-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular para cada estudante desenvolver o tema de investigação definido em Metodologias e Seminários de Investigação. Os trabalhos são supervisionados por um professor doutorado do curso.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 50
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1651-3157
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Realização faseada do plano de investigação, a partir do projeto de investigação elaborado na UC Construção de um Projeto de Investigação e aprofundado na UC Seminário de Investigação 1.1. Sistematização do enquadramento teórico 1.2. Realização do trabalho de pesquisa empírica 2. Escrita do texto da dissertação 2.1. Representação e relato da investigação 2.2. Redação segundo as normas gerais da escrita científica (APA)
-
Objetivos
Objetivos
Permitir a cada estudante desenvolver os trabalhos de investigação necessários para escrever a dissertação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem Baseada em Investigação (Inquiry-Based Learning - IBL) Estímulo ao pensamento crítico e reflexivo através da formulação de problemas de investigação. Desenvolvimento de autonomia na procura por soluções e na construção do conhecimento. Uso de Tecnologias Digitais e Ambientes Virtuais Plataformas de gestão da investigação (como Mendeley, Zotero e NVivo para análise de dados). Recursos interativos, como workshops online e webinars com especialistas. Ferramentas de inteligência artificial para apoio à revisão de literatura e análise de dados. Metodologia Ativa e Reflexiva Supervisão personalizada e feedback contínuo, promovendo o aperfeiçoamento progressivo da dissertação. Discussões críticas em seminários de investigação, permitindo a troca de ideias e a validação dos pressupostos teóricos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
A seleção bibliográfica cumprirá o critério da pertinência face ao objeto de estudo, aos objetivos da investigação e ao quadro metodológico adotado. Bardin, L. (2000). Analise de Contecido. Lisboa: Edlções 70. Lima, J. A., & Pacheco, J. A. (Orgs.) (2006). Fazer investigação: Contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora. Pereira. A., & Poupa, C. (2018). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o word (7ª ed. revista). Lisboa: Ed. Sílabo. Vieira, C. (Coord) (2022). Temas, Contextos e Desafios da Investigação Qualitativa em Educação. Pessoas e Contextos
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não