-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular (UC) constitui-se como fundamental para compreender a sociedade contemporânea e as transformações que têm ocorrido ao longo do tempo, que afetam, necessariamente, o exercício profissional dos/as assistentes sociais. O Serviço Social define-se em função do contexto que o circunda, como tal é crucial aos/às assistentes sociais conhecerem e refletirem sobre as transformações societárias para a intervenção social. Nesta UC espera-se que os/as estudantes adquiram conhecimentos sobre o papel da intervenção social na sociedade e que desenvolvam uma atitude reflexiva e crítica sobre as questões da intervenção social na atualidade e sobre os referenciais analíticos da e na intervenção social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP733-24532
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O Serviço Social nas Sociedades Contemporâneas 1.1. A globalização e a Sociedade de Risco: conceptualização 1.2. Serviço Social no contexto da Sociedade de Risco 1.2. Resignificação dos problemas sociais e novas áreas de intervenção social 1.3. Desafios atuais para o Serviço Social 2. Cultura de mediação e cultura de paz: referenciais analíticos da e na intervenção social 2.1. Dinâmicas concetuais de mediação social 2.2. Mediação intercultural e intervenção social 2.3. Configuração de uma cultura de mediação e de paz 2.3.1. O modelo teórico de referência 2.3.2. As competências do/a mediador/a 2.3.3. O Contexto: natureza e complexidade do conflito
-
Objetivos
Objetivos
O1: Refletir sobre a relação entre a globalização, Sociedade de Risco e o papel do Serviço Social na atualidade O2: Analisar o papel do risco na sociedade contemporânea e sua relação com o Serviço Social O3: Problematizar sobre as principais questões sociais na sociedade atual e desenvolver capacidade critica sobre elas, conhecendo as novas áreas de intervenção e os desafios atuais ao Serviço Social O4: Compreender os referenciais analíticos da e na intervenção social na cultura de mediação e na cultura de paz O5: Entender o papel da mediação intercultural e intervenção social na sociedade atual O6: Compreender os principais desafios para a configuração de uma cultura de mediação e de paz
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são de cariz teórico-prático e os conteúdos serão lecionados numa constante interligação entre a sua exposição teórica e a sua interpretação e aplicação prática com recurso a produção científica robusta e atual. Vão ser privilegiadas as metodologias ativas e a estratégia de sala de aula invertida, assim como as dinâmicas de grupo e brainstorming, promovendo a compreensão e reflexão sobre os conteúdos programáticos. A obtenção de aproveitamento à unidade curricular far-se-á com base na concretização de dois mini testes escritos (35%+35%=70%) e na elaboração e apresentação de uma reflexão em grupo (30%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, H. (2009). Um panorama das mediações nas sociedades. Na senda da construção de sentido da mediação em contexto educativo. In Veiga, S. (Coord.). Tutoria e Mediação em Educação. EDUCA. Almeida, H.N., Albuquerque, C. P., & Santos, C. C. (2013). Cultura de Paz e Mediação Social. Fundamentos para a Construção de uma sociedade mais justa e participativa. Mediaciones Sociales. Revista de Ciencias Sociales y de la Comunicación, 12, 132-157. http://dx.doi.org/10.5209/rev_MESO.2013.n12.45266 Dominelli, L. (2010). Globalization, contemporary challenges and social work practice. International Social Work, 53(5), 599–612. https://doi.org/10.1177/0020872810371201 Webb, S. (2006). Social Work in a Risk Society? Social and political perspectives. Palgrave Macmillan.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não