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Apresentação
Apresentação
Tratando a UC de representações altamente dependentes de crenças individuais socialmente construídas, com inevitáveis consequências interpessoais, as metodologias privilegiarão a reflexão crítica, a discussão colectiva de situações da realidade quotidiana, dinâmicas de grupo e a auto-análise. O recurso aos métodos expositivos, complementados, pela revisão crítica da evidência empírica e pela partilha de experiências servirão para: (i) discutir os conceitos-chave e reflectir sobre as expressões da diversidade (e.g., sexo/género, sexualidade/orientação sexual, religião, etnia, idade, ...); (ii) problematiza-las teórica e sociopoliticamente; (iii) discutir os processos cognitivos e de socialização associados ao preconceito e construção de identidades sociais; (iv) discutir o impacto do estigma social e antecipar as suas consequências; (v) e introduzir as práticas e contextos para intervenção na diversidade junto de famílias, crianças e jovens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP608-22191
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 Diversidade Conceitos centrais Enquadramento sociopolítico e histórico Mecanismos de opressão e organização do poder Contributos da investigação para a desconstrução do binarismo sexual e racialização CP2 Processos psicológicos Processos categorização e viés cognitivo Memórias coletivas, identidade social e de género e processos de socialização Diferenças individuais na resposta à diversidade Preconceito como defesa CP3 Impacto individual e interpessoal Relações inter-grupo, conflitualidade social e violência interpessoal Impactos interseccionais da desigualdade e discriminação estrutural na saúde mental CP4: Consciência crítica e competência intercultural Mecanismos de ocultação e discriminação encoberta Alteridade, consciência crítica, competência intercultural
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Objetivos
Objetivos
AO1: Reconhecer as expressões da diversidade como intrínsecas à condição humana e desenvolvimento. AO2: Articular as formas múltiplas de preconceito e discriminação como representações estereotípicas e redutoras da normatividade e diferença e (AO3) fundamentar com evidência empírica a sua des-patologização, des-universalização e des-moralização AO4: Discutir o conceito de opressão e enquadrar sociopolítica e historicamente a desigualdade e a discriminação que sustentam os mecanismos de regulação de poder, (AO5) as suas formas estruturais e institucionalizadas, explícitas e subtis, (AO6) e antecipar as suas consequências para os grupos-alvo. AO7: Refletir criticamente sobre os processos cognitivos, emocionais e de socialização que atuam na categorização, estereótipo e construção de identidades sociais. AO8: Desenvolver autocritica acerca dos valores pessoais e de como estes podem afetar as relações interpessoais e a prática profissional futura.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias baseadas em práticas inovadoras e sustentadas por evidência foram adaptadas à natureza da UC. Dado que esta lida com representações altamente dependentes de crenças socialmente construídas e com consequências interpessoais, as metodologias adotadas privilegiam a reflexão crítica, a discussão coletiva, a autoanálise e dinâmicas de grupo. Aprendizagem por descoberta e observação - vídeos com testemunhos e palestras contra-narrativos e documentários e filmes sobre vidas e práticas que desafiam as normas hegemónicas e reflectem as violências estruturais. Aprendizagem colaborativa - discussão coletiva da literatura, comunidades de aprendizagem e elaboração de glossário coletivo. Aprendizagem baseada em projeto e simulação - simulação de debates e elaboração de ferramenta digital de contra-narrativa.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cabral, J., Rebocho, M., & Pereira, A. C. (2022). Desigualdade como tradição: uma Intersubjetividade da dominação. Cadernos IS-UP, (2). https://ojs.letras.up.pt/index.php/Cadernos-ISUP_1/article/view/12940/11806 Elliott, A., & Lemert, C. (2014). Introduction to contemporary social theory. Routledge. Feagin, J. R. (2020). The white racial frame: Centuries of racial framing and counter-framing. Routledge. Chicago. Hurst, C., Gibbon, H. F., & Nurse, A. (2016). Social inequality: Forms, causes, and consequences. Routledge. Jones, J. M., Dovidio, J. F., & Vietze, D. L. (2013). The psychology of diversity: Beyond prejudice and racism. John Wiley & Sons. McDowell, T. (2015). Applying critical social theories to family therapy practice. Springer.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não