-
Apresentação
Apresentação
Tendo por base os conhecimentos adquiridos em Ilustração Digital I, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar os conceitos e ensinamentos abordados assim como experimentar novas técnicas numa postura mais experimental. Pretende-se que os estudantes ganhem autonomia e espíritico crítico e criativo para propôr e desenvolver soluções alternativas e originais para o desenvolvimento de ilustrações digitais e de elementos gráficos a usar na criação de videojogos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2533-16936
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Repensar o estilo gráfico de um videojogo coerência entre conceito, jogabilidade e grafismo Estilos gráficos alternativos Utilização de estilos gráficos, materiais ou fontes de inspiração alternativas para definição do estilo gráfico de um videojogo Criatividade e Inspiração Criação de personagens e ambientes com base em geração aleatória de conceitos Ilustração Digital para videojogos Criação de mockups, sprites, animações e restantes elementos gráficos constituintes de um videojogo Conteúdos ensino a distância Tutoriais e apoio em video-conferência.
-
Objetivos
Objetivos
Dando continuidade à Unidade Curricular de Ilustração Digital I, pretende-se que os estudantes apliquem e desenvolvam os conhecimentos estéticos e técnicos adquiridos ao mesmo tempo que explorem a Ilustração Digital em campos mais alternativos/artísticos. Pretende-se potenciar a exploração de diferentes tipos de técnicas de ilustração que se mostrem diferenciadoras e, ao mesmo tempo, adequadas e coerentes como resposta aos projetos a desenvolver. Os estudantes deverão ter autonomia para criar todos os elementos gráficos constituintes de um videojogo desde o esboço (concept art) até à concretização de sprites e animações. Deverá ainda ser capaz de explorar técnicas e estilos gráficos alternativos potenciando o estilo gráfico como um elemento comunicante e diferenciador do videojogo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Realização de trabalhos interdisciplinares Project based learning
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALBERS, Josef, La interacción del color. Madrid: Alianza Forma, 1994. ARNHEIM, Rudolf, Arte e perceção visual, uma psicologia da visão do criador. S. Paulo: Livraria Pioneira, 1989. BARBOSA, Conceição, Manual Prático de Produção Gráfica; Lisboa; Principia; 2004. CAMPBELL, Alastair, The Designer¿s Lexicon: The Illustrated Dictionary of Design, Printing, and Computer Terms; Chronicle Books, 2000. CAPLIN, Steve, BANKS, Adam, The Complete Guide To Illustration; Cambridge; The Ilex Limited, 2003.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não