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Disciplina Oficinas de Práticas em Serviço Social I

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Oficina de Práticas em Serviço Social I tem como finalidade: Dar continuidade ao processo de aquisição de conhecimento e de reflexão crítica sobre a realidade social em que o Serviço Social intervém; Aprofundar a compreensão acerca da relevância dos instrumentos técnico-operativos no exercício profissional do Serviço Social, capacitando os estudantes para a sua aplicação prática; Desenvolver competências de mobilização e de articulação dos diversos instrumentos necessários à formulação e implementação de respostas adequadas às necessidades identificadas junto da população alvo de intervenção.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Exploração e aplicação dos Instrumentos Técnico- Operativos do Serviço Social: 1.1. Sinalização de Casos 1.2. Atendimento e Acompanhamento Social 1.3. Visita Domiciliaria: Estratégias e Potencialidades 1.4. Diagnóstico Social 1.5. Genograna e Ecomapa 1.6. Fluxograma II. Outros conteúdos direcionados para aplicação prática que se direcionem às solicitações /necessidades dos/as estudantes  
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Adquirir e desenvolver capacidades que reforcem o perfil profissional; O2. Desenvolver a capacidade de observar a realidade social onde se desenvolve a ação do Serviço Social e saber identificar diferentes contextos e aplicar os instrumentos técnico- operativos; O3. Desenvolver a capacidade de planear e organizar atividades.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular adota metodologias ativas e reflexivas, centradas no estudante e articuladas com a prática profissional do Serviço Social. Privilegiam-se: i. Estudos de caso e simulações para experimentação de instrumentos técnico-operativos; ii. Trabalho cooperativo para estimular competências comunicacionais e colaborativas; iii.Role-playing para exercitar competências relacionais; iv.Reflexão guiada para consolidar aprendizagens e fomentar autoavaliação. Estas metodologias visam reforçar o perfil profissional, a capacidade de análise da realidade social e a aplicação fundamentada de instrumentos de intervenção.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaro, S. (2015). Visita Domiciliária. Teoria a Prática. Porto Editora Brinca, J. (2020). Lugar dos Instrumentos no Serviço Social Vol I - Instrumentos Indiretos. Edições E s g o t a d a s Brinca, J. (2022). Lugar dos Instrumentos no Serviço Social Vol II - Instrumentos Diretos. Edições E s g o t a d a s Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2020). Diagnóstico Social-Teoria, Metodologia E Casos Práticos. (2ª e d . ) . E d i ç õ e s S i l a b o Idánez, M., & Ander-Egg, E.(2007). Diagnóstico Social: conceitos e metodologias (3ªed). Rede Europeia A n t i - P o b r e z a Martinez, M.M. (2011). La práctica del Trabajo Social. Editorial Sintesis Silva, T., Gomes. (2023). Genograma, ecomapa e mapa de relações- Técnicas úteis no planeamento de intervenção com Famílias. Em I Casquilho-Martins, J. Fialho (Org), Planeamento da Intervenção Social-Conceção, ação e avaliação. (pp.155-169) Edições. Silabo  
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