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Disciplina Métodos de Investigação em Psicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    UC introdutória às metodologias de investigação em Psicologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: A ciência e o método científico. 1.1. O conhecimento científico. 1.2. Objetivos da ciência e da investigação 1.3. A epistemologia da ciência e metodologia científica: Pressupostos da investigação qualitativa e investigação quantitativa   CP2: O processo de investigação científica/Planeamento e concretização de uma investigação (comparação entre metodologias quantitativas e qualitativas) 2.1. A revisão e referenciação bibliográfica 2.2. A definição do problema 2.3. Questões de partida e definição do objetivo de investigação 2.4. A formulação de hipóteses/Classificação das hipóteses/definição de variáveis   CP3: Ética 3.1. Ética na investigação; 3.2. Fraude académica.   CP4: O desenho de investigação (metodologias quantitativas e qualitativas) 4.1. Planos experimentais, quasi-experimentais, não experimentais;  4.2. Fenomenologia, Etnografia, Grounded Theory, Estudo de caso; 4.4. Os métodos de recolha de dados; 4.5. Notação, Descrição, Entrevista, Questionário, Testes/Escalas.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Descrever e analisar criticamente as características do conhecimento científico; OA2: Identificar as distintas metodologias de investigação e debater o seu âmbito de aplicação; OA3: Conhecer e identificar o processo de investigação científica, nomeadamente os objetivos de cada uma das suas etapas; OA4: Compreender os planos de investigação mais comuns das diferentes metodologias e debater a sua aplicabilidade, nomeadamente as suas vantagens e desvantagens ao nível da sua operacionalização; OA5: Analisar e debater dilemas éticos que a investigação com seres humanos coloca.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão implementadas: Aulas expositivas com suporte audiovisual (ME1), aprendizagem colaborativa em pequeno grupo em sala de aula (ME2), revisão de pares (ME3), análise de artigos científicos (ME4) e discussão de casos (ME5).  Avaliação contínua composta por 3 elementos de avaliação: 2 provas escritas (30% + 30%) e 1 trabalho de grupo com uma componente escrita (20%) e uma componente oral (10%) com revisão de pares (10%). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objetivos e conteu¿dos da unidade curricular. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida L. & Freire, T. (2008). Metodologia de investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilibrios. Ampudia, F., Serafim, J., Cobra, J., Faria, L., Roque, I., Ramos, M., Carvalho, P., & Costa, R. (2016). Investigação em Ciências Sociais – Guia Prático do Estudante. PACTOR-Edições de Ciências Sociais, Forenses e de Educação. Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Coimbra Creswell, J. W. (2008). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach. Thousand Oaks, CA: Sage Publications Goodwin, C. J. (2009). Research in Psychology: Methods and design (6th ed.). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. London: Sage.  
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