filmeu

Disciplina Urbanística 2.1

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo fundamental da Unidade Curricular (UC) é aprofundar os conhecimentos sobre a cidade e incentivar à reflexão. Este objetivo desdobra-se em dois propósitos complementares. Por um lado, a UC centra-se no estudo da forma urbana e do planeamento urbano, enquadrado pelas principais teorias e conceitos. Pretende-se desenvolver o corpo teórico e a cultura urbanística, com foco nos agentes e processos de transformação urbana, em diferentes contextos históricos e culturais. Por outro lado, a UC centra-se na compreensão da forma física da cidade como suporte ao exercício da arquitetura. Pretende-se dotar os alunos de ferramentas para abordar o tema da UC Projeto 3.1 – habitação coletiva - com foco na importância de construir cidade e não só casas (abrigos). Pretende-se trabalhar com os elementos da forma urbana, e mostrar como as suas características formais, e o modo como se relacionam entre si, criam paisagens urbanas com diferentes graus de urbanidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Análise morfológica e enquadramento histórico: plano bidimensional (ruas e quarteirões; parcelas e edifícios) e tecido edificado. Compreender a envolvente urbana de Projeto 3.1. O problema da habitação: construir cidade não só casas. Desenhar cidade para as pessoas: escala humana (caminhável), densidade, diversidade, acessibilidade, continuidade, adaptabilidade, verde. Os Planos nos séculos XIX e XX e as principais teorias urbanísticas (seleção de exemplos fundamentais na Europa, América e Ásia). História da cidade e do planeamento: fundamentos, princípios de intervenção, continuidade e rutura. Diferentes tecidos urbanos: compreensão e análise crítica da relação entre forma urbana e vida urbana (urbanidade). Análise morfológica como ferramenta de interpretação e desenho/proposta. Desenhar cidade: trabalhar os diferentes elementos da forma urbana de modo a potenciar a urbanidade. Compreensão e análise crítica das propostas de Projeto 3.1.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC deverá desenvolver nos estudantes as seguintes competências: Entendimento dos diferentes agentes e processos de transformação urbana, em diferentes contextos temporais e geográficos. Perceção histórica do desenvolvimento urbano e domínio das principais teorias e utopias. Reconhecimento dos problemas da cidade contemporânea, e aptidão para identificar estratégias por detrás de soluções de arquitetura e urbanismo. Capacidade para identificar, interpretar e avaliar os elementos da forma urbana e a sua complexidade. Capacidade analítica e pensamento crítico: capacidade para observar a forma física e interpretar a relação que se estabelece entre as dimensões espacial e social (urbanidade). Compreensão do conhecimento disciplinar de Urbanística como ferramenta, e aptidão para a sua aplicação no exercício de análise e desenho de cidade. Compreensão do projeto de arquitetura como ato de criar cidade, com forte impacto na vivência urbana, e reconhecimento da responsabilidade do arquiteto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC inclui quinze aulas com a duração de 1,5 horas cada (aulas teórico-práticas). O programa será transmitido através de aulas de exposição de conteúdos, realização de exercícios (em tempo de aula e fora de aula), acompanhamento dos exercícios, aulas invertidas e aulas de debate, jogos didáticos, promovendo a participação e estimulando o sentido crítico dos alunos. A avaliação, contínua e sem prova final, será feita com base num conjunto de exercícios teórico-práticos. A elaboração dos exercícios será preferencialmente individual (podendo haver também trabalho de grupo) e centrar-se-á nos conteúdos fundamentais da UC que vão sendo apreendidos pelo aluno ao longo do semestre. A participação ativa nas aulas será objeto de admissão de frequência (obrigatória a presença em 75% das aulas) e fator de avaliação e valorização. Os exercícios têm um peso de 75% e a participação nas aulas de 25%.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Benevolo, L. (1974) Historia de la arquitectura moderna. Barcelona: Gustavo Gili.  CML (2018) Lisboa: o Desenho da Rua. Manual de espaço público. Lisboa: CML. Conzen, MRG. (2022 [1969]) Alnwick Northumberland: análise do plano de cidade. Porto: Urban Forms. Gehl, J. (2013 [2010]) Cidade para pessoas. São Paulo: Perspectiva. Gehl, J. (2017 [1971]) A vida entre edifícios. Lisboa: Tigre de Papel. Howard, E. (2007 [1898]) Garden Cities of To-morrow. Londres: Routledge. Jacobs, J. (2000 [1969]) Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes. Le Corbusier (1935) La Ville radieuse. Boulogne-sur-Seine: l'Architecture d'Aujourd'hui. Oliveira, V. (2013) A evolução das formas urbanas de Lisboa e Porto nos séculos XIX e XX. Porto: Edições UP. Oliveira, V. (2022[2016]) Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades. Curitiba: PUCPRess. Panerai, P., Castex, J., Depaule, J.C. e Samuels, I. (2004[1977]) Urban forms, the death and life of the urban block. London: Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios