filmeu

Disciplina Conceitos, Modelos e Contextos em Supervisão

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de os estudantes  poderem  fazer uma  analise  dos modelos de supervisão.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.     Evolução da Supervisão 2.     Fundamentos e domínios da Supervisão 3.     Quadro ético e conceptual da Supervisão 4.     O processo de Supervisão 4.1.Papéis do Supervisor 4.2. O ciclo de Supervisão 4.3. Estratégias de Supervisão 5.     Cenários supervisivos e suas implicações nos contextos educativos: conceitos e práticas. 6.     Influência dos contextos nos processos de construção e de desenvolvimento profissional
  • Objetivos

    Objetivos

    Saber aplicar estratégias de reflexão sobre os atuais conceitos, modelos e contextos de supervisão e sobre os perfis desejáveis dos supervisores face a esses mesmos contextos (sala de aula, conselho de turma, conselho pedagógico, departamento, escola); Produzir textos críticos sobre as leituras de textos de investigadores portugueses e estrangeiros sobre práticas supervisivas a desenvolver pelos professores, gestores intermédios e diretor da escola; Simular situações de supervisão no sentido de encontrar as atitudes mais adequadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, bem como institucional, tomando em linha de conta uma supervisão que se pretende que responda às necessidades e anseios das escolas e dos profissionais que nelas trabalham Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos, interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias, dos conceitos apresentados, das experiências; análise de artigos científicos e desenvolvimento de um trabalho de reflexão individual em torno de questões relacionadas com os temas da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alarcão, I. & Tavares, J. (2016). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (3ª. ed.). Almedina. Gaspar, M. I. (Coord.), Carlos, A, et al (2019). Supervisão: modelos e processos. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa Glickman, C., Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2017). Supervision and instructional leadership. A developmental approach (10th ed.). Pearson, Allyn and Bacon. Krolak-Schwerdt, S., Glock, S., & Böhmer, M. (2014). Teachers’ professional development: Assessment, training, and learning. Sense Publishers. Valério, E. (2022). Guia Prático de Supervisão Pedagógica: Uma perspetiva formativa. Presença  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios