filmeu

Disciplina Comunicação Estratégica e Assessoria

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Comunicação Estratégica e Assessoria prepara profissionais para as novas imbrincações resultantes de várias áreas diciplinares das áreas de Comunicação e Marketing utilizando os antigos e novos meios de comunicação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Enquadramento da Comunicação Estratégica Origens, propósitos e objetivos; Noção de Estratégia  Os três níveis de gestão da Comunicação Estratégica Impacto dos Fatores: Nível Macro Nível Meso Nível Micro Ética e Responsabilidade Social na Comunicação Estratégica Práticas de Comunicação Estratégica Planear estrategicamente Elaborar um Plano Planeamento Exterior Práticas de Comunicação Estratégica O Processo de uma Campanha Elementos de um plano Orçamento Cronograma; Avaliação Assessoria Comunicação de Crise Análise e Avaliação de Resultados Clipping Metodologias de análise de imprensa
  • Objetivos

    Objetivos

    - Identificar, caracterizar e relacionar as principais dimensões e processos da Comunicação Estratégica; - Interpretar situações concretas e propor soluções de acordo com a diversidade media, a realidade organizacional; ?Saber diagnosticar o papel e o impacto da comunicação em contextos organizacionais concretos; - Planear, organizar e conceber um plano segundo metas a atingir e objetivos específicos a alcançar tendo em consideração os mass media e os self media.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da Unidade Curricular serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino e aprendizagem: ? Apresentação de diapositivos de apoio em suporte electrónico;  Discussão em grupo, moderado pelo professor, onde se desenvolverá a participação, interacção e dinâmica de grupo; Estudos de caso.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Argenti, P., Howells, R.A. & Beck, K.A. (2005) ?The Strategic Communication Imperative?, MIT Sloan Management Review, 46 (3): 83 ? 89. Holtzhausen, Fullerton, Lewis and Shipka (2021) Principles of Strategic Communication. London: Routledge Orduña, Octavio (2018) A Comunicação em Momentos de Crise. Universidade da Beira Interior: Covilhã Serrano, Estrela; Barreto, Ana M. (2018) Comunicação Estratégica e Organizacional in Media & Jornalismo nº. 33 Vol. 18, nº.2 Raposo, Ana (2017) Comunicação estratégica nas organizações e novas tecnologias: elementos constantes numa equação dinâmica, in Dito Efeito v. 8, n. 12, p. 109-121, jan./jun 2017 Ribeiro, Vasco (2014) O peso do Press Release no Processo da Produção de Notícias. Universidade do Porto: Porto Ruão, Freitas, Ribeiro & Salgado (2014) Comunicação Organizacional e Relações Públicas: horizontes e perspetivas. CECS U.Minho: Braga  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios