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Disciplina Epistemologia das Ciências Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC  aborda questões fundamentais como a natureza do conhecimento, a relação entre sujeito e objeto na investigação científica, e os critérios de validade e rigor epistemológico na Psicologia e nas demais Ciências Sociais. Quanto à sua pertinência, esta UC  Proporciona uma base sólida para a compreensão dos fundamentos científicos da UC Desenvolve o pensamento crítico, permitindo a análise das teorias psicológicas sob uma perspetiva epistemológica. Favorece uma postura reflexiva na prática profissional e na investigação, capacitando os estudantes  para uma atuação científica rigorosa. Contribui para a preparação metodológica dos estudantes, auxiliando-os na formulação de problemas de investigação e na escolha de abordagens adequadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1.Epistemologia Geral, Gnoseologia ou Teoria do Conhecimento: O que é conhecer? a. O problema da possibilidade do conhecimento: cepticismo vs. dogmatismo b. O problema das fontes do conhecimento: empirismo vs. racionalismo c.  O problema da natureza do conhecimento: realismo vs. idealismo d.O Criticismo kantiano: posteridade e atualidade CP2.A filosofia das ciências e a relação metafísica-ciência a.Comte b.Mach c.O Círculo de Viena  d.A herança positivista CP3. Metafísica e ciência: Bachelard, Popper e Kuhn a.  O caso Bachelard: uma metafísica da ciência b. O caso Popper: uma ciência metafisicamente programada c.  O caso Kuhn: ciências metafisicamente determinadas CP4.A relação entre Psicologia e Sociologia. a.Michel  Foucault b. Edgar Morin
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo de Aprendizagem (OA)  Compreender e analisar o problema da possibilidade do conhecimento. (OA2). Analisar a herança positivista e as suas implicações para a filosofia das ciências. (OA3). Compreender a importância das abordagens de Bachelard, Popper e Kuhn nas questões da metafisica e da  filosofia da ciência .(OA4) Estudar as contribuições de Michel Foucault e de Edgar Morin para a compreensão entre a Psicologia e a Sociologia. Entre as competências a promover, destacam-se: o domínio das teorias e das problematizações constitutivas do campo das Ciências Sociais.  (OA5), competências de aprendizagem que lhes possibilitem uma aprendizagem ao longo da vida com autonomia. (OA6) e o desenvolvimento do Pensamento crítico e argumentativo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bachelard, G. (2009). A Filosofia do Não.Filosofia do Novo espírito científico (4ª ed.). Presença. Bachelard, G. (2018). A Epistemologia.  Edições 70. Feet, J. (2019). O que é o conhecimento? uma introdução à epistemologia. EdiPUCRS Fortado, O. & Gonçalez- Rey L. (Orgs) (2002) Por uma Epistemologia da Subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. Casa do Psicólogo, Livraria e Editora Limitada Foucault, M.  (2005). A Arqueologia do Saber. Almedina Grayling,A. (2021). As Fronteiras do Conhecimento Ed. 70 Popper, K,(2018).  Conjeturas e Refutações.  Edições 70. Kuhn, Th. (2021). Estrutura das revoluções científicas.  Guerra & Paz. Santos, B.S. (2006). Um discurso sobre as ciências (15ª ed.).  Afrontamento. Soares, M. L. (2004). O que é o conhecimento? Introdução à Epistemologia. Campo das Letras  
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