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Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de os estudantes poderem conhecer e analisar criticamente teoria(s) da administração aplicadas às organizações educativas
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1651-2-14493
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. As organizações educativas e a escola como organização educativa de referência.
1.1 O conceito de campo educativo e a complexidade dos contextos educativos.
1.2 Da diversidade de modelos de gestão escolar ao conceito de autonomia da escola.
2. Administração, gestão e direção escolar: diferenças e complementaridades.
2.1. Administração e processo educativo: do paradigma da instrução ao paradigma da educação e da comunicação.
2.2. O planeamento educacional estratégico entre a oferta e a procura de educação e formação.
3. As novas ideologias gestionárias da escola e do sistema educativo.
3.1. Políticas públicas de educação e regulação escolar.
3.2. Os níveis de desenvolvimento organizacional, liderança e as funções intermédias escolares. Os papéis dos atores escolares.
3.3. Participação e avaliação na administração e gestão escolares.
4. Fatores de mudança e inovação na oferta e regulação educacionais.
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Objetivos
Objetivos
-Problematizar a relação da teoria e da prática na Administração das Organizações educativas;
-Saber identificar as relações de complexidade de que hoje se reveste a administração e gestão escolares nos seus diversos níveis funcionais;
-Aplicar as abordagens estudadas à análise das organizações educativas;
-Explicitar, oralmente ou por escrito, diferentes contextos que a escola pode apresentar; -Saber analisar os modos e os meios de regulação da gestão educacional, em particular; -Contextualizar e analisar criticamente situações de administração educacional e da gestão escolar;
-identificar, explicar e aplicar conceitos e aplicar esses conceitos às situações que conhecem;
-Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula;
- Produzir trabalho individual e de grupo, com aplicação dos conceitos e teorias apreendidos ao longo da UC.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os temas são apresentados através de exposição oral, apoiada em leituras de textos de suporte, e seguida de diálogo intencional e sistemático com os estudantes. Durante as aulas, entre cada assunto de interesse relevante, são propostos e realizados trabalhos de grupo com a supervisão do docente. Estes trabalhos de grupo realizam-se em torno de temas, situações ou problemas reais, geralmente decorrentes da experiência profissional dos estudantes. Nos períodos de tempo entre aulas, completando ou aplicando conhecimentos adquiridos, são propostos pequenos exercícios, individuais ou de grupo, que exigem a consulta de bibliografia adequada, a recolha de informação pertinente, a análise de documentos legais e a apresentação de pequenos textos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Canotilho, J.J. (Org.) (2017). Gestão e Financiamento das Escolas em Portugal. F. C. Gulbenkian.
Cardona, N., & Linhares, E. (2021). Investigar para intervir na administração educacional. Escola S. Santarem
Carvalho, M. J. (2014). Os Poderes e a Escola. De Facto.
Cosme, A. & Trindade, R. (2007). Escola a tempo inteiro. Escola para que te quero? Profedições
Costa, J. A. (2003). Imagens organizacionais da escola (3ª ed.). ASA
Formosinho, J. et al. (2005). Administração da Educação. Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. ASA.
Lima, L. C., Sá, V., & Torres, L. L. (2020). Diretores Escolares em Ação. Fundação Manuel Leão
Lima, L. (2011). Administração Escolar: Estudos. Editora.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não