-
Apresentação
Apresentação
Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo do ciclo de vida; Conhecer teorias, modelos conceptuais e investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico na vida adulta. Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano desde a adultez emergente até à idade adulta avançada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-9394
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Perspectiva desenvolvimental de ciclo de vida: princípios, fundamentos e proposições. CP2: Principais modelos teóricos de desenvolvimento de ciclo de vida e estratégias de investigação. CP3: Desenvolvimento e principais tarefas na vida adulta: 3.1 Desenvolvimento na adultez emergente 3.2 Desenvolvimento na idade jovem 3.3. Desenvolvimento na idade adulta 3.4 Desenvolvimento na velhice CP4: Domínios do desenvolvimento na vida adulta 4.1 Relações interpessoais 4.2 Carreira, Lazer e Reforma 4.3 Desenvolvimento da personalidade ao longo do ciclo de vida 4.4 Sabedoria
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo da idade adulta, sendo capazes de descrever e discutir os fundamentos e pressupostos do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida; OA2: Conhecer teorias, modelos conceptuais e designs de investigação empírica para o estudo do desenvolvimento psicológico na adultez emergente, idade jovem, idade adulta e na velhice; OA3: Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento, conhecendo, relacionando e discutindo as tarefas desenvolvimentais típicas de cada fase de desenvolvimento; OA4: Conhecer e caracterizar domínios de desenvolvimento centrais do adulto emergente, do jovem adulto, do adulto e do idoso, compreendendo a sua evolução ao longo do ciclo de vida; OA5: Desenvolver competências de observação e de sistematização do desenvolvimento de adultos de diferentes grupos de idades sendo capazes de estabelecer relações com os pressupostos teóricos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas incluem como metodologias de ensino (ME) momentos expositivos (ME1) e discussões participadas (ME2). As aula de prática integram as seguintes metodologias: visualização de trechos de documentários (ME3), realização de quizzes (ME4), preparação e treino de metodologias de observação do desenvolvimento de adultos e idosos (ME5), feedback do docente e dos pares (ME6), observação no terreno de adultos, com recurso a entrevistas semiestruturadas (ME7) e apresentação oral do trabalho de grupo (ME8). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cavanaugh, J. (2024). Adult development and aging (9th Edition). Cengage Schaie, W., Willis, S. (2021). Handbook of the Psychology of aging (9th Edition). Academic Press. Whitbourne, S., & Whitbourne, S. (2020). Adult development and aging: Biopsychosocial perspectives (7th edition). Wiley.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não