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Disciplina Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de os estudantes  poderem  fazer uma  analise  dos modelos de supervisão.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP 1.     Evolução do conceito de Supervisão CP 2.     Fundamentos e domínios da Supervisão CP 3.     Quadro ético e conceptual da Supervisão CP 4.     O processo de Supervisão 4.1.Papéis do Supervisor 4.2. O ciclo de Supervisão 4.3. Estratégias de Supervisão CP 5.     Cenários supervisivos e suas implicações nos contextos educativos: conceitos e práticas. CP 6.     Influência dos contextos nos processos de construção e de desenvolvimento profissional
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Analisar criticamente os conceitos, modelos e contextos atuais de supervisão, bem como os perfis dos supervisores. ME: Aulas expositivas, análise de textos e debates orientados. OA2. Produzir textos críticos a partir da leitura de autores nacionais e internacionais sobre práticas supervisivas. ME: Leituras dirigidas, sínteses escritas e discussão em grupo. OA3. Simular situações de supervisão para desenvolver atitudes ajustadas aos desafios pessoais, profissionais e institucionais. ME: Dinâmicas de grupo, role-play e oficinas de simulação. OA4. Produzir trabalhos individuais e de grupo, aplicando conceitos e teorias da UC. ME: Trabalhos escritos, projetos colaborativos e acompanhamento tutorial.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    ME1: Aulas expositivas e análise crítica de textos para aprofundamento dos conceitos e modelos de supervisão. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: base teórica sólida e reflexão crítica. ¿ ME2: Discussões em grupo sobre práticas supervisivas em diferentes contextos educativos. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: diálogo entre pares e contextualização das aprendizagens. ¿ ME3: Oficinas práticas e simulações de situações de supervisão com base em casos reais. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: desenvolvimento de atitudes e competências relacionais. ¿ ME4: Produção de trabalhos individuais e colaborativos com tutoria orientada. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: autonomia na aprendizagem, aplicação de saberes e desenvolvimento pessoal e institucional.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alarcão, I. & Tavares, J. (2016). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (3ª. ed.). Almedina. Gaspar, M. I. (Coord.), Carlos, A, et al (2019). Supervisão: modelos e processos. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa Glickman, C., Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2017). Supervision and instructional leadership. A developmental approach (10th ed.). Pearson, Allyn and Bacon. Krolak-Schwerdt, S., Glock, S., & Böhmer, M. (2014). Teachers’ professional development: Assessment, training, and learning. Sense Publishers. Valério, E. (2022). Guia Prático de Supervisão Pedagógica: Uma perspetiva formativa. Presença  
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