-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular assenta no pressuposto de que o papel do supervisor, enquanto líder organizacional e pedagógico e agente de desenvolvimento da comunidade educativa, exige, para além de outras competências, que saiba pensar de forma proativa e estratégica, gerir e mobilizar pessoas e equipas, promovendo o desenvolvimento pessoal e organizacional. A opção por um enquadramento teórico e metodológico situado no cruzamento dos contributos da sociologia das organizações e da teoria do projeto justifica-se pela sua adequação à aquisição, por parte dos estudantes de mestrado, de conhecimentos aprofundados e ao desenvolvimento de atitudes de análise reflexiva sobre conceções e práticas qualificadas de liderança educacional, valorizando a participação, a mobilização e a corresponsabilização de todos os intervenientes no processo educativo, designadamente no âmbito da gestão de, e por, projetos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-1-14492
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1.Dimensões organizacionais da escola 1.1 Missão e objetivos, estruturas, dinâmicas, culturas e ambiente. 1.2. Áreas de competências ou campos de gestão das organizações educativas. CP2. Liderança e supervisão 2.1. Conceções de liderança 2.2. Estilos de liderança. 2.3. Liderança e cultura de escola. 2.4. O papel do supervisor no desenvolvimento da comunidade educativa. CP3. Liderança e metodologia de projeto. 3.1 Teoria do Projeto: investigação-ação e praxeologia. 3.2 Modelos de desenho e desenvolvimento de projetos. 3.3 Planificação de uma avaliação de projeto.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes: OA1) Conheçam perspetivas teóricas e metodológicas diversificadas de análise sociológica das organizações e as apliquem às organizações educativas. ME: Aulas expositivas (ME1) e análise de casos (ME2). OA2) Conheçam e avaliem criticamente diferentes estilos de liderança, discutindo a importância da liderança transformacional. ME: Leituras orientadas (ME3) e debates (ME4). OA3) Apropriem-se de conceitos, teorias e práticas de liderança educacional, problematizando o papel do supervisor. ME: Trabalho de grupo (ME5) e role-playing (ME6). OA4) Apliquem a metodologia de projeto na gestão organizacional e pedagógica, conhecendo modelos de conceção, desenvolvimento e avaliação. ME: Desenvolvimento de projetos (ME7) e supervisão tutorial (ME8). OA5) Apliquem metodologias de avaliação participada, comunicando resultados a diferentes públicos. ME: Apresentações orais (ME9) e feedback formativo (ME10).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva com recurso a bibliografia especializada (ME1); Análise e discussão de estudos de caso (ME2); Leituras orientadas e análise crítica de artigos científicos (ME3); Desenvolvimento e apresentação de projetos aplicados (ME4); Trabalho colaborativo em pequeno grupo (ME5); Simulação e role-playing de cenários de liderança e supervisão (ME6); Informação de retorno fornecida pelo docente sobre o trabalho desenvolvido (ME7).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cabral, L., & Alves, J. (Coord.) (2020). Gestão Escolar e Melhoria das Escolas.F. Manuel Leão Costa, J. A., Castanheira, P. (2015). A liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacional. Revista Brasileira de Política e Administração de Educação,31 (1), 13 - 44, DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58912 Glickman, C. Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2010). Supervision and Instructional Leadership. Pearson. Goleman, D.; Boyatzis, R.; Mckee, A. (2007). Os Novos Líderes - A Inteligência Emocional nas Organizações. Gradiva. Ika, L, & Saint-Macary, J. (2023). Managing Fuzzy Projects in 3D: A Proven, Multi-Faceted Blueprint for Overseeing Complex Projects. Intermediate to advanced Ndidi,O, et al. (2025). Educational Management, Leadership and Supervision: Contemporary Perspectives Jones, G. (2018). Evidence-based School Leadership and Management. SÁBIO Sergiovanni, T. (2004). O mundo da liderança. Desenvolver culturas, práticas e responsabilidade pessoal nas escolas. ASA.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não