-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Psicologia Social explora o estudo científico do pensamento e do comportamento social. Tem como objectivo central contribuir para o conhecimento aprofundado do objecto e dos principais temas da psicologia social. Os principais tópicos incluem uma introdução e visão global do campo, o papel da mente na vida e comportamento social e a natureza das interações sociais. Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteúdos programáticos abordados, e transpor algumas das problemáticas para situações do quotidiano.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-99
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Introdução à psicologia social 1.1 História da Psicologia Social: Uma breve introdução 1.2 Psicologia Social contemporânea: tendências e direções CP2. Influência social e persuasão 2.1 Normas sociais: Os contributos de Sherif 2.2 Conformidade: Os contributos de Asch 2.3 Obediência à autoridade: Os contributos de Milgram 2.4 Influência minoritária: Os contributos de Moscovici CP3. Cognição e pensamento social 3.1 Atitudes 3.1.1. Formação de atitudes e consistência 3.1.2 Dissonância cognitiva e mudança de atitudes 3.2 O self e a formação de impressões 3.3 Perceção social e atribuições causais 3.4 Estereótipos, preconceitos e discriminação. CP4. Relações Interpessoais 4.1 Necessidade de pertença, isolamento social e solidão. 4.2 Agressão e comportamento antissocial 4.3 Conflito e cooperação
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Conhecer e compreender o objeto da psicologia social, principais influências, marcos históricos OA2: Identificar e distinguir os diferentes processos de influência social e explicar o seu papel nas escolhas individuais e nos processos de grupo. OA3: Compreender e explicar o papel da cognição social na vida quotidiana e no comportamento social. OA4: Compreender dinâmicas interpessoais básicas, conhecendo as principais teorias explicativas, relacionando-as entre si no sentido de adotar um posicionamento critico em relação aos seus principais pressupostos. OA5: Analisar e debater criticamente o comportamento e o pensamento social, transpondo os conhecimentos teóricos e científicos a problemáticas socais contemporâneas
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aronson, E., Wilson, T. D., & Sommers, S. R. (2021). Social psychology (10th ed.). Pearson. Baumeister, R. F., & Bushman, B. J. (2017). Social psychology and human nature (4rd Ed.). Cengage. Neto, F. (2000). Psicologia social (Vol. I e II). Universidade Aberta. Vala, J., & Monteiro, M. B. (2017). Psicologia social (10a ed. revista e atualizada). Fundação Calouste Gulbenkian.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não