filmeu

Disciplina Estatística I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Estatística descritiva: População e amostra Parâmetros e estatísticas Variáveis e sua classificação Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados Medidas descritivas Introdução ao JASP  Probabilidades: Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos Probabilidade: definição, interpretações e propriedades Probabilidade condicionada Acontecimentos independentes Teorema de Bayes Variáveis aleatórias: Variáveis aleatórias discretas, função probabilidade e função de distribuição Variáveis aleatórias contínuas, função densidade e função de distribuição Modelos de variáveis aleatórias discretas e contínuas
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de realizar análises estatísticas elementares de dados, introduzindo os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias. No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: - criar uma base de dados, com recurso a software estatístico, com base em questionários - organizar e sumariar dados - realizar uma análise descritiva de um conjunto de dados - resolver problemas que envolvam o cálculo de probabilidades e variáveis aleatórias - realizar os procedimentos inscritos nos três pontos anteriores com e sem recurso a software estatístico - avaliar e criticar as análises efetuadas
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. As aulas serão de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de problemas, nomeadamente, com recurso a software estatístico, em atividades individuais ou de pequeno grupo com feedback docente. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes e será evidenciada a articulação com outras unidades curriculares, nomeadamente, com Métodos de Investigação Quantitativa. A avaliação é levada a cabo nos termos do "Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona" (ver Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação ).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Guimarães, R. C., & Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição) . Lisboa: Verlag Dashöfer Portugal. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., & Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição) . Lisboa: Escolar Editora. Silva, E. G., Couto, C., Melo, S. B. de, & Neiva, E. R. (2023). Análises Estatiíticas com Jasp - Um Guia Introdutório . https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2023/04/v.2-Analises-Estatisticas-com-JASP-Um-Guia-Introdutorio.pdf
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios