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Disciplina Desenvolvimento Comunitário e Intervenção Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) Desenvolvimento Comunitário e Intervenção Social é uma disciplina opcional da licenciatura em Serviço Social que aprofunda conceitos teóricos e metodológicos fundamentais para a análise e intervenção em comunidades. Enquadrada num contexto interdisciplinar, centra-se na identificação e diagnóstico das necessidades comunitárias, na definição de estratégias de intervenção e na mobilização de recursos para a sua implementação. A pertinência desta UC no ciclo de estudos decorre da sua capacidade de dotar os/as estudantes de competências teóricas e práticas indispensáveis ao exercício profissional. Ao abordar as várias dimensões do desenvolvimento comunitário e da intervenção social, promove a formação de futuros/as assistentes sociais capazes de intervir de forma crítica, inovadora e adaptada à complexidade dos desafios contemporâneos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.   Introdução ao Serviço Social Comunitário 1.     Conceito e definições de comunidade 2.     Definição global de trabalho comunitário 3.     Evolução histórica da intervenção comunitária 4.     Planeamento e implementação de projetos comunitários   II. Fundamentos e práticas da intervenção comunitária 1.     Perspetivas do desenvolvimento social e comunitário 2.     Teorias e modelos da prática comunitária 3.     Atores da comunidade 4.     Etapas da intervenção comunitária 5.     Princípios e benefícios da intervenção em comunidades   III. Participação Comunitária e Empoderamento 1.     Mecanismos de participação comunitária 2.     Intervenção em rede e parcerias 3.     Liderança, capacitação e empoderamento local 4.     Reflexão crítica e inovação na intervenção comunitária
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Compreender o conceito de comunidade e as principais teorias associadas, reconhecendo a relevância da intervenção comunitária. O2. Analisar a evolução histórica da intervenção comunitária e as suas principais transformações. O3. Aplicar teorias de desenvolvimento social e comunitário ao Serviço Social, destacando o papel do/a assistente social na coesão comunitária. O4. Desenvolver práticas de intervenção em comunidades, incluindo diagnósticos para identificar necessidades locais. O5. Examinar o processo de participação comunitária e os seus benefícios para uma cidadania ativa. O6. Elaborar estratégias de intervenção em rede, promovendo liderança e empoderamento local. O7. Planear e implementar projetos comunitários de forma integrada, articulando conhecimentos teóricos e práticos. O8. Desenvolver capacidade crítica e reflexiva sobre a intervenção comunitária, promovendo inovação e adaptação às realidades locais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino desta UC promovem a aprendizagem ativa e a integração entre teoria e prática. As aulas expositivas dialogadas introduzem e problematizam conceitos-chave, estimulando a reflexão crítica e a participação. O PBL constitui uma estratégia central, colocando os/as estudantes perante desafios reais ou simulados de intervenção comunitária, que exigem análise crítica e soluções colaborativas. Para consolidar o estudo das teorias e modelos, serão usadas simulações de casos práticos, permitindo aplicar referenciais teóricos em situações realistas. O trabalho em grupo, acompanhado pelo/a docente, possibilitará o desenvolvimento de ações comunitárias, reforçando competências de planeamento, autonomia, liderança e responsabilidade. Estas metodologias, ancoradas na prática reflexiva, favorecem a formação de profissionais capazes de intervir de forma crítica, inovadora e adaptada a diferentes contextos sociais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hardcastle, D. A. (2011). Community practice: Theories and skills for social workers. Oxford University Press. McArdle, K., Briggs, S., Forrester, K., & Garrett, E. (2024). Community work: Theory into practice. Policy Press. Monteverde, C. G. (2023). Trabajo social comunitario. Prensas de la Universidad de Zaragoza. Pradeep, M., & Sathyamurthi, K. (2017). The community in community social work. IOSR Journal of Humanities and Social Science, 22(9), 58-64. https://doi.org/10.9790/0837-2209015864 Reisch, M. (2008). Intervention with communities. In K. Sowers & C. N. Dulmus (Eds.), Comprehensive handbook of social work and social welfare: Social work practice (Vol. 4, pp. 1-54). John Wiley & Sons. Twelvetrees, A., & Todd, R. (2024). Community development, social action and social planning: A practical guide. Policy Press.
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