-
Apresentação
Apresentação
A UC constitui-se como o aprofundamento do estudo das cidades. Apresenta a Urbanística em dois domínios de intervenção: conteúdos teóricos e aplicabilidade prática. Por um lado, centra-se no estudo dos elementos da forma urbana, enquadrado pelas principais teorias urbanísticas, para compreender o passado, o presente e o futuro das cidades. Por outro lado, apresenta-se como suporte ao exercício da arquitetura. Pretende dotar os alunos de ferramentas para abordar o exercício de Projeto 4, apresentando os elementos da forma urbana como instrumentos de análise e de desenho consciente do edifício e do espaço público da cidade. A UC encontra a sua pertinência no Plano de Estudos do MIA, onde se sublinha o programa pedagógico multidisciplinar, o papel central do Projeto, bem como a coordenação horizontal das UCs em cada ano letivo e vertical das áreas científicas. A inscrição e frequência da UC depende da prévia obtenção de aprovação nas UCs de Urbanística 2 e Projeto 3.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP286-25539
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Livros de aprofundamento dos conteúdos da UC: história do urbanismo, teoria crítica, relação entre teoria e prática, espaço público. Processos de transformação urbana: planeados e não planeados. Processos não planeados: assentamentos informais. Impacto nos países do Sul Global. A vida urbana em favelas africanas. Viver em bairros da lata em Portugal no século XXI. Comparação crítica cidade informal / cidade formal (forma urbana e vivência urbana). Assentamentos informais: forma urbana e vivência urbana; problemas e estratégias de melhoria. Processos planeados: o PDM do Porto. Relação entre forma urbana, diversidade socioeconómica e sustentabilidade ambiental: comparação crítica de 4 tecidos urbanos. Espaço público e urbanismo tático: fundamentos, ideias e implementação. Desenhar espaço público. Reflexão crítica e desenho do espaço público do Projeto 4.2. Leitura ativa dos livros propostos (relacionar conteúdos programáticos da UC, Projeto 4.2 e quotidiano).
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem da UC integram-se nos objetivos da formação em arquitetura do MIA, que se suporta num programa pedagógico multidisciplinar e cujas aptidões e competências se consubstanciam no Projeto. A UC deverá desenvolver nos estudantes as seguintes competências: Aprendizagem contínua: capacidade para aprender arquitetura de um modo contínuo, nomeadamente ao observar e vivenciar a cidade. Conhecimento abrangente: capacidade para pensar em conjunto a parte (o edifício) e o todo (a cidade) no exercício da arquitetura. Conhecimento refletido: capacidade para compreender a forma urbana e a relação que se estabelece com as dimensões social, económica e ambiental. Responsabilidade: capacidade para observar a forma física da cidade, e o seu espaço público, como uma responsabilidade do arquiteto. Espírito crítico: capacidade para compreender e justificar opções de desenho, considerando a envolvente urbana e interpretando a relação entre a dimensão física e a vida urbana.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta UC, bem como o Plano de Estudos em que se insere, é suportada por um processo de ensino-aprendizagem inovador centrado no estudante. Este enfoque no estudante traduz-se num processo de ensino maioritariamente assente numa orientação pessoal e numa avaliação do estudante desenvolvida em conjunto pelos professores do ano no sentido de aferir a sua aquisição de competências.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bentley, I., McGlynn, S., Smith, G., Alcock, A., e Murrain, P. (2013 [1985]) Responsive environments. Londres: Routledge. Chueca Goitia, F. (1996[1968]) Breve historia do urbanismo. Queluz: Editorial Presença. Jacobs, A. (1993) Great Streets. Massachusetts: MIT Press. Lydon, M., e Garcia, A. (2015) Tactical urbanism: Short-term action for long-term change. Washington: Island Press. Hall, P. (2013[1988]) Cidades do amanhã: uma história do planejamento e projetos urbanos no século XX. São Paulo: Perspectiva. Legates, R. e Stout, F. (eds) (2020) The City Reader. Londres: Routledge. Mottelson, J. (2021) Out of control. On urban morphology of informal settlements in East Africa. Tese de doutoramento não publicada. Oliveira, V. (2022[2016]) Morfologia Urbana: uma introdução ao estudo da forma física das cidades. Curitiba: PUCPRess. Portas, N. (1969) A cidade como arquitetura. Lisboa: Livros Horizonte. White, W. H. (1980) The social life of small urban space. Washington: The Conservation Foundation.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não