-
Apresentação
Apresentação
A UC introduz o Branding enquanto conceito e conjunto de práticas que eleva a gestão de marcas a uma disciplina específica e a uma área de especialização profissional, colocando esta nova realidade em tensão com a crítica ao Marketing e ao consumo. Sendo a utilização do Storytelling um dos fatores diferenciadores do Branding, será feita uma abordagem teórica, metodológica e prática à arte de narrar e de contar histórias. O contacto com profissionais da área completa a formação dos estudantes nestas duas áreas do saber.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6612-24376
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao Branding 1.1 Conceitos e abordagens teóricas 1.2 Evolução ao longo da História 1.3 Objetivos do Branding 1.4 Dimensões do Branding 2. Estratégia de Branding 2.1 Definição: da ideia à identidade 2.2 Implementação: do posicionamento à comunicação 2.3 Gestão operacional e questões legais 2.4 A busca pela inovação 3. O Storytelling aplicado ao Branding 3.1 Narrativa e memória 3.2 O poder de uma boa história para a ligação entre: 3.2.1 Identidade e imagem da marca 3.2.2 Experiência, emoção e busca de sentido 3.2.3 O que a marca defende e o que a marca partilha 3.3 O Storytelling numa sociedade saturada de informação 4. A técnica de Storytelling – Do tradicional ao digital 4.1 A arte de contar histórias 4.2 Elementos fundamentais, sequência e valorização da história 4.3 Efeitos no comportamento das audiências 4.4 Storytelling e média digitais 4.5 O perfil de competências do copywriter 5. Crítica à comunicação aplicada ao consumo: de Baudrillard a Coccia 6. Projeto de Storytelling em contexto real
-
Objetivos
Objetivos
1 – Enunciar os principais conceitos e objetivos associados ao Branding; 2 – Analisar criticamente a evolução do Branding 3 – Distinguir as diferentes abordagens teóricas ao Branding; 4 – Identificar e relacionar as diferentes dimensões do Branding; 5 – Justificar a interdisciplinaridade necessária a um processo de Branding; 6 – Conceber e implementar uma estratégia de Branding; 7 – Reconhecer o poder do Storytelling nos processos de Branding; 8 – Aplicar a técnica de Storytelling para a valorização de uma marca em diferentes meios; 9 – Adequar os elementos, a sequência e o modo de contar uma história aos objetivos pretendidos; 10 – Definir o perfil de competências do profissional de copywriting; 11 – Refletir criticamente sobre as funções sociais da comunicação aplicada ao consumo; 12 – Gerir e apresentar um projeto de Storytelling aplicado ao Branding.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será lecionada com recurso a: - Método expositivo – exposição de conteúdos durante as aulas com recurso a suportes multimédia e realização de palestras por peritos; - Método interrogativo – animação de discussões sobre os temas da UC; - Método ativo – exploração de conteúdos em diversos suportes (textos, audiovisuais, …), realização de estudos de caso, realização do projeto de Storytelling e organização de sessão de contacto direto com profissionais da área (tertúlia e networking). A avaliação terá duas componentes: a) Avaliação formativa, na qual se inscreve o projeto de Storytelling aplicado ao Branding– 50%; b) Avaliação sumativa, na qual se inscreve a escrita de um ensaio crítico até 12 páginas sobre um dos temas da UC – 50%.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baudrillard, J. (2008). A sociedade de consumo. Edições 70. Biesenbach, R. (2018). Unleash the Power of Storytelling: Win hearts, Change minds, Get results. Illinois: Eastlawn Media. Coccia, E. (2017). O Bem nas Coisas: a publicidade como discurso moral. Documenta. Delgadillo, Y., and J.E. Escalas. (2004). Narrative word-of-mouth communication: exploring memory and attitude efects of consumer storytelling. Advances in Consumer Research, 31, pp. 186–192. https://doi.org/10.1134/S1067413608020082. Dias, P. & Cavalheiro, R. (2022). The role of storytelling in the creation of brand love: the PANDORA case. Journal of Brand Management, volume 29, pp. 58–71 Fog, K.; Budtz, C.; Munch, P. & Blanchette, St. (2010). Storytelling – Branding in Practice (2nd Edition). Springer. Malinic, R. (2019). Book Of Branding. A Guide To Creating Brand Identity For Start-Ups And Beyond. Brand Nu Limited. de Radim Malinic
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não