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Disciplina Avaliação de Práticas e Contextos em Comunidade Educativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC, transversal a todo o curso, permite ao estudante  a aquisição ou o aprofundamento dos conceitos básicos  sobre a avaliação e, em particular, as suas relações com a procura da qualidade. Capacitam ainda os estudantes para o exercício crítico da avaliação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. As mudanças educacionais e a pressão para a qualidade das instituições que administram a educação. 1.1 A qualidade (dos processos e instituições educativas) como conceito pluridimensional 1.2 Avaliação como prática social e os efeitos sociais das avaliações 1.3 Indicadores de referência para ¿medir a qualidade¿ educativa CP2.Os modelos de avaliação das instituições educativas 2.1 Modelos predominantemente centrados nos processos de avaliação 2.2 Modelos predominantemente centrados nos resultados 2.3 Novas abordagens na avaliação: avaliação integrada (o programa de avaliação externa das escolas); a avaliação da auto-avaliação (a meta-avaliação) CP 3.A avaliação institucional como modelo alternativo baseado na auto-avaliação 3.1 A qualidade negociada : características e indicadores 3.2 Processos de avaliação institucional participativos 3.3.Contributos da ¿avaliação institucional¿ para a melhoria das práticas.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Contextualizar e planificar a avaliação de práticas e contextos educativos. ME: Aulas expositivas e análise de casos. OA2. Identificar marcos legais e normativos da avaliação no sistema educativo português. ME: Estudo de documentos oficiais e debates orientados. OA3. Analisar comparativamente modelos e instrumentos de avaliação educacional. ME: Discussões em grupo e trabalhos colaborativos de análise crítica. OA4. Relacionar avaliação, qualidade, controlo, autonomia e participação nos contextos de administração educativa. ME: Oficinas de problematização com base em experiências reais. OA5. Desenvolver trabalho individual e coletivo sobre práticas de avaliação. ME: Projetos aplicados, leitura crítica e tutoria. OA6. Comunicar conhecimentos e reflexões fundamentadas em linguagem científica. ME: Apresentações orais, sínteses escritas e feedback contínuo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    ME1: Aulas expositivas e discussão de textos fundamentais sobre avaliação e qualidade em educação. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: aquisição de base teórica sólida e pensamento crítico. ME2: Estudo de casos e análise de documentos institucionais para identificar práticas avaliativas reais. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: articulação teoria-prática e reflexão situada. ME3: Atividades em grupo para comparar modelos de avaliação e construir grelhas de análise. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: trabalho colaborativo e capacidade de análise crítica.  ME4: Tutoria orientada e feedback contínuo na elaboração de projetos de análise avaliativa. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: autonomia na aprendizagem e sucesso educativo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alaíz, V. (2007). Auto-avaliação das escolas? Há um modelo recomendável? Correio da Educação, 301. CRIAP-ASA. Barreira, C., Bidarra, M. & Rebelo, M. (Orgs.) (2016). Estudos sobre Avaliação Externa de Escolas. Porto Editora. Behrens, M. (2007). La qualité en éducation. Pour réfléchir à la formation de demain. : Presses de l`Université du Québec  Bettencourt, A. M. &  Miguéns, M. (Eds.) (2011). Avaliação das escolas dos ensinos básico e secundário: perspectivas para um novo ciclo avaliativo. CNE. Cirne, A. (2022). Práticas de avaliação do desempenho docente. Cordel d'Prata. Clímaco, M. C. (2005). Avaliação de Sistemas em Educação. UA  Felouzis, G., Maroy, Ch., & Zanten, A. V. (2013). Les marchés scolaires.PUF. Rocha, C. (Org).(2023).Avaliação e a formação de professores: teoria e realidade. Editora Bagai. Silva, I, & Kistemann, M. (orgs). (2022). Avaliação da aprendizagem: possibilidades para a prática docente na Educação Básica.UFJF
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