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Disciplina Psicologia Comunitária

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende dar a conhecer as teorias e os conceitos básicos que definem o campo da Psicologia Comunitária (PC) abordando, em simultâneo, exemplos reais de projetos de intervenção e de investigação comunitárias. A PC é um subdomínio da psicologia, centrada nas interações do indivíduo com o seu ambiente físico e social, bem como na forma como a sociedade influência o funcionamento individual e comunitário. Também explora as relações entre os ambientes promotores de stress, os sistemas de suporte sociais, e o bem-estar individual e social. Enfatiza o papel dos valores, da investigação aplicada, dos programas de prevenção e das ações que visam promover o bem-estar de toda a comunidade, especialmente dos grupos mais desfavorecidos e vulneráveis. Foca-se, em específico, nas forças e competências dos indivíduos, e não apenas nos seus défices e patologias, na prevenção, na autoajuda, no empowerment e no apoio social.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à Psicologia Comunitária    Origem, justificação e estatuto atual     Definição, características, princípios e valores fundamentais    Teoria da crise CP2. Saúde Mental Comunitária    Critica ao modelo clínico tradicional    Desinstitucionalização    Sistema de suporte comunitário    Modelos de serviço de suporte comunitário     Integração comunitária CP3. Conceitos-chave e abordagens teóricas na Psicologia Comunitária:    Conceitos e formulações de Comunidade    Empowerment    Sentimento de comunidade    Ajuda Mútua    Apoio Social CP4. Prevenção em saúde mental    Conceito de risco, proteção e resiliência    Níveis de prevenção    Planeamento, implementação e exemplos de intervenções preventivas CP5. Intervenção comunitária    Objetivos e etapas da intervenção    Desenvolvimento comunitário e exemplos de intervenções
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Conhecer e compreender contextualmente a origem da Psicologia comunitária, os seus princípios e valores fundamentais de atuação.  OA2: Compreender a emergência da saúde mental comunitária e o movimento de desinstitucionalização, sendo capaz de discutir e refletir acerca dos seus desafios e potencialidades.  OA3: Conhecer os principais conceitos e abordagens teóricas da psicologia comunitária aplicando-os de forma adequada à análise de problemáticas individuais, organizacionais e comunitárias. OA4: Identificar a prevenção como um pilar de atuação da psicologia comunitária, distinguindo os diferentes níveis de prevenção, e conseguindo formular estratégias de atuação distintas e adaptadas a cada nível.   OA5: Conhecer projetos de intervenção comunitária e identificar, analisar e refletir acerca dos princípios de intervenção comunitária presentes nos projetos analisados. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular compreende aulas teórico-práticas e integra diversas metodologias de ensino (ME) tais como momentos expositivos (ME1); discussões participadas (ME2); visualização de documentários e de notícias (ME3); preparação de metodologias de observação de projetos de intervenção comunitária (ME4), aprendizagem experiencial (ME5); apresentação oral do trabalho de grupo (ME6) e feedback do docente e dos pares (ME7). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kelly, J. (2006). Becoming Ecological: An expedition into community psychology. Oxford University Press Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Case, A. D., Scott, V. C., & Wandersman, A. (2020). Community psychology: Linking individuals and communities (4ª ed.). American Psychological Association. Levine, M., Perkins, D. D., & Perkins, D. V. (2005). The principles of community psychology: Perspectives and applications (3rd ed.). New York, NY: Oxford University Press. Ornelas, J. (2008). Psicologia comunitária. Lisboa: Fim de Século Rappaport, J., & Seidman, E. (2000). Handbook of Community Psychology. New York, NY: Springer.  
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