-
Apresentação
Apresentação
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular visam dotar os estudantes de competências teóricas de análise e compreensão do desenvolvimento psicológico na infância e adolescência, bem como competências práticas de observação do desenvolvimento ao longo deste período do ciclo de vida.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-8474
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Desenvolvimento humano - O conceito de desenvolvimento, perspetivas teóricas, metodologias e métodos de investigação para o estudo do desenvolvimento. CP2. Contextos do desenvolvimento - Contextos de desenvolvimento: biológico, familiar, social, económico - Desenvolvimento como contexto e contextos em interação. CP3. Desenvolvimento pré-natal e neonatal - Estádios de desenvolvimento pré-natal - Tarefas de desenvolvimento da gravidez - O desenvolvimento do recém-nascido. CP4. Os dois primeiros anos e idade pré-escolar - Desenvolvimento físico, cognitivo e sócio-emocional - Coerência do comportamento e desenvolvimento. CP5. Idade escolar - Desenvolvimento físico, cognitivo, moral e sócio-emocional - Desenvolvimento no contexto familiar e de pares - Coerência do comportamento e desenvolvimento. CP6. Adolescência - Desenvolvimento físico, cognitivo, moral, sócio-emocional e identitário - Desenvolvimento no contexto familiar e de pares - Coerência do comportamento e desenvolvimento
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Identificar e descrever os princípios-chave da Psicologia do Desenvolvimento. OA2: Comparar as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da psicologia do desenvolvimento e aplicá-las na explicação do desenvolvimento desde o período fetal até à adolescência. OA3: Discutir criticamente as vantagens e desvantagens dos diferentes designs metodológicos e métodos de investigação na Psicologia do Desenvolvimento. OA4: Descrever marcos, tarefas e processos de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. OA5: Reconhecer a importância dos diversos contextos onde o desenvolvimento humano ocorre. OA6: Demonstrar competências de observação do desenvolvimento de crianças e adolescentes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: momentos expositivos com base em vários materiais de suporte (ME1), atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME2), visionamento de vídeos (ME3), mapas concetuais (ME4), quizzes (ME5), feedback pelo docente e por pares (ME6), pesquisa bibliográfica (ME7) e grelhas de observação (ME8).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berk, L. (2017). Child development. Boston: Pearson. Jongenelen, I., Carvalho, M., Mendes, T. & Soares, I. (2007). Vinculação na adolescência. In I. Soares (Ed.), Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento: teoria e avaliação (p. 99-120). Braga: Psiquilibrios Edições. Lansford, J., & Banati, P. (2018). Handbook of adolescent development research and its impact on global policy. NY: Oxford University Press. Lerner, R., & Steinberg, L. (Eds.). (2009). Handbook of adolescent psychology: Individual bases of adolescent development (Vol. 1) (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons. Papalia, D.E., Olds, S.W., & Feldman, R.D. (2001). O mundo da criança: Lisboa: McGraw-Hill. Piaget, J., & Inhelder, B. (1997). A psicologia da criança. Porto: Asa
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não