-
Apresentação
Apresentação
Esta UC, interdisciplinar a todo o curso de mestrado, privilegia o envolvimento ativo dos estudantes, selecionado metodologias e planificando instrumentos de investigação adequados às necessidades investigativas inerentes aos seus contextos profissionais
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-14488
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 – Planeamento e estruturação de um projeto de investigação em Educação 1.1. A delimitação do tema e a definição do problema de investigação 1.2. Formulação da pergunta de partida e objetivos gerais e específicos 1.3. Levantamento e actualização da bibliografia especializada 1.4. Construção do enquadramento teórico e conceptual 1.5. Definição do desenho metodológico: opções qualitativas, quantitativas ou mistas 1.6. Seleção e justificação dos instrumentos de recolha de dados 1.7. Estratégias de análise de dados e validade do estudo 1.8. Calendarização, recursos e etapas do projeto CP2 – Reflexão crítica e ética sobre o processo de investigação 2.1. Coerência interna do projeto: articulação entre problema, objetivos, metodologia e análise 2.2. Questões éticas e deontológicas na investigação em Educação 2.3. Limites e potencialidades dos projetos de investigação em contextos reais 2.4. Escrita científica e comunicação académica do projeto
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Aplicar os conhecimentos adquiridos na UC de Metodologias de Investigação. ME: Aulas expositivas dialogadas e oficinas práticas. OA2. Elaborar um programa de investigação com definição clara de problema, objetivos e enquadramento teórico.ME: Análise de projetos e exercícios de estruturação. OA3. Estruturar e apresentar formalmente um projeto de investigação.ME: Acompanhamento tutorial e escrita orientada. OA4. Selecionar metodologias adequadas ao objeto e contexto do estudo. ME: Estudo de casos e debates metodológicos. OA5. Desenvolver competências de aprendizagem autónoma e contínua. ME: Trabalho individual e feedback formativo. OA6. Comunicar conhecimentos e reflexões a diferentes interlocutores. ME: Apresentações orais e sínteses escritas. OA7. Produzir um trabalho individual fundamentado nos conceitos da UC.ME: Projeto escrito final com apoio tuturial
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
ME1: Aulas expositivas e oficinas práticas para explorar as etapas de construção de um projeto, articulando teoria e prática. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: base teórica sólida, pensamento crítico e autonomia. ME2: Discussões em grupo com análise de projetos reais em Educação, promovendo reflexão coletiva sobre decisões metodológicas. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: diálogo entre pares e co-construção do saber. ¿ ME3: Atividades práticas de formulação de problemas, objetivos, instrumentos e planos de investigação. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: competências investigativas e aplicabilidade prática. ¿ ME4: Tutoria e feedback formativo contínuo sobre os projetos desenvolvidos. (Articulação com o Modelo Pedagógico). Promove: acompanhamento personalizado e sucesso educativo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Nesta UC a bibliografia será recomendada pelo docente responsável, interligando bibliografia específica de cada UC. A seleção bibliográfica será concretizada tendo em conta a temática, os objetivos da investigação e a metodologia adotada em cada projeto de investigação Bell, J. (2008). Como realizar um projeto de investigação. Gradiva. Creswell, J. W.& Plano Clark, V. L. (2011). Designing and conducting mixed methods research. (2nd.) Sage Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica (2.ª ed.). Monitor. Santos, B. S. (2000). A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da inteligência. Afrontamento. Silverman. D. (2013). Doing Qualitative research: a practical handbook. Los Angeles, Sage. Stake, R. (2016). A Arte da Investigação com Estudos de Caso (2.ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Thietart, R-A. (Org) (2001). Doing Management Research . a comprehensive guide. London: SAGE.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não