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Disciplina Seminário e Estágio I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Seminário e Estágio I: Inserção Institucional e Supervisão assume especial relevância, pois marca a primeira experiência prática dos/as estudantes no campo profissional do Serviço Social. Procura aprofundar e operacionalizar conhecimentos teóricos, científicos, metodológicos, práticos e éticos da profissão através de três componentes fundamentais: (1) integração em contextos de estágio; (2) prática supervisionada de acompanhamento aos estágios; e (3) sessões teórico-científicas em sala de aula. Este processo de aprendizagem in loco contribui para a consolidação do perfil profissional e para o desenvolvimento de competências técnicas essenciais à intervenção social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Inserção institucional e fundamentos éticos: apresentação do estágio (objetivos, competências e regulamento); inserção no campo de estágio (dinâmicas e supervisão); sigilo profissional, ética e deontologia. 2. Diagnóstico institucional e socioterritorial: caracterização da instituição; análise do contexto sociogeográfico; identificação e enquadramento das problemáticas sociais. 3. Políticas sociais e Serviço Social: análise das medidas e políticas sociais associadas; espaço socioinstitucional do Serviço Social. 4. Técnicas de observação e competências profissionais: observação e registo; introdução às competências técnico-operativas; comunicação interpessoal. 5. Supervisão, relatório e reflexão crítica: critérios de escrita e elaboração do relatório; análise crítica das experiências observacionais; avaliação e autoavaliação do processo de estágio.
  • Objetivos

    Objetivos

    O1: Aprofundar o conhecimento sobre dinâmicas institucionais e contextos de estágio. O2: Identificar e analisar problemáticas sociais relacionadas com o contexto de estágio. O3: Reconhecer e compreender as medidas de política social associadas à instituição e/ou serviço. O4: Compreender o espaço socioinstitucional do Serviço Social e identificar procedimentos de intervenção. O5: Desenvolver e treinar competências técnico-operativas. O6: Consolidar competências de comunicação oral e escrita em contexto profissional. O7: Reconhecer e aplicar princípios éticos e deontológicos da profissão.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC recorre a metodologias inovadoras que privilegiam a aprendizagem ativa e reflexiva. O Problem-Based Learning é utilizado como estratégia para analisar e resolver dificuldades emergentes no contexto de estágio, promovendo a autonomia e o pensamento crítico. O trabalho colaborativo é incentivado em seminários de supervisão, fomentando a partilha de experiências, a discussão em grupo e a construção conjunta de conhecimento. A simulação em contexto real, apoiada pelo/a orientador/a institucional e pelo/a supervisor/a académico/a, permite exercitar competências em ambiente seguro e supervisionado. Complementarmente, a gamificação é aplicada como recurso pedagógico para estimular a motivação, o envolvimento e a consolidação de aprendizagens nos seminários.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Albuquerque, C., & Arcoverde, A. (2017). Serviço social contemporâneo: Reflexividade e estratégia. Pactor. Amaro, I. (2015). Urgências e emergências do serviço social: Fundamentos da profissão na contemporaneidade. UCP Editora. Carvalho, M. I. (2020). Serviço social em catástrofes: Intervenção em crise e emergência social. Pactor. Guerra, I. (2000). Fundamentos e processos de uma sociologia de ação. Principia. Ildañez, M., & Ander-Egg, E. (2008). Diagnóstico social: Conceitos e metodologias. Rede Europeia Anti Pobreza. Martinez, M. (2011). La práctica del trabajo social. Editorial Síntesis. Sousa, P., & D’Almeida, J. L. (2016). Avaliação diagnóstica na prática do serviço social. Psicosoma.
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