filmeu

Disciplina Direção e Gestão de Instituições e Programas Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa aprofundar o debate teórico e metodológico dos campos e funções de intervenção relativos à gestão das Instituições de Economia Social. Os/as Assistentes Sociais assumem diversas vezes a direção técnica destas Instituições sendo, por isso, importante capacitá-los/as para a execução das funções especializadas que o cargo acarreta, para uma liderança eficaz e para um planeamento sustentável. É também objetivo desta UC consolidar conhecimentos, conjugar a teoria à prática, melhorar atuações e metodologias de trabalho, numa visão pragmática e sistémica a áreas de intervenção, com vista à capacitação de diretores/as técnicos/as / serviços para uma boa prática de intervenção. Neste sentido, procura promover o desenvolvimento de conhecimentos necessários à execução de funções de gestão nas Organizações da Economia Social, de forma a capacitar os/as estudantes para uma coordenação de serviços eficaz, eficiente e sustentável.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Instituições portuguesas: identificação e caracterização - Associativismo e representação - Utilidade Social e objetivos: entre a satisfação de necessidades e a gestão democrática - Sustentabilidade II - Direção e gestão de instituições - Gestão de serviços e respostas sociais - Qualidade e segurança - Monitorização e auditoria - Gestão de recursos humanos - Gestão de equipas e liderança - Gestão financeira e sustentabilidade - Diagnóstico social, planeamento e conceção de projetos e programas sociais - Implementação, coordenação e avaliação de projetos e programas sociais - Cultura institucional - Ética institucional - Inovação e marketing - Responsabilidade social: oportunidades e desafios - Abertura e envolvimento com a comunidade III - Gestão de contradições - Saber profissional vs. Poder institucional - Voluntariado vs. Profissionalização
  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os/as estudantes de competências necessárias à execução de funções de gestão nas Instituições de Economia Social, mais especificamente: O1 - Saber avaliar o funcionamento da equipa ou da rede institucional; O2 - Saber liderar e motivar a equipa institucional; O3 - Desenvolver e implementar procedimentos e suportes operativos indispensáveis ao agir profissional na definição e utilização de ferramentas de gestão no quotidiano de uma organização social; O4 - Ser capaz de planear, monitorizar e avaliar de forma eficaz uma gestão sustentável de uma Instituição; O5 - Conhecer os principais requisitos legais e normativos nas áreas de atuação, bem como na constituição dos processos individuais dos utentes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC tem uma forte incidência na dimensão teórico-metodológica e operativa razão pela qual a docente assume a exposição dos conceitos fundamentais do programa, os quais deverão ser acompanhados pelos/as estudantes através da leitura, análise interpretação de textos indicados. Esta metodologia permite o debate e aprofundamento de textos variados relativos a pontos do programa ou outros com interesse temático. Os/as estudantes são desafiados/as a participarem em atividades orientadas, recorrendo a diferentes técnicas pedagógicas, como o role-play, as dinâmicas de grupo, os debates através de brainstorming, a resolução de problemas, o visionamento e análise reflexiva de vídeos e filmes, tornando-os/as mais ativos/as e autónomos/as nas suas aprendizagens.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Ferreira, S. (2009). A intervenção estratégica do terceiro sector. Revista Critica de Ciências Sociais, n.º 84, 169-193. - Hardina, D., et al. (2007). An empowering approach to managing social service organizations. Springer - Luz, H. (2017). Empoderamento Organizacional e Intervenção Social. In C. Albuquerque e A. Arcoverde (eds.), Serviço Social Contemporâneo-Reflexividade e Estratégia (pp. 91-114). Pactor - Martin, V., & Henderson, E. (2004). Gestão de unidades de saúde e de serviços sociais. Monitor - Reis, F.L. (2020). Manual de Gestão das Organizações Sociais. Teoria e Prática. 2ª edição. Edições Sílabo. - Ruela, A., & Albuquerque, C. (2016). Accountability no terceiro sector em Portugal. Imprensa da Universidade de Coimbra - Sá, P. (2016). A Gestão das Organizações do Terceiro Setor. In F. Almeida (coord.), Introdução à Gestão de Organizações (pp. 633-649). Escolar Editora. - Wearing, M., & Hughes, M. (2013). Organizations and management in social work. Sage.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios