filmeu

Disciplina História da Arquitetura 4.1

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular focar-se-á na produção arquitectónica portuguesa, nomeadamente na história da recepção do movimento moderno em Portugal e nas transformações subsequentes, até à contemporaneidade. A disciplina de História da Arquitectura Portuguesa (Moderna, acrescentamos), só pode ser compreendida através da colocação dos seus problemas em contexto, sem, no entanto, se prescindir do panorama internacional. O programa desenha a transição entre o final do século XIX, onde a influência Beax-Arts se faz sentir nas obras e no ensino da Arquitectura, passando pelo Problema da Casa Portuguesa, o Inquérito à Arquitectura Popular e o debate entre escolas de arquitectura inscrito na exposição Depois do Modernismo, momentos chave de um contexto aparentemente hostil à entrada do movimento moderno em Portugal.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1] Apresentação do programa e lançamento do trabalho prático 2] Arquitectura Portuguesa, Movimento Moderno e Modernidade Permanente 3] Marques da Silva, Ventura Terra e a École de Beaux-Arts 4] Raul Lino e o Problema da Casa Portuguesa 5] Carlos Ramos e as Escolas de Lisboa e do Porto 6] Keil do Amaral e o Inquérito à Arquitectura Popular 7] Rogério de Azevedo e a sua presença em Depois do Modernismo 8] Januário Godinho e o organicismo 9] Arménio Losa e o racionalismo 10] José Carlos Loureiro e o vernacular 11] Viana de Lima e o movimento moderno 12] Fernando Távora e a modernidade permanente 13] Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas e a revisão do movimento moderno 14, 15] Aulas-reserva para distribuir face à dinâmica do calendário académico e à adesão dos alunos aos diferentes conteúdos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Ler arquitectura, e enquadrar as obras no contexto histórico, é um dos principais objectivos da disciplina. A sistematização do conhecimento tendo em conta as várias fontes, sendo que as bases de estudo serão (na componente prática) maioritariamente as legadas por historiadores, cujo saber e métodos científicos continuam a ser indispensáveis. A representação através do desenho, instrumento privilegiado e exacto na sua síntese, para analisar e dar a ver as obras e os seus problemas.  O estabelecimento de vínculos com o processo projectual na disciplina de Projecto IV, compreendendo a actualidade e operatividade da História, nomeadamente a portuguesa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na Unidade Curricular de HAP1, os estudantes realizam um trabalho que pressupõe o estudo aprofundado de um tema/lugar arquitectónico do período moderno escolhido para o ano lectivo em causa. É proposta aos alunos uma leitura reflexiva e minuciosa dos diversos aspectos da arquitectura portuguesa neste lugar, tentando complementar, na prática, a visão generalista da matéria teórica.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arquitectos Portugueses (1ª Série), Maria Milano (coord.), Matosinhos, QuidNovi (distribuição Público), 2011. Arquitectos Portugueses (2ª Série), Maria Milano (coord.), Matosinhos, QuidNovi (distribuição Público), 2013. Arquitectura moderna portuguesa: 1920-1970 (coord. Manuel Lacerda, Miguel Soromenho, Ana tostões), Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 2003 IAP XX, Inquérito à Arquitectura do séc. XX em Portugal, Lisboa, OA, 2006. FERNANDES, José Manuel, Arquitectura portuguesa: uma síntese, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000. PORTAS, Nuno; MENDES, Manuel, Arquitectura portuguesa contemporânea: anos sessenta-anos oitenta, Porto, Fundação de Serralves, 1991. TOSTÕES, Ana, Os Verdes Anos na Arquitectura Portuguesa dos Anos 50, Porto, FAUP Ed., 1997. TOSTÕES, Ana, Idade Maior, Cultura e Tecnologia na Arquitectura Moderna Portuguesa, Porto, FAUP Ed., 2015.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios