filmeu

Disciplina Supervisão, Liderança e Gestão de Projetos

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular assenta no pressuposto de que o papel do supervisor, enquanto líder organizacional e pedagógico e agente de desenvolvimento da comunidade educativa, exige, para além de outras competências, que saiba pensar proativa e estrategicamente, gerir e mobilizar pessoas e equipas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e organizacional. A opção por um enquadramento teórico e metodológico selecionado no cruzamento dos contributos da sociologia das organizações e da teoria do projeto justifica-se pela sua adequação à aquisição pelos mestrandos de conhecimentos aprofundados e ao desenvolvimento de atitudes de análise reflexiva sobre conceções e práticas qualificadas de liderança educacional, valorizadoras da participação / mobilização e corresponsabilização de todos os intervenientes no processo educativo, designadamente, no âmbito da gestão de, e por, projetos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Dimensões organizacionais da escola 1.1 Missão e objetivos, estruturas, dinâmicas, culturas e ambiente. 1.2. Áreas de competências ou campos de gestão das organizações educativas. 2. Liderança e supervisão 2.1. Conceções de liderança 2.2. Estilos de liderança. 2.3.  Liderança e cultura de escola. 2.4. O papel do supervisor no desenvolvimento da comunidade educativa. 3. Liderança e metodologia de projeto. 3.1       Teoria do Projeto: investigação-ação e praxeologia. 3.2       Modelos de desenho e desenvolvimento de projetos. 3.3       Planificação de uma avaliação de projeto.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta U.C., os estudantes serão capazes de: Conhecer perspetivas teóricas e metodológicas diversificadas de análise sociológica das organizações; analisar sociologicamente as organizações educativas; Conhecer e avaliar criticamente diferentes estilos de liderança; Discutir a importância da liderança transformacional nas organizações educativas; apropriar-se de conceitos, teorias e práticas qualificadas de liderança educacional; Problematizar o papel do supervisor como líder e agente de desenvolvimento das organizações educativas; Conhecer e aplicar a metodologia de projeto aos vários níveis de gestão organizacional e pedagógica das organizações educativas; Conhecer diversos modelos de conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos; Aplicar metodologias de avaliação participada de projetos educacionais; Comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na U.C. as metodologias de ensino privilegiam modelos de ensino mistos, concretamente expositivo, colaborativo e crítico. As aulas serão teórico-práticas, incluindo fundamentação teórica e concetual, leitura e análise de artigos científicos e de excertos de obras de referência, análise de estudos de caso e debate. O trabalho colaborativo desenvolver-se-á em pequeno e grande grupo, com participação ativa e crítica dos mestrandos. O trabalho individual, a apresentar na forma de um artigo científico, incidirá sobre uma questão relacionada com a temática da U.C. Incluirá enquadramento teórico, recolha e análise de dados e conclusões, em texto devidamente estruturado, com extensão máxima de 12 páginas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cabral, L., & Alves, J.  (Coord.) (2020). Gestão Escolar e Melhoria das Escolas.Fundação Manuel Leão Costa, J. A., Castanheira, P. (2015). A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de  Política e Administração de Educação,31 (1), 13 ¿ 44, DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912 Glickman, C. Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2010). Supervision and Instructional Leadership. Pearson. Goleman, D.; Boyatzis, R.; Mckee, A. (2007). Os Novos Líderes - A Inteligência Emocional nas Organizações.  Gradiva. Hatch, M. J. & Cunliffe, A. L. (col.) (2006). Organizational theory: modern, symbolic and postmodern perspectives (2nd ed). OUP. Kilpatrick, W. H. (2006). O método de projeto. Pedago. Jones, G. (2018). Evidence-based School Leadership and Management. SÁBIO publicações Ltd Sergiovanni, T. (2004). O mundo da liderança. Desenvolver culturas, práticas e responsabilidade pessoal nas escolas.  ASA.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios