-
Apresentação
Apresentação
UC introdutória às metodologias de investigação em Psicologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-9398
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: A ciência e o método científico. 1.1. O conhecimento científico. 1.2. Objetivos da ciência e da investigação 1.3. A epistemologia da ciência e metodologia científica: Pressupostos da investigação qualitativa e investigação quantitativa CP2: O processo de investigação científica/Planeamento e concretização de uma investigação (comparação entre metodologias quantitativas e qualitativas) 2.1. A revisão e referenciação bibliográfica 2.2. A definição do problema 2.3. Questões de partida e definição do objetivo de investigação 2.4. A formulação de hipóteses/Classificação das hipóteses/definição de variáveis CP3: Ética 3.1. Ética na investigação; 3.2. Fraude académica. CP4: O desenho de investigação (metodologias quantitativas e qualitativas) 4.1. Planos experimentais, quasi-experimentais, não experimentais; 4.2. Fenomenologia, Etnografia, Grounded Theory, Estudo de caso; 4.4. Os métodos de recolha de dados; 4.5. Notação, Descrição, Entrevista, Questionário, Testes/Escalas.
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Descrever e analisar criticamente as características do conhecimento científico; OA2: Identificar as distintas metodologias de investigação e debater o seu âmbito de aplicação; OA3: Conhecer e identificar o processo de investigação científica, nomeadamente os objetivos de cada uma das suas etapas; OA4: Compreender os planos de investigação mais comuns das diferentes metodologias e debater a sua aplicabilidade, nomeadamente as suas vantagens e desvantagens ao nível da sua operacionalização; OA5: Analisar e debater dilemas éticos que a investigação com seres humanos coloca.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão implementadas: Aulas expositivas com suporte audiovisual (ME1), aprendizagem colaborativa em pequeno grupo em sala de aula (ME2), revisão de pares (ME3), análise de artigos científicos (ME4) e discussão de casos (ME5). Avaliação contínua composta por 3 elementos de avaliação: 2 provas escritas (30% + 30%) e 1 trabalho de grupo com uma componente escrita (20%) e uma componente oral (10%) com revisão de pares (10%). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objetivos e conteu¿dos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida L. & Freire, T. (2008). Metodologia de investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilibrios. Ampudia, F., Serafim, J., Cobra, J., Faria, L., Roque, I., Ramos, M., Carvalho, P., & Costa, R. (2016). Investigação em Ciências Sociais – Guia Prático do Estudante. PACTOR-Edições de Ciências Sociais, Forenses e de Educação. Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Coimbra Creswell, J. W. (2008). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Goodwin, C. J. (2009). Research in Psychology: Methods and design (6th ed.). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. London: Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não