-
Apresentação
Apresentação
A relevância desta UC está no facto de os estudantes poderem planear, implementar e monitorizar a avaliação de um sistema interno de garantia da qualidade de uma instituição educativa, seguindo os procedimentos orientadores da tutela e o seu plano de melhoria contínua.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-2-14496
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Noção de organização, dimensões estruturantes e níveis de análise
2. Teorias de análise sociológica e organizacional e modelos de racionalidade
3. A organização como sistema social
3. 1 paradigmas conflituais subjacentes à ação / interação social num contexto global
3. 2 Os interesses e os valores: implicações para a ação / interação social
4. Organizações aprendentes: da teoria à prática
5. A liderança nas organizações educativas .
5.1 As dimensões organizacionais da escola: missão e objetivos, estruturas, dinâmicas, culturas e ambiente.
5.2 Áreas de competências ou campos de gestão das organizações educativas
5.3 Liderança
5.4 Bases de poder e estilos de liderança
5.5A liderança transformacional: o líder como gestor e como educador.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer abordagens teóricas e metodológicas diversificadas para a observação e análise das organizações; Aplicar os conhecimentos adquiridos à análise das organizações educativas e à formulação de propostas de intervenção inovadoras; Demonstrar a importância da liderança transformacional nas organizações educativas; Saber identificar os elementos constitutivos e a diversidade configurativa e tipológica das organizações; Dominar quadros de análise respeitantes à “aprendizagem organizacional” como fator de desenvolvimento e mudança das organizações; Aplicar conhecimentos e atitudes de análise reflexiva, de investigação e difusão de conhecimento sobre conceções e práticas qualificadas de organização, liderança e gestão educacional;Problematizar tendências formatadoras de futuro da educação e suas consequências para os líderes de instituições educativas; Ser capaz de comunicar os seus conhecimentos e reflexões fundamentados a diferentes interlocutores em sala de aula.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sessões de trabalho presenciais e de trabalho autónomo. As sessões de trabalho são diversificadas: exposição teórica de diferentes perspetivas, e respetivos autores, mais representativos dos temas em estudo, seguida de debate crítico, com mobilização dos conhecimentos, experiências e conceções prévias dos estudantes, trabalho em grupos, apoiado pelo docente, para a construção de reflexões sobre as problemáticas abordadas, a partir de um conjunto de questões orientadoras; Trabalho autónomo, que deverá incluir a leitura e análise de textos e docs. Indicação de textos a abordar na sessão seguinte, tanto para exposição pela docente, como para leitura crítica, discussão em pequenos grupos e apresentação pelos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Al-Sada, M., Al-Esmael, B., & Faisal, M. N. (2017). Influence of organizational culture and leadership style on employee satisfaction, commitment and motivation in the educational sector in Qatar. EuroMed Journal of Business, 12(2), 163–188.
Batista, N., Kilimnik, Z., & Neto, M. (2016). Influência dos estilos de liderança na satisfação no trabalho: um estudo em uma entidade de fins não econômicos. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 6(3), 24–39.
Chipunza, C., & Matsumunyane, L. L. (2018). Motivation sources and leadership styles among middle managers at a South African university. SA Journal of Human Resource Management, 16, 1–13.
Correia, P., & Sá, S. (2021). Liderança do Diretor Escolar e a sua relação com o Clima Organizacional. Revista multidisciplinar “Humanidades e Tecnologias (FINOM). Faculdade do Noroeste de Minas. Jan/mar. ISSBN: 1809-1628.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não