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Disciplina Oficinas de Práticas em Serviço Social II

  • Apresentação

    Apresentação

    Oficina de Práticas em Serviço Social II constitui uma unidade integrada no 2º ano da licenciatura em Serviço Social e visa desenvolver competências sociais e profissionais no âmbito do desenvolvimento de uma abordagem integrada, articulando os recursos necessários à intervenção social que viabilize o diagnóstico e a construção de respostas às expressões da questão social na sua complexidade. Esta UC procura dotar os estudantes do conhecimento em instrumentos conceptuais e operativos fundamentais para a formulação e operacionalização de metodologias de intervenção de suporte à prática profissional. Bem como solidificar os conhecimentos teóricos adquiridos, na sua relação com a prática profissional da/o Assistente Social e do trabalho em parceria e em rede, de forma potenciar uma sinergia de recursos.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Técnica de Entrevista -Ferramenta de Exploração e Aprofundamento da Profissão II. Desenvolvimento de competências e conhecimento para a prática do Assistente Social 2.1. Gestão de tempo profissional 2.2. Desenvolvimento da competência da empatia 2.3. Reflexão e reflexividade 2.4 Valorização da diferença e diversidade III. Serviço Social áreas Intervenção Diferenciadas 3.1. Comportamentos Aditivos e Dependências 3.2. Proteção de Crianças e Jovens  3.3. Saúde na Infância  3.4. Populações Vulneráveis   
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Conhecer a realidade social na sua multiplicidade de questões sociais, de políticas públicas e dos serviços e programas existentes; O2. Desenvolver capacidades profissionais e sociais tendo como referências as competências profissionais do Assistente Social; O3. Desenvolver competências instrumentais da profissão em diversos níveis e em diferentes áreas de atuação; O4. Desenvolver uma sensibilidade social e cultural que permita construir posicionamentos e comportamentos diferenciados sobre os diferentes problemas sociais entendidos na sua complexidade; O5. Interiorizar procedimentos conducentes à criação de uma atitude reflexiva, crítica e investigativa dos fenómenos sociais.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão adotadas as metodologias que se considerem pertinentes e adequadas em cada momento de modo a contribuir para a facilitação da aprendizagem entre as quais se destacam: o contacto e interação com Assistentes Sociais de diferentes áreas de intervenção e a experimentação em contexto de sala e contexto real de instrumentos técnico-operativos utilizados pelo/a Assistente Social.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mekonnen, A., & Lee, B. (2022) Social Work in addiction: opportunities and alliances. Journal of Social Work Practice, 36(3), 303-316.https://doi.org/10.1080/02650533.2021.1964454 Murphy, C. (2020). Time Management. In M. Rogers, D.Whitakes, D. Edmondson, D.Peach (Org), Developing Skills and Knowledge for Social Work Practice. (pp.117-118) Sage Publications Peach, D. (2020). Developing Empathic Skills. In M. Rogers, D.Whitakes, D. Edmondson, & D. Peach (Org), Developing Skills and Knowledge for Social Work Practice. (pp.52-61) Sage Publications Rogers, M. (2020).Reflection and Reflexivity. In M. Rogers, D.Whitakes, D. Edmondson, & D.Peach (Org), Developing Skills and Knowledge for Social Work Practice.(pp.63-72) Sage Publications Rogers, M. (2020).Valuing Difference and Diversity. In M. Rogers, D.Whitakes,D. Edmondson, & D.Peach (Org), Developing Skills and Knowledge for Social Work Practice. (pp.84-93) Sage Publications
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