-
Apresentação
Apresentação
Esta UC, transversal a todo o curso, permite ao estudante a aquisição ou o aprofundamento dos conceitos básicos sobre a avaliação e, em particular, as suas relações com a procura da qualidade. Capacitam ainda os estudantes para o exercício crítico da avaliação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-14487
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. As mudanças educacionais e a pressão para a qualidade das instituições que administram a educação. 1.1 A qualidade (dos processos e instituições educativas) como conceito pluridimensional 1.2 Avaliação como prática social e os efeitos sociais das avaliações 1.3 Indicadores de referência para ¿medir a qualidade¿ educativa 2.Os modelos de avaliação das instituições educativas 2.1 Modelos predominantemente centrados nos processos de avaliação 2.2 Modelos predominantemente centrados nos resultados 2.3 Novas abordagens na avaliação: avaliação integrada (o programa de avaliação externa das escolas); a avaliação da auto-avaliação (a meta-avaliação) 3.A avaliação institucional como modelo alternativo baseado na auto-avaliação 3.1 A qualidade negociada : características e indicadores 3.2 Processos de avaliação institucional participativos 3.3.Contributos da avaliação institucional para a melhoria das práticas.
-
Objetivos
Objetivos
Contextualizar, organizar e planificar a avaliação de uma prática ou de um contexto educacional; Identificar marcos relevantes do processo de avaliação no sistema educacional português; Analisar comparativamente os modelos e os meios da avaliação das escolas e de outras instituições, nas suas diversas dimensões (administrativa, social, política, entre outros.); Distinguir relações entre a qualidade, a avaliação, o controlo, a autonomia, a participação e a administração educacional, tendo em conta os atuais contextos da educação e da sua administração. Desenvolver trabalho Individual, colaborativo e de investigação sobre avaliação e práticas em contextos educativos; Saber comunicar os seus conhecimentos e reflexões, aplicando os conceitos e as teorias apreendidos ao longo da UC.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular demonstra uma coerência entre os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos planeados. Cada conteúdo programático aborda diretamente os conhecimentos e competências necessários para atingir os objetivos de aprendizagem correspondentes, garantindo uma abordagem integrada. Os conteúdos fornecem o enquadramento teórico e conceptual fundamentais para a aquisição dos principais conceitos relacionados com Avaliação de práticas e contexto em comunidades educativas. Promovem o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e de intervenção profissional relacionada com Avaliação nas instituições educativas. Simultaneamente, fornece ferramentas para que os discentes possam problematizar e compreender o enquadramento da avaliação como prática social e os seus efeitos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alaíz, V. (2007). Auto-avaliação das escolas? Há um modelo recomendável? Correio da Educação, 301. CRIAP-ASA. Disponível em: https://www.academia.edu/8041784/Autoavalia%C3%A7%C3%A3o_das_escolas_H%C3%A1_um_modelo_recomend%C3%A1vel. Barreira, C., Bidarra, M. & Rebelo, M. (Orgs.) (2016). Estudos sobre Avaliação Externa de Escolas. Porto: Porto Editora. Behrens, M. (2007). La qualité en éducation. Pour réfléchir à la formation de demain. Québec: Presses de l`Université du Québec Bettencourt, A. M. & Miguéns, M. (Eds.) (2011). Avaliação das escolas dos ensinos básico e secundário: perspectivas para um novo ciclo avaliativo. Lisboa: CNE. Clímaco, M. C. (2005). Avaliação de Sistemas em Educação. Lisboa: UA Díaz, A.(2003). Avaliação da Qualidade das Escolas. Porto: ASA Felouzis, G., Maroy, Ch., & Zanten, A. V. (2013). Les marchés scolaires. Paris: PUF.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não