filmeu

Disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social I

  • Apresentação

    Apresentação

    É uma UC de carácter introdutório, apresenta as primeiras noções sobre a profissão, no que diz respeito às dimensões da intervenção do Serviço Social no exercício da profissão. Permite, igualmente, a compreensão da complexidade conceptual do Serviço Social, através de uma abordagem da relação entre teoria e prática no quotidiano profissional. Pretende-se automotivar para a aprendizagem, trazendo uma perspetiva única de compreensão e reflexão crítica na aplicação prática dos modelos de intervenção em Serviço Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I – O Serviço Social enquanto área das Ciências e da intervenção social 1.1 A identidade do Serviço Social: identidade individual e identidade profissional 1.2 Sensibilidade Social como uma marca da forma identitária 1.3 Tensões identitárias II -  Principais Modelos de Intervenção no Serviço Social: das abordagens clássicas à atualidade  2.1. Modelo Psicossocial  2.2. Modelo Psicodinâmico  2.3 Modelo gestão de casos  2.4. Modelo humanista-existencialista 2.5. Intervenção em crise   2.6. Prática centrada na tarefa  2.7. Modelo Sistémico e prática ecológica   2.8. Modelo crítico, prática antiopressiva e antidiscriminatória  2.9. Modelo centrado na sustentabilidade: prática eco-social/verde
  • Objetivos

    Objetivos

    O1. Situar o Serviço Social enquanto área das Ciências e da intervenção social; O2. Compreender e saber refletir sobre a identidade do Serviço Social; O3. Compreender e saber refletir sobre a sensibilidade social como uma marca da forma identitária; O4. Conhecer os modelos de intervenção no Serviço Social; O5. Desenvolver reflexividade critica na aplicação prática dos modelos teóricos do Serviço Social.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia ativa, com incentivo à procura de conhecimento, promovem a autonomia do/a estudante, estimulam o debate, promovem a exposição das suas opiniões, aumentando o espírito crítico. Priveligia-se ainda, uma aproximação à comunidade, através de aulas abertas com  profissionais convidados, da área do Serviço Social,  experiências fora da sala de aula. O objetivo é envolver mais o/a estudante no seu processo de aprendizagem.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carvalho, M. I., & Pinto, C. (2014). Serviço Social. Teorias e Práticas. Pactor  Faleiros, V. P. (2001). Estratégias em Serviço Social. Cortez.  Fook, J. (2016). Social Work: a critical approach to practice. Sage Publications.  Gray, M., & Webb, S. (2009). Social Work Theories and Methods. Sage Publications.  Payne, M. (2002). Teoria do Trabalho Social Moderno. Quarteto. Payne, M. (2020). How To Use Social Work Theory In Practice: an essential guide. Policy Press.  Teater, B. (2015). Social Work Theories. Wright, J.W. (Eds.). International Encyclopaedia of Social & Behavioral Sciences (2ªed.) (Cap. 28092, pp.1-23). Elsevier Science Ltd.  Viscarret, J. J. (2014). Modelos e métodos de intervenção em Serviço Social. Aliança Editorial.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios