filmeu

Disciplina Intervenção Social na Sociedade Contemporânea

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) constitui-se como fundamental para compreender a sociedade contemporânea e as transformações que têm ocorrido ao longo do tempo, que afetam, necessariamente, o exercício profissional dos/as assistentes sociais. O Serviço Social define-se em função do contexto que o circunda, como tal é crucial aos/às assistentes sociais conhecerem e refletirem sobre as transformações societárias para a intervenção social. Nesta UC espera-se que os/as estudantes adquiram conhecimentos sobre o papel da intervenção social na sociedade e que desenvolvam uma atitude reflexiva e crítica sobre as questões da intervenção social na atualidade e sobre os referenciais analíticos da e na intervenção social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O Serviço Social nas Sociedades Contemporâneas 1.1. A globalização e a Sociedade de Risco: conceptualização 1.2. Serviço Social no contexto da Sociedade de Risco 1.2. Resignificação dos problemas sociais e novas áreas de intervenção social 1.3. Desafios atuais para o Serviço Social 2. Cultura de mediação e cultura de paz: referenciais analíticos da e na intervenção social 2.1. Dinâmicas concetuais de mediação social 2.2. Mediação intercultural e intervenção social 2.3. Configuração de uma cultura de mediação e de paz 2.3.1. O modelo teórico de referência 2.3.2. As competências do/a mediador/a 2.3.3. O Contexto: natureza e complexidade do conflito
  • Objetivos

    Objetivos

    O1: Refletir sobre a relação entre a globalização, Sociedade de Risco e o papel do Serviço Social na atualidade O2: Analisar o papel do risco na sociedade contemporânea e sua relação com o Serviço Social O3: Problematizar sobre as principais questões sociais na sociedade atual e desenvolver capacidade critica sobre elas, conhecendo as novas áreas de intervenção e os desafios atuais ao Serviço Social O4: Compreender os referenciais analíticos da e na intervenção social na cultura de mediação e na cultura de paz O5: Entender o papel da mediação intercultural e intervenção social na sociedade atual O6: Compreender os principais desafios para a configuração de uma cultura de mediação e de paz
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de cariz teórico-prático e os conteúdos serão lecionados numa constante interligação entre a sua exposição teórica e a sua interpretação e aplicação prática com recurso a produção científica robusta e atual. Vão ser privilegiadas as metodologias ativas e a estratégia de sala de aula invertida, assim como as dinâmicas de grupo e brainstorming, promovendo a compreensão e reflexão sobre os conteúdos programáticos. A obtenção de aproveitamento à unidade curricular far-se-á com base na concretização de dois mini testes escritos (35%+35%=70%) e na elaboração e apresentação de uma reflexão em grupo (30%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, H. (2009). Um panorama das mediações nas sociedades. Na senda da construção de sentido da mediação em contexto educativo. In Veiga, S. (Coord.). Tutoria e Mediação em Educação. EDUCA. Almeida, H.N., Albuquerque, C. P., & Santos, C. C. (2013). Cultura de Paz e Mediação Social. Fundamentos para a Construção de uma sociedade mais justa e participativa. Mediaciones Sociales. Revista de Ciencias Sociales y de la Comunicación, 12, 132-157. http://dx.doi.org/10.5209/rev_MESO.2013.n12.45266 Dominelli, L. (2010). Globalization, contemporary challenges and social work practice. International Social Work, 53(5), 599–612. https://doi.org/10.1177/0020872810371201 Webb, S. (2006). Social Work in a Risk Society? Social and political perspectives. Palgrave Macmillan.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios