanismos de regulação de poder, (AO5) as suas formas estruturais e institucionalizadas, explícitas e subtis, (AO6) e antecipar as suas consequências para os grupos-alvo.  AO7: Refletir criticamente sobre os processos cognitivos, emocionais e de socialização que atuam na categorização, estereótipo e construção de identidades sociais.  AO8: Desenvolver autocritica acerca dos valores pessoais e de como estes podem afetar as relações interpessoais e a prática profissional futura. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias baseadas em práticas inovadoras e sustentadas por evidência foram adaptadas à natureza da UC. Dado que esta lida com representações altamente dependentes de crenças socialmente construídas e com consequências interpessoais, as metodologias adotadas privilegiam a reflexão crítica, a discussão coletiva, a autoanálise e dinâmicas de grupo. Aprendizagem por descoberta e observação - vídeos com testemunhos e palestras contra-narrativos e documentários e filmes sobre vidas e práticas que desafiam as normas hegemónicas e reflectem as violências estruturais. Aprendizagem colaborativa - discussão coletiva da literatura, comunidades de aprendizagem e elaboração de glossário coletivo.  Aprendizagem baseada em projeto e simulação - simulação de debates e elaboração de ferramenta digital de contra-narrativa. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cabral, J., Rebocho, M., & Pereira, A. C. (2022). Desigualdade como tradição: uma Intersubjetividade da dominação. Cadernos IS-UP, (2). https://ojs.letras.up.pt/index.php/Cadernos-ISUP_1/article/view/12940/11806   Elliott, A., & Lemert, C. (2014). Introduction to contemporary social theory. Routledge.   Feagin, J. R. (2020). The white racial frame: Centuries of racial framing and counter-framing. Routledge. Chicago.   Hurst, C., Gibbon, H. F., & Nurse, A. (2016). Social inequality: Forms, causes, and consequences. Routledge.   Jones, J. M., Dovidio, J. F., & Vietze, D. L. (2013). The psychology of diversity: Beyond prejudice and racism. John Wiley & Sons.   McDowell, T. (2015). Applying critical social theories to family therapy practice. Springer.   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios