filmeu

Disciplina Psicologia do Desenvolvimento I

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular visam dotar os estudantes de competências teóricas de análise e compreensão do desenvolvimento psicológico na infância e adolescência, bem como competências práticas de observação do desenvolvimento ao longo deste período do ciclo de vida.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Desenvolvimento humano - O conceito de desenvolvimento, perspetivas teóricas, metodologias e métodos de investigação para o estudo do desenvolvimento. CP2. Contextos do desenvolvimento - Contextos de desenvolvimento: biológico, familiar, social, económico - Desenvolvimento como contexto e contextos em interação. CP3. Desenvolvimento pré-natal e neonatal - Estádios de desenvolvimento pré-natal - Tarefas de desenvolvimento da gravidez - O desenvolvimento do recém-nascido. CP4. Os dois primeiros anos e idade pré-escolar - Desenvolvimento físico, cognitivo e sócio-emocional - Coerência do comportamento e desenvolvimento. CP5. Idade escolar - Desenvolvimento físico, cognitivo, moral e sócio-emocional - Desenvolvimento no contexto familiar e de pares - Coerência do comportamento e desenvolvimento. CP6. Adolescência - Desenvolvimento físico, cognitivo, moral, sócio-emocional e identitário - Desenvolvimento no contexto familiar e de pares - Coerência do comportamento e desenvolvimento
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Identificar e descrever os princípios-chave da Psicologia do Desenvolvimento. OA2: Comparar as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da psicologia do desenvolvimento e aplicá-las na explicação do desenvolvimento desde o período fetal até à adolescência. OA3: Discutir criticamente as vantagens e desvantagens dos diferentes designs metodológicos e métodos de investigação na Psicologia do Desenvolvimento. OA4: Descrever marcos, tarefas e processos de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. OA5: Reconhecer a importância dos diversos contextos onde o desenvolvimento humano ocorre. OA6: Demonstrar competências de observação do desenvolvimento de crianças e adolescentes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: momentos expositivos com base em vários materiais de suporte (ME1), atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME2), visionamento de vídeos (ME3), mapas concetuais (ME4), quizzes (ME5), feedback pelo docente e por pares (ME6), pesquisa bibliográfica (ME7) e grelhas de observação (ME8).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berk, L. (2017). Child development. Boston: Pearson. Jongenelen, I., Carvalho, M., Mendes, T. & Soares, I. (2007). Vinculação na adolescência. In I. Soares (Ed.), Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: teoria e avaliação (p. 99-120). Braga: Psiquilibrios Edições. Lansford, J., & Banati, P. (2018). Handbook of adolescent development research and its impact on global policy. NY: Oxford University Press. Lerner, R., & Steinberg, L. (Eds.). (2009). Handbook of adolescent psychology: Individual bases of adolescent development (Vol. 1) (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons. Papalia, D.E., Olds, S.W., & Feldman, R.D. (2001). O mundo da criança: Lisboa: McGraw-Hill. Piaget, J., & Inhelder, B. (1997). A psicologia da criança. Porto: Asa    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios