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Disciplina Teorias Sociológicas

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular centra-se fundamentamente em: - aspetos epistemológicos como a construção da realidade social, os problemas sociais e os problemas sociológicos, a pluralidade das Ciências Sociais/ Interdisciplinaridade; - aspetos históricos e o desenvolvimento do conhecimento científico: da filosofia à Ciências Sociais; - aspectos teóricos, nomeadamente através da apresentação de pensadores das principais escolas sociológicas: Auguste Comte e o Positivismo, Emile Durkheim e o Funcionalismo, o construtivismo de Max Weber, o materialismo histórico e dialético de Karl Marx, entre outros; bem como as perspetivas teóricas da sociologia como fundamentos de interpretação e intervenção para a profissão de Serviço Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria sociológica, teoria social e Ciências Sociais 1. A construção da realidade social 2. Os problemas sociais e os problemas sociológicos 3. A pluralidade das Ciências Sociais/Interdisciplinaridade 4. As perspetivas teóricas da Sociologia como fundamentos para interpretação e intervenção de Serviço Social Fundadores e pensadores das principais escolas sociológicas 1. Método de conhecimento e Positivismo em Comte 2. Sociologia e método científico: a contribuição de Durkheim 3. Ação social, Poder e sociologia compreensiva em Max Weber 4. O materialismo histórico e dialético de Karl Marx 5. A Escola de Chicago 6. O estrutural funcionalismo 7. Ação, sistema e estrutura social de Talcott Parsons 8. Teoria da modernização de Merton 9. O interaccionismo simbólico: Mead e Goffman 10. Sociedade e Cultura de massas: a escola de Frankfurt. 11. A teoria da estrutura de Giddens 12. Habitus em Pierre Bourdieu
  • Objetivos

    Objetivos

    O1: Conhecer as principais perspetivas teórico-metodológicas do pensamento sociológico. O2: Compreender a realidade social à luz dos contributos das diferentes teorias sociológicas, reconhecendo que cada matriz teórica proporciona interpretação diferente da mesma realidade social. O3: Desenvolver uma compreensão de que a análise da realidade social implica conhecimento sobre análises científicas, instrumentos metodológicos e conceituais que fundamentam a intervenção.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilizam-se metodologias ativas e participativas, com recurso a diferentes estratégias pedagógicas: exposição dialogada dos conteúdos, enriquecida com momentos de debate em aula, que fomentam o pensamento crítico e a problematização das teorias sociológicas em distintos contextos; visualização e análise de excertos de filmes, documentários e outros recursos audiovisuais, promovendo a ligação entre teoria e interpretação da realidade social; realização de trabalhos práticos, individuais e de grupo, que permitem aplicar conceitos a situações concretas, sobretudo no domínio do Serviço Social; implementação da sala de aula invertida, incentivando a preparação prévia das temáticas e potenciando a consolidação coletiva do conhecimento; análise crítica de artigos científicos e textos de referência, desenvolvendo competências de leitura, interpretação e argumentação; e apoio tutorial personalizado, que assegura acompanhamento próximo, clarificação de dúvidas e progressão autónoma do estudante.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Berger, P. e Luckmann, T. (1999) A construção Social da realidade: um livro sobre a sociologia do conhecimento, Lisboa, Dinalivro. Durkheim, É. (2022). As regras do método sociológico. Forte da Casa: Quimera. Giddens, A. (2007) Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Moreira, Carlos Diogo; Bracons, Hélia (2019). Introdução à Teoria Social. Autores escolhidos, Manuais Universitários. Lisboa: Edições Lusófonas. ISBN: 978-989-757-094-0 Santos, B.S. (1995) Um discurso sobre as Ciências, Porto, Afrontamento. Weber, M. (2015) A Ética protestante e o Espírito do capitalismo, Lisboa, Presença.
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