-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Direitos e Cidadania tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada da cidadania como um direito fundamental nas sociedades democráticas. O enfoque recai sobre a dimensão legal da cidadania, destacando as suas componentes essenciais: a igualdade de todos perante a lei e a promoção da justiça social. Pretende-se fomentar a construção e partilha de oportunidades que atuem como um mecanismo de mobilidade social para as populações mais desfavorecidas ou em situação de vulnerabilidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-21825
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos do Direito (s) e da Cidadania 1.1. Direito e Direitos: Delimitação concetual 1.2. Direitos Humanos: evolução e princípios universais 1.3. O conceito de Cidadania: histórica e contemporânea 2.Cidadania Nacional e Local 2.1. Cidadania e a Constituição Portuguesa 2.2. Cidadania no Contexto Local 3. Pilares da Cidadania Europeia 3.1. Contextualização da História e formação da União Europeia 3.2.O conceito de cidadania europeia 3.3. Questões Contemporâneas da Cidadania Europeia 4. Cidadania e Educação 4.1. Educação para a Cidadania: Objetivos e Metodologias 4.2. Práticas pedagógicas de promoção da Cidadania ativa 4.3.O papel das escolas e universidades na formação de cidadãos críticos 5. Serviço Social e Cidadania Ativa 5.1.O Assistente Social como agente de transformação social e facilitador de Cidadania ativa 5.2.O papel do Serviço Social na mediação entre cidadãos e instituições públicas
-
Objetivos
Objetivos
Os Objetivos da unidade curricular proporcionam aos estudantes: O1.Interiorizar a cidadania como parte da sua própria construção como pessoa e como futuros profissionais. O2.Conhecer as dimensões de cidadania (Nacional e Europeia) e entender o seu papel enquanto promotores da mesma. O3.Reconhecer os direitos e deveres dos cidadãos perante a lei do país. O4.Compreender que a cidadania assenta em instrumentos legais que urge dar a conhecer e trabalhar com as populações, particularmente as que estão mais afastadas do conhecimento e do poder. O5.Reinventar espaços de construção e partilha de cidadania, na universidade, nos espaços profissionais da categoria e na sociedade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As práticas pedagógicas incluem a oferta de feedback contínuo sobre a evolução dos temas em estudo para a preparação dos trabalhos; a metodologia da 'sala de aula invertida' para as sessões de apresentação dos temas abordados, bem como o contacto com profissionais e entidades cuja temática central é a cidadania.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barbalet, J. M. (1989). A Cidadania. Lisboa: Estampa. Bethencourt,F.(2023). Direitos Humanos. Fundação Francisco Manuel dos Santos Fernandes, A. (2004). Direitos Humanos e Cidadania Europeia: Fundamentos e Dimensões. Almedina Editora Lobo, M. (coord). (2013). Portugal e a Europa: Novas Cidadanias. Fundação Francisco Manuel dos Santos Editora Marshall, T. H. (1967). Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores Oliveira, A. (2019). Manual de Cidadania.Aedrel Editora Vieira, I., Castilho, O. & Henriques, J. (2023). Manual de Direito e Cidadania. Almedina Edições
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não