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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Elaboração e Gestão de Projetos Sociais e Culturais centra-se na conceção, planeamento e gestão de projetos como instrumentos de mudança social. A elaboração e implementação de projetos assumem uma dimensão política, sendo fundamentais para responder a desafios sociais e promover inovação na intervenção social. Os/as estudantes irão desenvolver competências para estruturar e gerir projetos sociais, desde o diagnóstico até à implementação, monitorização e avaliação. Serão abordadas metodologias de planeamento estratégico e ferramentas de gestão essenciais para uma intervenção eficaz. Esta UC é fundamental na formação em Serviço Social, permitindo uma visão crítica sobre políticas públicas, financiamento e gestão de equipas e recursos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP733-14064
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Fundamentos do Planeamento e Projetos Sociais 1.1. Conceitos e princípios do planeamento: definições, dimensões, vantagens e desafios. 1.2. O papel das organizações do terceiro setor no desenvolvimento social. 1.3. Projetos sociais: definições, tipologias e características. 2. Etapas do Planeamento e Implementação 2.1. Diagnóstico e identificação de necessidades. 2.2. Desenho e planeamento do projeto: objetivos, estratégias e metodologias. 2.3. Execução e implementação: mobilização de recursos e gestão operacional. 2.4. Monitorização e avaliação: indicadores de impacto e sustentabilidade. 3. Gestão Estratégica de Projetos 3.1. Liderança e funções do/a gestor/a de projetos sociais. 3.2. Construção e gestão de equipas multidisciplinares. 3.3. Comunicação, negociação e gestão de conflitos.
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Objetivos
Objetivos
O1: Compreender o conceito de projeto social e a sua relevância na intervenção social. O2: Analisar a importância do planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos sociais no contexto do Serviço Social. O3: Identificar e aplicar as principais etapas de um projeto social, desde o diagnóstico até à avaliação. O4: Desenvolver competências para planear, estruturar, implementar e gerir projetos sociais de forma eficaz e sustentável. O5: Conceber e utilizar instrumentos de monitorização e avaliação de projetos sociais, garantindo a sua eficiência e impacto. O6: Construir e gerir equipas de trabalho, promovendo liderança, cooperação e inovação na gestão de projetos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas desta UC adotam uma abordagem teórico-prática, promovendo a interligação entre teoria e prática através de metodologias participativas. Além da exposição teórica, serão utilizadas estratégias como aprendizagem baseada em projetos (PBL), estudo de casos, debates e trabalho colaborativo. Um elemento central será a elaboração de um projeto social, no qual os/as estudantes aplicarão os conhecimentos adquiridos, percorrendo todas as fases do ciclo do projeto, desde o diagnóstico até à avaliação. Esta metodologia permite desenvolver competências analíticas, reflexivas e operativas essenciais para a intervenção social. A apresentação dos projetos em sala incentivará a capacidade de comunicação e argumentação, promovendo o trabalho em equipa e a troca de perspetivas na gestão de projetos sociais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Casquilho-Martins, I., & Fialho, J. (2023). Planeamento da Intervenção Social: conceção, ação e avaliação. Edições Sílabo. Fialho, J. (2021). A conceção de um projeto social. In Fialho, J. (Coord.). Manual para a Intervenção Social: da teoria à prática. Edições Sílabo. Inojosa, R.M. (2014). Desenho e elaboração de projetos sociais no terceiro setor. Pensamento & Realidade, 29(2), 83-103. https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/21229/15507 Miguel, A., Rocha, A., &, Rohrich, O. (2014). Gestão emocional de equipas: em ambiente de projeto. FCA. Pérez-Serrano, G. (2014). Elaboração de projetos sociais: Casos práticos. Porto Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não