-
Apresentação
Apresentação
História da Arquitetura 3.2 promove o estudo dos conceitos da Arquitetura Contemporânea e sua respetiva evolução, e estimula o cruzamento de conhecimentos de várias áreas científicas para fazer uma leitura interpretativa através da desmontagem de obras de referência, tanto na sala de aula, como em visitas de estudo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-25533
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
· A nova cidade e o planeamento urbano do século XX · Globalização da arquitetura moderna. · Conservação do património histórico. · Pós-modernismo. · Referencias para a Arquitectura Contemporânea. · Movimentos na arquitetura contemporânea. · Regionalismo crítico versus Globalização da arquitetura. · Panorama da arquitetura contemporânea internacional. · Panorama da arquitetura contemporânea nacional.
-
Objetivos
Objetivos
Explicar a contribuição das ideias e da sua evolução para delinear a arquitectura da sociedade contemporânea no seu campo de atuação. Estimular a interdisciplinaridade, promovendo o cruzamento de conhecimentos a introduzir por cada área científica para o objectivo comum, do entendimento da acçao arquitectónica, em todas as suas escalas e aproximações. Ler, enquadrar e integrar a realização arquitectonica em termos temporais e espaciais. Compreender a natureza das culturas/geografias base e respectivos modos de expressão. Conhecer as grandes etapas historico-arquitectonicas dos periodos estudados. Compreender a realização arquitectonica no contexto da sua conceptualização e da sua fruição.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Entende-se ser fundamental que os estudantes tenham acesso a várias formas de processar a informação disponibilizada nos conteúdos programáticos da Unidade Curricular, com grande enfase na possibilidade de experimentação e de desenvolvimento de autonomia. Destaca-se o incentivo à promoção de atividades fora da sala de aula, com viagens temática, visitas de estudo no âmbito da matéria do programa, assim como a procura de atividades complementares relacionadas com as questões em foco no mundo contemporâneo e a forma como a arquitetura impacta ou é impactada pelo mesmo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Benevolo, L. (1999). História de la arquitectura moderna (8ªediçao). Barcelona: GG Frampton, K. (1994). Historia critica de la arquitectura moderna. Barcelona.GG Kaufmann E. (1985). De Ledoux a Le Corbusier – Origen y desarrolo de la arquitectura autónoma. Barcelona. GG. Kruft, H. W. (1990). Historia de la Teoría da Arquitectura, vol II.Madrid: Alianza Forma Montaner, J. M. (1999). Arquitectura y Critica, Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SA Montaner, J. M. (2001. Depois do movimento moderno. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SA Portas, N. (2005). Arquitectura (s). Historia e Critica, Ensino e Profissão. Porto: Publicações FAUP Tafuri, M. (1988). Teorias e Historia da Arquitectura. Lisboa: Ed. Presença Zevi, B. (1984). A linguagem moderna da Arquitectura. Lisboa: Publicações Dom Quixote
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não