-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade curricular versa sobre três temáticas centrais: Inclusão, Mediação e Diferenciação. Trata-se de analisar criticamente cada uma das temáticas e estabelecer as pontes essas temáticas na construção de uma Escola para Todos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-14486
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceito de inclusão: Características da Escola Inclusiva. Fundamentos da inclusão: dimensões éticas, filosóficas, sociais e legais. A escola inclusiva como escola que promove: o sentido de pertença, o sentido de comunidade, a valorização da diversidade e da equidade, a colaboração entre professores, a adaptação curricular. Educação inclusiva e práticas. A capacidade da escola incorporar a diversidade de experiências e projetos de vida dos alunos e das suas comunidades de pertença no quadro dos objetivos da «educação para todos» . Mediação(ções) em contexto educativo: conceito, modelos e lógicas. Análise de projetos estruturantes diferenciados nos diferentes níveis de gestão de turma e ou de escola (dimensões educativa, interpessoal-social e organizacional).
-
Objetivos
Objetivos
No final desta UC os estudantes serão capazes de: Apropriar-se dos conceitos de inclusão e de escola inclusiva; Problematizar o processo de inclusão em contexto escolar, considerando um contexto educativo mais amplo; Equacionar a escola inclusiva como uma escola intercultural, potenciadora de expressão múltipla da cultura de pertença de cada um; Saber distinguir caminhos alternativos aos modelos pedagógicos tradicionais de imposição de uma cultura única; Compreender a matriz analítica, os modelos e os princípios de mediação; Reconhecer as dimensões, finalidades e praxis da mediação no contexto educativo; Saber analisar as potencialidades e limitações da mediação, enquanto mecanismo de promoção de convivência cidadã escolar, de inclusão e de melhoria socioeducativa em contextos educacionais; Conhecer projetos de mediação nos diferentes níveis de gestão de turma e ou de escola.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias, dos conceitos apresentados, das experiências; análise de artigos científicos e desenvolvimento de um trabalho de reflexão individual em torno de questões relacionadas com os temas da unidade curricular. O trabalho individual deverá ser devidamente estruturado e não pode ultrapassar as 12 páginas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaral, D. & Ramos, J. (2018). Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz. Conhecer: Debate entre o público e o privado, 8 (21), 24-44. Bonafé-Schmitt, J. (2012). Social Mediation and School Mediation. A process of socialisaton. In C. Banaldi & V. Leverse (Orgs.), Participation, Facilitation and Mediation. Children and young people in their social context (pp. 49-65). London: Routledge. Pinto, I. P. (2013) A inclusão como processo de socialização, equidade e aprendizagem. In A.Rodrigues, J. Casel, & P. Dias (Orgs), Desafios para as praticas em Educação Especial. Ed. Pedago. Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2022). The teacher as educator for coexistence: contributions of training in mediation. BRAJETS, 15, (1), 164-173, Web of Science. Pinto da Costa, E. (2019). Lisboa: Mediação Escolar: da Teoria à Prática. Edições Académicas Lusófonas. Rodrigues, D. (2012) Educação inclusiva. Dos conceitos às práticas de formação. Lisboa: Instituto Piaget.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não