-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa aprofundar o debate teórico e metodológico dos campos e funções de intervenção relativos à gestão das Instituições de Economia Social. Os/as Assistentes Sociais assumem diversas vezes a direção técnica destas Instituições sendo, por isso, importante capacitá-los/as para a execução das funções especializadas que o cargo acarreta, para uma liderança eficaz e para um planeamento sustentável. É também objetivo desta UC consolidar conhecimentos, conjugar a teoria à prática, melhorar atuações e metodologias de trabalho, numa visão pragmática e sistémica a áreas de intervenção, com vista à capacitação de diretores/as técnicos/as / serviços para uma boa prática de intervenção. Neste sentido, procura promover o desenvolvimento de conhecimentos necessários à execução de funções de gestão nas Organizações da Economia Social, de forma a capacitar os/as estudantes para uma coordenação de serviços eficaz, eficiente e sustentável.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-22055
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Instituições portuguesas: identificação e caracterização - Associativismo e representação - Utilidade Social e objetivos: entre a satisfação de necessidades e a gestão democrática - Sustentabilidade II - Direção e gestão de instituições - Gestão de serviços e respostas sociais - Qualidade e segurança - Monitorização e auditoria - Gestão de recursos humanos - Gestão de equipas e liderança - Gestão financeira e sustentabilidade - Diagnóstico social, planeamento e conceção de projetos e programas sociais - Implementação, coordenação e avaliação de projetos e programas sociais - Cultura institucional - Ética institucional - Inovação e marketing - Responsabilidade social: oportunidades e desafios - Abertura e envolvimento com a comunidade III - Gestão de contradições - Saber profissional vs. Poder institucional - Voluntariado vs. Profissionalização
-
Objetivos
Objetivos
Dotar os/as estudantes de competências necessárias à execução de funções de gestão nas Instituições de Economia Social, mais especificamente: O1 - Saber avaliar o funcionamento da equipa ou da rede institucional; O2 - Saber liderar e motivar a equipa institucional; O3 - Desenvolver e implementar procedimentos e suportes operativos indispensáveis ao agir profissional na definição e utilização de ferramentas de gestão no quotidiano de uma organização social; O4 - Ser capaz de planear, monitorizar e avaliar de forma eficaz uma gestão sustentável de uma Instituição; O5 - Conhecer os principais requisitos legais e normativos nas áreas de atuação, bem como na constituição dos processos individuais dos utentes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC tem uma forte incidência na dimensão teórico-metodológica e operativa razão pela qual a docente assume a exposição dos conceitos fundamentais do programa, os quais deverão ser acompanhados pelos/as estudantes através da leitura, análise interpretação de textos indicados. Esta metodologia permite o debate e aprofundamento de textos variados relativos a pontos do programa ou outros com interesse temático. Os/as estudantes são desafiados/as a participarem em atividades orientadas, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas, como o role-play, as dinâmicas de grupo, os debates através de brainstorming, a resolução de problemas, o visionamento e análise reflexiva de vídeos e filmes, tornando-os/as mais ativos/as e autónomos/as nas suas aprendizagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Ferreira, S. (2009). A intervenção estratégica do terceiro sector. Revista Critica de Ciências Sociais, n.º 84, 169-193. - Hardina, D., et al. (2007). An empowering approach to managing social service organizations. Springer - Luz, H. (2017). Empoderamento Organizacional e Intervenção Social. In C. Albuquerque e A. Arcoverde (eds.), Serviço Social Contemporâneo-Reflexividade e Estratégia (pp. 91-114). Pactor - Martin, V., & Henderson, E. (2004). Gestão de unidades de saúde e de serviços sociais. Monitor - Reis, F.L. (2020). Manual de Gestão das Organizações Sociais. Teoria e Prática. 2ª edição. Edições Sílabo. - Ruela, A., & Albuquerque, C. (2016). Accountability no terceiro sector em Portugal. Imprensa da Universidade de Coimbra - Sá, P. (2016). A Gestão das Organizações do Terceiro Setor. In F. Almeida (coord.), Introdução à Gestão de Organizações (pp. 633-649). Escolar Editora. - Wearing, M., & Hughes, M. (2013). Organizations and management in social work. Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não