-
Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda questões fundamentais como a natureza do conhecimento, a relação entre sujeito e objeto na investigação científica, e os critérios de validade e rigor epistemológico na Psicologia e nas demais Ciências Sociais. Quanto à sua pertinência, esta UC Proporciona uma base sólida para a compreensão dos fundamentos científicos da UC Desenvolve o pensamento crítico, permitindo a análise das teorias psicológicas sob uma perspetiva epistemológica. Favorece uma postura reflexiva na prática profissional e na investigação, capacitando os estudantes para uma atuação científica rigorosa. Contribui para a preparação metodológica dos estudantes, auxiliando-os na formulação de problemas de investigação e na escolha de abordagens adequadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-8457
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1.Epistemologia Geral, Gnoseologia ou Teoria do Conhecimento: O que é conhecer? a. O problema da possibilidade do conhecimento: cepticismo vs. dogmatismo b. O problema das fontes do conhecimento: empirismo vs. racionalismo c. O problema da natureza do conhecimento: realismo vs. idealismo d.O Criticismo kantiano: posteridade e atualidade CP2.A filosofia das ciências e a relação metafísica-ciência a.Comte b.Mach c.O Círculo de Viena d.A herança positivista CP3. Metafísica e ciência: Bachelard, Popper e Kuhn a. O caso Bachelard: uma metafísica da ciência b. O caso Popper: uma ciência metafisicamente programada c. O caso Kuhn: ciências metafisicamente determinadas CP4.A relação entre Psicologia e Sociologia. a.Michel Foucault b. Edgar Morin
-
Objetivos
Objetivos
Objetivo de Aprendizagem (OA) Compreender e analisar o problema da possibilidade do conhecimento. (OA2). Analisar a herança positivista e as suas implicações para a filosofia das ciências. (OA3). Compreender a importância das abordagens de Bachelard, Popper e Kuhn nas questões da metafisica e da filosofia da ciência .(OA4) Estudar as contribuições de Michel Foucault e de Edgar Morin para a compreensão entre a Psicologia e a Sociologia. Entre as competências a promover, destacam-se: o domínio das teorias e das problematizações constitutivas do campo das Ciências Sociais. (OA5), competências de aprendizagem que lhes possibilitem uma aprendizagem ao longo da vida com autonomia. (OA6) e o desenvolvimento do Pensamento crítico e argumentativo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bachelard, G. (2009). A Filosofia do Não.Filosofia do Novo espírito científico (4ª ed.). Presença. Bachelard, G. (2018). A Epistemologia. Edições 70. Feet, J. (2019). O que é o conhecimento? uma introdução à epistemologia. EdiPUCRS Fortado, O. & Gonçalez- Rey L. (Orgs) (2002) Por uma Epistemologia da Subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. Casa do Psicólogo, Livraria e Editora Limitada Foucault, M. (2005). A Arqueologia do Saber. Almedina Grayling,A. (2021). As Fronteiras do Conhecimento Ed. 70 Popper, K,(2018). Conjeturas e Refutações. Edições 70. Kuhn, Th. (2021). Estrutura das revoluções científicas. Guerra & Paz. Santos, B.S. (2006). Um discurso sobre as ciências (15ª ed.). Afrontamento. Soares, M. L. (2004). O que é o conhecimento? Introdução à Epistemologia. Campo das Letras
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não