-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular centra-se nos alicerces conceptuais e empíricos da Psicologia da Educação, bem como no potencial de aplicação da área, com particular ênfase nos processos psicológicos implicados na educação e na aprendizagem ao longo do ciclo vital, nos múltiplos contextos de vida. A amplitude e transdisciplinaridade das problemáticas educacionais permite a articulação dos conhecimentos deste domínio com os conhecimentos de diversas áreas e modelos de actuação da Psicologia, proporcionando a conciliação e transferência de conhecimentos entre unidades curriculares afins. Adicionalmente, a Psicologia da Educação constitui uma referência basilar para a aquisição e compreensão de conhecimentos no domínio da Psicologia Escolar, contida na unidade curricular de Psicologia Aplicada I, e constitui um pilar essencial a uma formação inicial completa, abrangente e diversificada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-7210
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução à Psicologia da Educação (P.E.) 1.1 Definição de P.E. Estatuto científico, método e objeto de estudo 1.2 Enquadramento conceptual e prático Evolução Histórica e aplicações contextuais e práticas CP2. Temáticas centrais na Psicologia da Educação (P.E.) 2.1 Aprendizagem: Fundamentos conceptuais e empíricos Aplicaçõess práticas à resolução de problemas educacionais 2.2 Educação Parental: Fundamentos conceptuais e paradigmas baseados na evidência 2.3. Literacia: Enquadramento conceptual e implicações individuais e colectivas 2.4. Psicologia da Educação e contemporaneidade Educação, globalização e diversidade Educação em contextos de crise e de emergência, Educação e transição digital
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (OA) fundamentais: adquirir uma visão global da Psicologia da Educação e compreender a especificidade do seu estatuto epistemológico (OA1); conhecer problemáticas centrais e contextos de aplicação da Psicologia da Educação (OA2); e compreender e conceptualizar o processo de aprendizagem nos vários contextos educativos que acompanham o ciclo de vida (OA3). Entre as competências a promover, destacam-se: a capacidade de reflexão e análise crítica da literatura científica da área (OA4); a autonomia na pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos científicos (OA5); e a capacidade de aplicação e transferência dos conhecimentos teóricos para a conceptualização de problemáticas educacionais em contextos diversos (OA6).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino e "Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas" (do Inglês, "Problem Based Learning") apresenta validade empírica robusta, particularmente no que concerne ao Ensino Superior. Nesta medida, os conteúdos partirão da identificação e caracterização aprofundada de um problema educacional real, a resolver em pequeno grupo. Esta resolução será acompanhada, por um lado, de apoio tutorial para reflexão, monitorização e avaliação contínua, e, por outro lado, de instrução explícita e participada para aquisiçao e aprofundamento de conhecimentos. A resolução do problema de grupo deverá ser complementada por trabalho autónomo, atendendo à complexidade e extensão da tarefa, bem como aos objetivos de aprendizagem. A avalição das diversas componentes de trabalho será detalhada no campo "Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação".
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alexander, P. (Ed.) (2021). Contemporary Educational Psychology. ISSN: 0361-476X Corno, L., & Anderman, E. M. (2016) (Ed.). Handbook of Educational Psychology, 3rd ed . Routledge Kendeou, P. (Ed.) (2023). Journal of Educational Psychology. eISSN: 1939-2176 Kirschner, P. A., & Hendrick, C. (2020). How learning happens:Seminal works in educational psychology and what they mean in practice. Routledge Mirza, N. M., Garrido, C. M., & Tartas, V. (Ed.s) (2023). European Journal of Psychology of Education. eISSN: 1878-5174. URL: https://www.springer.com/journal/10212 Oliveira, C. R. G. (2020). O papel da memória na aprendizagem escolar e na inovação pedagógica. In Descentralização e Inovação pedagógica . Imprensa da Universidade de Coimbra Mok, M. M. C. (Ed.) (2021). Educational Psychology: An international journal of experimental educational psychology . eISSN: 1469-5820. URL: https://www.apa.org/pubs/journals/edu Santrock, J. W. (2017). Educational Psychology, 6 th ed. Mc-Graw Hill
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não