filmeu

Disciplina Liderança e Dinâmicas Organizacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A relevância desta UC está no facto de os estudantes  poderem  planear, implementar e monitorizar a avaliação de um sistema interno de garantia da qualidade de uma instituição educativa, seguindo os procedimentos orientadores da tutela e o seu plano de  melhoria contínua.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Noção de organização, dimensões estruturantes e níveis de análise

    2. Teorias de análise sociológica e organizacional e modelos de racionalidade

    3. A organização como sistema social

    3. 1 paradigmas conflituais subjacentes à ação / interação social num contexto global

    3. 2 Os interesses e os valores: implicações para a ação / interação social

    4. Organizações aprendentes: da teoria à prática

    5. A liderança nas organizações educativas .

    5.1 As dimensões organizacionais da escola: missão e objetivos, estruturas, dinâmicas, culturas e ambiente.

    5.2 Áreas de competências ou campos de gestão das organizações educativas

    5.3 Liderança

    5.4 Bases de poder e estilos de liderança

    5.5A liderança transformacional: o líder como gestor e como educador.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer abordagens teóricas e metodológicas diversificadas para a observação e análise das organizações; Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise das organizações educativas e à formulação de propostas de intervenção inovadoras; Demonstrar a importância da liderança transformacional nas organizações educativas; Saber identificar os elementos constitutivos e a diversidade configurativa e tipológica das organizações; Dominar quadros de análise respeitantes à “aprendizagem organizacional” como fator de desenvolvimento e mudança das organizações; Aplicar conhecimentos e atitudes de análise reflexiva, de investigação e difusão de conhecimento sobre conceções e práticas qualificadas de organização, liderança e gestão educacional;Problematizar tendências formatadoras de futuro da educação e suas consequências para os líderes de instituições educativas; Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sessões de trabalho presenciais e de trabalho autónomo. As sessões de trabalho são diversificadas: exposição teórica de diferentes perspetivas, e respetivos autores, mais representativos dos temas em estudo, seguida de debate crítico, com mobilização dos conhecimentos, experiências e conceções prévias dos estudantes, trabalho em grupos, apoiado pelo docente, para a construção de reflexões sobre as problemáticas abordadas, a partir de um conjunto de questões orientadoras; Trabalho autónomo, que deverá incluir a leitura e análise de textos e docs. Indicação de textos a abordar na sessão seguinte, tanto para exposição pela docente, como para leitura crítica, discussão em pequenos grupos e apresentação pelos estudantes.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Al-Sada, M., Al-Esmael, B., & Faisal, M. N. (2017). Influence of organizational culture and leadership style on employee satisfaction, commitment and motivation in the educational sector in Qatar. EuroMed Journal of Business, 12(2), 163–188.

    Batista, N., Kilimnik, Z., & Neto, M. (2016). Influência dos estilos de liderança na satisfação no trabalho: um estudo em uma entidade de fins não econômicos. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 6(3), 24–39.

    Chipunza, C., & Matsumunyane, L. L. (2018). Motivation sources and leadership styles among middle managers at a South African university. SA Journal of Human Resource Management, 16, 1–13.

    Correia, P., & Sá, S. (2021). Liderança do Diretor Escolar e a sua relação com o Clima Organizacional. Revista multidisciplinar “Humanidades e Tecnologias (FINOM). Faculdade do Noroeste de Minas. Jan/mar. ISSBN: 1809-1628.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios