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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende dar a conhecer as teorias e os conceitos básicos que definem o campo da Psicologia Comunitária (PC) abordando, em simultâneo, exemplos reais de projetos de intervenção e de investigação comunitárias. A PC é um subdomínio da psicologia, centrada nas interações do indivíduo com o seu ambiente físico e social, bem como na forma como a sociedade influência o funcionamento individual e comunitário. Também explora as relações entre os ambientes promotores de stress, os sistemas de suporte sociais, e o bem-estar individual e social. Enfatiza o papel dos valores, da investigação aplicada, dos programas de prevenção e das ações que visam promover o bem-estar de toda a comunidade, especialmente dos grupos mais desfavorecidos e vulneráveis. Foca-se, em específico, nas forças e competências dos indivíduos, e não apenas nos seus défices e patologias, na prevenção, na autoajuda, no empowerment e no apoio social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-8493
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução à Psicologia Comunitária Origem, justificação e estatuto atual Definição, características, princípios e valores fundamentais Teoria da crise CP2. Saúde Mental Comunitária Critica ao modelo clínico tradicional Desinstitucionalização Sistema de suporte comunitário Modelos de serviço de suporte comunitário Integração comunitária CP3. Conceitos-chave e abordagens teóricas na Psicologia Comunitária: Conceitos e formulações de Comunidade Empowerment Sentimento de comunidade Ajuda Mútua Apoio Social CP4. Prevenção em saúde mental Conceito de risco, proteção e resiliência Níveis de prevenção Planeamento, implementação e exemplos de intervenções preventivas CP5. Intervenção comunitária Objetivos e etapas da intervenção Desenvolvimento comunitário e exemplos de intervenções
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Objetivos
Objetivos
OA1: Conhecer e compreender contextualmente a origem da Psicologia comunitária, os seus princípios e valores fundamentais de atuação. OA2: Compreender a emergência da saúde mental comunitária e o movimento de desinstitucionalização, sendo capaz de discutir e refletir acerca dos seus desafios e potencialidades. OA3: Conhecer os principais conceitos e abordagens teóricas da psicologia comunitária aplicando-os de forma adequada à análise de problemáticas individuais, organizacionais e comunitárias. OA4: Identificar a prevenção como um pilar de atuação da psicologia comunitária, distinguindo os diferentes níveis de prevenção, e conseguindo formular estratégias de atuação distintas e adaptadas a cada nível. OA5: Conhecer projetos de intervenção comunitária e identificar, analisar e refletir acerca dos princípios de intervenção comunitária presentes nos projetos analisados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas teórico-práticas e integra diversas metodologias de ensino (ME) tais como momentos expositivos (ME1); discussões participadas (ME2); visualização de documentários e de notícias (ME3); preparação de metodologias de observação de projetos de intervenção comunitária (ME4), aprendizagem experiencial (ME5); apresentação oral do trabalho de grupo (ME6) e feedback do docente e dos pares (ME7). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An expedition into community psychology. Oxford University Press Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Case, A. D., Scott, V. C., & Wandersman, A. (2020). Community psychology: Linking individuals and communities (4ª ed.). American Psychological Association. Levine, M., Perkins, D. D., & Perkins, D. V. (2005). The principles of community psychology: Perspectives and applications (3rd ed.). New York, NY: Oxford University Press. Ornelas, J. (2008). Psicologia comunitária. Lisboa: Fim de Século Rappaport, J., & Seidman, E. (2000). Handbook of Community Psychology. New York, NY: Springer.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não