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Disciplina Ética e Deontologia do Serviço Social

  • Apresentação

    Apresentação

    O estudo e aprofundamento da Ética é importante na vida social quanto e no quotidiano profissional particularmente em profissões que trabalham diretamente com os sujeitos individuais ou coletivos. Os Assistentes Sociais realizam diagnósticos sociais, emitem juízos técnicos e executam intervenção social a diferentes níveis, colocando em ação competências teórico-metodológica e técnica-operativa suportados princípios éticos que precisam de ser interiorizados e experienciados durante a formação. Direitos humanos, justiça social, sentido ético do sujeito constituem o núcleo duro desses princípios e valores. Conhecer os princípios deontológicos da profissão e os princípios legais do enquadramento jurídico torna-se um passo indispensável na construção da profissão, quando no seu exercício se colocam com frequência dilemas éticos. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução à Ética  1.1. Conceito de Ética 1.2. A Ética e a relação com a Moral 1.3. A Ética – Valores e Princípios  II. Fundamentos filosóficos da Ética aplicada ao Serviço Social 2.1. A importância da Ética no Serviço Social  2.2. As diferentes Éticas em Serviço Social  2.3. Justiça Social e Direitos Humanos como base Ética da profissão III. Ética e Deontologia Profissional do Serviço Social 3.1. Deontologia Profissional –Exploração concetual  3.2. Código Deontológico dos Assistentes Sociais em Portugal 3.3. Requisitos Éticos -Proteção e Intervenção Social  3.4. Dilemas Éticos e a tomada de decisão no Serviço Social 3.5. Questões Éticas na relação com os utentes e profissionais IV. Desafios Éticos Contemporâneos  4.1.A Ética em Contexto de Mudança 4.2. Ética –Serviço Social -Modernidade e Globalização  4.3. Fatores Influenciadores da ação Ética no Serviço Social  
  • Objetivos

    Objetivos

    O1.Refletir sobre a dimensão ética na vida social e na sociabilidade em geral; O2.Tomar tomando consciência da dimensão ético-política da intervenção social; O3.Desenvolver espírito crítico que integre as dimensões axiológicas e fundamente a ação, na definição de políticas, programas e projetos sociais, identificando as implicações éticas das escolhas teóricas e metodológicas do agir profissional; O4.Analisar criticamente os desafios e dilemas éticos no exercício profissional, em diferentes contextos institucionais e na relação profissional, à luz do Código Deontológico da APSS.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Todas aquelas consideradas pertinentes e adequadas num determinado momento/situação e que contribuam para a melhoria na aprendizagem dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albuquerque, C. (2017). Abordagens éticas da intervenção social. Em M. Neves, A. Felix (Coord.), Ética Aplicada.Protecção Social (pp. 113-140). Edições 70 APSS (2018). Código deontológico dos assistentes sociais em Portugal. Lisboa: APSS. Carneiro, M. (2017). Requisitos éticos relacionados com a protecção e intervenções sociais. Em M. Neves, A. Félix (Coord.), Ética Aplicada.Protecção Social (pp.95-111). Edições 70 Reamer, F. (2014). The evolution of social work ethics: Bearing witness. Advances in Social Work, 15 (1), 163-181. Santos, C. (2017). Factores influenciadores da acção ética no Serviço Social. Em M. Neves, A. Felix (Coord.), Ética Aplicada.Protecção Social (pp. 169-191). Edições 70
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