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Disciplina Inclusão, Mediação e Diferenciação em Contexto Educativo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade curricular versa sobre três temáticas centrais: Inclusão, Mediação e Diferenciação. Trata-se de analisar criticamente cada uma das temáticas e estabelecer as pontes essas temáticas na construção de uma Escola para Todos
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1-Conceito de inclusão: Características da Escola Inclusiva. CP2-Fundamentos da inclusão: dimensões éticas, filosóficas, sociais e legais. CP3- A escola inclusiva como escola que promove: o sentido de pertença, o sentido de comunidade, a valorização da diversidade e da equidade, a colaboração entre professores, a adaptação  curricular. CP4-Educação inclusiva e práticas. A capacidade da escola incorporar a diversidade de experiências e projetos de vida dos alunos e das suas comunidades de pertença no quadro dos objetivos da «educação para todos». CP5 Mediação(ções) em contexto educativo: conceito, modelos e lógicas. CP6-Análise de projetos estruturantes diferenciados nos diferentes níveis de gestão de turma e ou de escola (dimensões educativa, interpessoal-social e organizacional).
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Compreender os conceitos de inclusão, escola inclusiva e educação intercultural. ME: Exposição dialogada, análise de textos normativos e discussão em grupo. OA2. Problematizar o processo de inclusão e distinguir alternativas aos modelos pedagógicos tradicionais. ME: Estudo de casos, leitura orientada e debate crítico. OA3. Compreender os modelos e princípios da mediação em contexto educativo. ME: Análise de projetos, simulações e oficinas práticas. OA4. Desenvolver competências de análise e comunicação crítica sobre os desafios da inclusão e mediação. ME: Trabalhos individuais e de grupo, apresentação oral e reflexão colaborativa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Privilegiar-se-á um modelo teórico-prático, integrando: momentos de apresentação estruturada de conteúdos interpelada pelo questionamento e debate em torno das ideias, dos conceitos apresentados, das experiências; análise de artigos científicos e desenvolvimento de um trabalho de reflexão individual em torno de questões relacionadas com os temas da unidade curricular. O trabalho individual deverá ser devidamente estruturado e não pode ultrapassar as 12 páginas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaral, D. & Ramos, J. (2018). Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz. Conhecer: Debate entre o público e o privado, 8(21), 24 – 44. Bonafé-Schmitt, J. (2012). Social Mediation and School Mediation. A process of socialisaton. In C. Banaldi & V. Leverse (Orgs.), Participation, Facilitation and Mediation. Children and young people in their social context (pp. 49-65). London: Routledge. Pinto, I. P. (2013) A inclusão como processo de socialização, equidade e aprendizagem. In A.Rodrigues, J. Casel, & P. Dias (Orgs), Desafios para as praticas em Educação Especial.  Ed. Pedago. Pinto da Costa, E. & Costa, I. (2022). The teacher as educator for coexistence: contributions of training in mediation. BRAJETS, 15, (1), 164-173, Web of Science Pinto da Costa, E. (2019). Lisboa: Mediação Escolar: da Teoria à Prática. Edições AcadémicasLusófonas. Rodrigues, D. (2012)  Educação inclusiva. Dos conceitos às práticas de formação. Lisboa: Instituto Piaget.
INSCRIÇÃO AVULSO
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