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Apresentação
Apresentação
É uma UC de carácter introdutório, apresenta as primeiras noções sobre a profissão, no que diz respeito às dimensões da intervenção do Serviço Social no exercício da profissão. Permite, igualmente, a compreensão da complexidade conceptual do Serviço Social, através de uma abordagem da relação entre teoria e prática no quotidiano profissional. Pretende-se automotivar para a aprendizagem, trazendo uma perspetiva única de compreensão e reflexão crítica na aplicação prática dos modelos de intervenção em Serviço Social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP733-7266
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I – O Serviço Social enquanto área das Ciências e da intervenção social 1.1 A identidade do Serviço Social: identidade individual e identidade profissional 1.2 Sensibilidade Social como uma marca da forma identitária 1.3 Tensões identitárias II - Principais Modelos de Intervenção no Serviço Social: das abordagens clássicas à atualidade 2.1. Modelo Psicossocial 2.2. Modelo Psicodinâmico 2.3 Modelo gestão de casos 2.4. Modelo humanista-existencialista 2.5. Intervenção em crise 2.6. Prática centrada na tarefa 2.7. Modelo Sistémico e prática ecológica 2.8. Modelo crítico, prática antiopressiva e antidiscriminatória 2.9. Modelo centrado na sustentabilidade: prática eco-social/verde
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Objetivos
Objetivos
O1. Situar o Serviço Social enquanto área das Ciências e da intervenção social; O2. Compreender e saber refletir sobre a identidade do Serviço Social; O3. Compreender e saber refletir sobre a sensibilidade social como uma marca da forma identitária; O4. Conhecer os modelos de intervenção no Serviço Social; O5. Desenvolver reflexividade critica na aplicação prática dos modelos teóricos do Serviço Social.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia ativa, com incentivo à procura de conhecimento, promovem a autonomia do/a estudante, estimulam o debate, promovem a exposição das suas opiniões, aumentando o espírito crítico. Priveligia-se ainda, uma aproximação à comunidade, através de aulas abertas com profissionais convidados, da área do Serviço Social, experiências fora da sala de aula. O objetivo é envolver mais o/a estudante no seu processo de aprendizagem.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, M. I., & Pinto, C. (2014). Serviço Social. Teorias e Práticas. Pactor Faleiros, V. P. (2001). Estratégias em Serviço Social. Cortez. Fook, J. (2016). Social Work: a critical approach to practice. Sage Publications. Gray, M., & Webb, S. (2009). Social Work Theories and Methods. Sage Publications. Payne, M. (2002). Teoria do Trabalho Social Moderno. Quarteto. Payne, M. (2020). How To Use Social Work Theory In Practice: an essential guide. Policy Press. Teater, B. (2015). Social Work Theories. Wright, J.W. (Eds.). International Encyclopaedia of Social & Behavioral Sciences (2ªed.) (Cap. 28092, pp.1-23). Elsevier Science Ltd. Viscarret, J. J. (2014). Modelos e métodos de intervenção em Serviço Social. Aliança Editorial.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não