-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a técnicas de inferência estatística e à regressão linear. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-986
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Amostragem e distribuições amostrais Estimação pontual e intervalar Testes de hipóteses: teste t para uma média e para comparação de duas médias ANOVA alternativas não paramétricas ao teste t para amostras independentes e à ANOVA teste para uma proporção e para comparação de duas proporções teste de independência do Qui-quadrado Regressão linear simples
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver a capacidade de realizar análises de inferência estatística e de regressão linear. No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: tirar conclusões sobre uma população relativamente à qual é conhecida uma amostra aleatória comparar populações com base em amostras aleatórias de cada uma delas estabelecer e aplicar um modelo de regressão linear simples realizar os procedimentos inscritos nos pontos anteriores, com e sem recurso a software estatístico avaliar e criticar as análises efetuadas
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. As aulas serão de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de problemas, nomeadamente, com recurso a software estatístico, em atividades individuais ou de pequeno grupo com feedback docente. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes e será evidenciada a articulação com outras unidades curriculares, nomeadamente, com Métodos de Investigação Quantitativa. A avaliação é levada a cabo nos termos do "Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona" (ver Avaliação - Instrumentos e Parâmetros de Avaliação ).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Guimarães, R. C., & Cabral, J. S. (2010). Estatística (2ª edição). Lisboa: Verlag Dashöfer Portugal. Murteira, B., Ribeiro, C. S., Silva, J. A., & Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística (3ª edição). Lisboa: Escolar Editora. Silva, E. G., Couto, C., Melo, S. B. de, & Neiva, E. R. (2023). Análises Estatísticas com Jasp: Um Guia Introdutório. https://jasp-stats.org/wp-content/uploads/2023/04/v.2-Analises-Estatisticas-com-JASP-Um-Guia-Introdutorio.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não