-
Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular os estudantes serão desafiados a desenvolver um videojogo 2D com especial foco nas fases de pré-produção e produção. Os estudantes terão de apresentar uma ideia de um videojogo, criar grupos de trabalho, desenvolver conteúdo centrado nas várias áreas do game design, comunicar, distribuir e coordenar tarefas num trabalho conjunto que se pretende harmonioso e fluído do início ao fim. O game design tanto poderá centrar-se em questões narrativas, onde a história ganha maior proeminência, ou centrar-se essencialmente na jogabilidade. Como tal, isto implica que os estudantes possam dosear no game design estratégias de narratologia e ludologia (ação e narração) a fim de criar um protótipo que procure ser, fundamentalmente, polido e funcional. Juntamente com o protótipo, todos os grupos de estudantes terão de desenvolver um documento de game design (Game Design Document) que servirá de relatório e de validação de todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 13
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2533-25167
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Game Design 2. As equipas – design, arte, programação, som, QA, testers, gestão de projeto, outras. 3. Elementos principais: mundos, personagens, histórias e narrativas, níveis, jogabilidade, mecânicas, regras, objetivos, sistema do jogo, interfaces, experiências, outras. 4. The One-Sheet Document: o primeiro documento. Por onde começar. Análise da indústria e suas tendências. estrutura, objetivo, comunicação, público-alvo. 4.1. Título, género, sinopse, mecânicas, plataforma, público-alvo, pontos fortes (unique selling points). 5. The High-Level Design Document: estrutura, objetivo, comunicação, público, alvo. 5.1. Sumário executivo, conceito base, história, personagens, mundos, jogabilidade, mecânicas, regras, objetivos, níveis, interface e design de interação, som e música, arte, sketches e storyboards. 6. Avaliar fatores de participação, testar, polir, comunicar e vender.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta UC consiste em colocar os estudantes a desenvolver em grupo um projeto prático de game design de um videojogo 2D (GDD + protótipo) o que implica terem de pensar, explorar e executar as suas melhores ideias na criação de um videojogo que seja, sobretudo, funcional e polido. Cada elemento do grupo terá uma função específica no desenvolvimento do trabalho (arte, programação, design, som, entre outras) mas todos terão de contribuir para nos mais diversos elementos de game design do videojogo que possam ser pensados tais como os que estão relacionados ao sistema do jogo e seu funcionamento. De referir que a carga horária semanal desta unidade curricular irá aumentar mediante o progresso e a entrada na fase de produção dos projetos, contando com o acompanhamento dos docentes das áreas de gestão de projeto, arte e programação no sentido de consolidar uma maior convergência entre diversas áreas do saber, fundamental no processo de desenvolvimento de videojogos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Avaliação contínua: Elaboração de um pré-projecto de um videojogo 2D (conceito, sinopse, jogabilidade, público-alvo, marketing) a ser desenvolvido individualmente e com apresentação na aula (20%); Av. intercalar do trabalho de cada grupo no desenvolvimento do documento de Game Design e protótipo funcional com apresentação na sala de aula (30%); Av. final do documento escrito. Apresentação na aula do protótipo final do videojogo 2D, do documento de Game Design: conceito, história, personagens, mundos, níveis, storyboards, jogabilidade, interfaces, fluxogramas, sons, trabalho de equipa e coordenação de tarefas e de um pequeno trailer promocional do videojogo (50%). Assiduidade: frequência obrigatória a pelo menos 70% das aulas. Sem avaliação por exame: A realização de Exame de Recurso não está contemplada nesta Unidade Curricular por não ser compatível com a sua natureza específica, tendo por isso sido definido em Conselho Científico que vigorará apenas o regime de avaliação contínua.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Atkins, B. (2003), More than a game, the computer game as fictional form, Manchester University Press. Bates, B. (2004), Game Design - Second Edition, Boston: Thomson Course Technology PTR. Carita, A. (2015), Pensar Videojogos: Design, Arte e Comunicação, Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas Dille, F. & Platten, J. (2007), The Ultimate Guide to Video Game Writing and Design, New York: Skip Press. Fullerton, T. (2008), Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games - Second Edition, San Francisco: Elsevier. Hartas, L. (2005), The Art of Game Characters, Cambridge: The ILEX Press. Miller, C. H. (2004), Digital Storytelling: A Creator's Guide to Interactive Entertainment, Oxford: Elsevier. Morris, D. & Hartas, L. (2004), The Art of Game Worlds, Cambridge: The ILEX Press. Salen, K. & Zimmerman, E. (2004), Rules of Play: Game Design Fundamentals, Cambridge, Mass.: The MIT Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não