-
Apresentação
Apresentação
Cartografar as principais tendências dos chamados media digitais, e do seu papel na configuração de uma cultura em rede - algorítmica, dotando os estudantes de ferramentas teóricas e empíricas para esse exercício.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6612-24374
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Perspetivas sobre o impacto dos Media Digitais e Algoritmos na Sociedade Contemporânea; 2. Cultura Algorítmica: Convergência, Participação e Produtividade; 3. Datificação e Design da Experiência na Era do Big Data e das Redes Sociais; 4. Criação de Artefactos/Comunicação digitais: Experiência do utilizador e Cultura Algorítmica; 5. A Tomada de Decisão no desenho da experiência baseada em Comportamentos do Utilizador; 6. Design Emocional: Criar Motivação e Envolvimento com Media Digitais.
-
Objetivos
Objetivos
- Identificar e problematizar as principais tendências dos media digitais e algoritmos e como estes influenciam os processos sociais, culturais e políticos; - Problematizar o modo como os modelos algorítmicos e o paradigma do ‘big data’ potenciam formas de monitorização, formação de opiniões e determinação da experiência dos utilizadores, com diferentes tipos de implicações na sociedade contemporânea; - Explorar as formas de interação e produção de conteúdo geradas por algoritmos e discutir suas implicações para o utilizador; - Desenvolver um projeto de media digital centrado na experiência do utilizador, considerando as dinâmicas da cultura algorítmica; - Compreender a interdisciplinaridade inerente ao processo de criação de um projeto de media digital;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Tratando-se de um contexto de 2º ciclo serão aplicadas metodologias de aprendizagem ativa promovendo atividades de pesquisa individual combinadas com momentos colaborativos entre os estudantes promovendo a interdisciplinaridade dos saberes na execução de um trabalho prático de desenho de um artefacto digital onde se espera que os estudantes compreendam não só o processo de concetualização desenvolvimento e avaliação de um artefacto mas também faça uma reflexão sobre o impacto que este poderá ter na sociedade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brian Christian, & Tom Griffiths. (2016). Algorithms to Live By. The Computer Science of Human Decisions. Henry Holt and Company. Jonathan Cohn. (2019). The Burden of Choice. Recommendations, Subversion and Algorithmic Culture. Rutgers University Press. Manovich, L. (2013). Software Takes Command. Bloomsbury Academic. Kelly, K. (2016). The Inevitable. Understanding the 12 Technological Forces that will shape our Future. Viking. Pasquinelli, M. (2022) From Algorism to Algorithm: A Brief History of Calculation from the Middle ages to the Present Day. In Electra nº 15 – Os Números. Fundação EDP. Striphas, T. (2015). Algorithmic culture. European Journal of Cultural Studies, 18(4–5). https://doi.org/10.1177/1367549415577392 Soegaard, M., & Dam, R. F. (2015). Interaction Design Foundation Encyclopedia of Human-Computer Interaction (M. Soegaard & R. F. Dam (eds.); 2nd ed.). The Interaction Design Foundation.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não