filmeu

Disciplina Psicologia Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Psicologia Social explora o estudo científico do pensamento e do comportamento social. Tem como objectivo central contribuir para o conhecimento aprofundado do objecto e dos principais temas da psicologia social. Os principais tópicos incluem uma introdução e visão global do campo, o papel da mente na vida e comportamento social e a natureza das interações sociais. Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteúdos programáticos abordados, e transpor algumas das problemáticas para situações do quotidiano.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução à psicologia social   1.1 História da Psicologia Social: Uma breve introdução   1.2 Psicologia Social contemporânea: tendências e direções CP2. Influência social e persuasão   2.1 Normas sociais: Os contributos de Sherif   2.2 Conformidade: Os contributos de Asch   2.3 Obediência à autoridade: Os contributos de Milgram   2.4 Influência minoritária: Os contributos de Moscovici CP3. Cognição e pensamento social   3.1 Atitudes   3.1.1. Formação de atitudes e consistência   3.1.2 Dissonância cognitiva e mudança de atitudes   3.2 O self e a formação de impressões   3.3 Perceção social e atribuições causais   3.4 Estereótipos, preconceitos e discriminação. CP4. Relações Interpessoais   4.1 Necessidade de pertença, isolamento social e solidão.   4.2 Agressão e comportamento antissocial   4.3 Conflito e cooperação
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Conhecer e compreender o objeto da psicologia social, principais influências, marcos históricos  OA2: Identificar e distinguir os diferentes processos de influência social e explicar o seu papel nas escolhas individuais e nos processos de grupo. OA3: Compreender e explicar o papel da cognição social na vida quotidiana e no comportamento social. OA4: Compreender dinâmicas interpessoais básicas, conhecendo as principais teorias explicativas, relacionando-as entre si no sentido de adotar um posicionamento critico em relação aos seus principais pressupostos. OA5:  Analisar  e  debater  criticamente o comportamento e o pensamento  social,  transpondo  os conhecimentos teóricos e científicos a problemáticas socais contemporâneas
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aronson, E., Wilson, T. D., & Sommers, S. R. (2021). Social psychology (10th ed.). Pearson.  Baumeister, R. F., & Bushman, B. J. (2017). Social psychology and human nature (4rd Ed.). Cengage.   Neto, F. (2000). Psicologia social (Vol. I e II). Universidade Aberta.  Vala, J., & Monteiro, M. B. (2017). Psicologia social (10a ed. revista e atualizada). Fundação Calouste Gulbenkian.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios