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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular, articulando a teoria com a prática, aproxima os alunos dos campos e áreas de intervenção, bem como da própria identidade profissional do Serviço Social. Desenvolve a capacidade de observação e de reflexão crítica através do treino de competências pessoais, interpessoais e metodológicas acerca das realidades sociais e dos contextos de intervenção do Serviço Social. Estas capacidades são fundamentais no exercício profissional dos/das assistentes sociais, tão diversificado e complexo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP733-24529
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A observação no exercício profissional do Assistente Social 1.1. A relação entre a teoria e a prática do Serviço Social 1.2. A observação na compreensão da realidade social 1.3. Os instrumentos de observação e registo do Assistente Social 1.4. Boas Práticas enquanto observador 2. Observação do papel do Assistente Social em diferentes Contextos 2.1. Contexto Escolar 2.2. Intervenção com Idosos-ERPI 2.3. Instituições de Apoio à Deficiência 2.4. Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social 2.5. Projetos Comunitários 2.6. Associação de Apoio à Infância
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Objetivos
Objetivos
O1. Compreender e saber refletir sobre a natureza e significado do Serviço Social como profissão; O2. Desenvolver e estimular as capacidades de observação e reflexão, como exigência de conhecimento e interpretação da realidade e dos problemas sociais; O3. Proporcionar uma primeira aproximação à realidade social, às problemáticas específicas da intervenção profissional do Assistente Social; O4. Diluir a fronteira entre universidade/sala de aula e os fenómenos sociais na sua expressão complexa e vivência dos sujeitos; O5. Desenvolver uma sensibilidade social e cultural que permita um olhar diferenciado acerca dos problemas sociais entendidos na sua complexidade; O6. Desenvolver competências pessoais e sociais que permitam refletir e apropriar as dimensões estruturantes do eu profissional; O7. Desenvolver competências sociais e profissionais de observação, reflexão e operacionalização: saber olhar, ouvir, pensar e agir.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As necessárias e adequadas à unidade curricular e às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaro, M., Pena M. (2018). Intervenção do Serviço Social em Meio Escolar: Da Tradição à Inovação.Em M. Carvalho (Coord.), Serviço Social em Educação (pp 1-13). Pactor Esgaio, A. (2014). A Intervenção Comunitária na Prática do Serviço Social: Um Imperativo na Conjuntura Socioeconómica Atual. Em M. Carvalho (Coord.), Serviço Social: Teorias e Praticas (pp 205-222). Pactor Menezes,M. (2019).Protecção à criança em Tempos de Austeridade- A intervenção do Serviço Social nas CPCJ.Edições Esgotadas O`Loughlin, M., & O`Loughlin, S. (2015). Effective Observation in Social Work Practice. SAGE Publications Inc Vieira, P., & Marques, E. (2021). Reflexões sobre como integrar a Teoria na Prática dos Assistentes Sociais. In Fialho, J. (Org.). Manual para a intervenção social: da teoria à ação. Edições Sílabo (p.97-119) Youell, B. (2005). Observation in Social Work Practice. In Bower Marion (Ed.), Psychoanalytic Theory for Social Work Practice. Routledge
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não