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Apresentação
Apresentação
Esta UC irá explorar o campo dinâmico do Neuromarketing e a sua relevância para compreender o comportamento do consumidor. Ao combinar conhecimentos das neurociências cognitivas e afetivas com princípios de marketing, os estudantes irão adquirir uma compreensão abrangente de como o cérebro humano influencia os processos de tomada de decisão do consumidor. A UC abrange uma ampla variedade de tópicos e áreas de intervenção, capacitando os estudantes com o conhecimento e as habilidades necessárias para navegar pelo complexo mundo do Neuromarketing, permitindo, assim, a capacidade de formular perguntas de investigação refinadas e projetar experiências metodologicamente adequadas para investigar fenómenos relacionados com o Neuromarketing. Desta forma, os estudantes irão adquirir uma compreensão abrangente dos fundamentos teóricos e das implicações práticas do Neuromarketing, preparando-os para aplicar insights inovadores no âmbito da comunicação, marketing e media digital.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6612-24377
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. INTRODUÇÃO ÀS NEUROCIÊNCIAS APLICADAS AO CONSUMO 1.1. Neuromarketing: Definição e Enquadramento Histórico 1.2. Aplicações do Neuromarketing 1.3. Problemas de Investigação & Discussão de Estudos de Caso em Neuromarketing 1.4. Aspetos Éticos Relacionados com Neuromarketing CP2. PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO NO NEUROMARKETING 2.1. Fundamentos Básicos sobre o Cérebro Humano 2.2. Métodos de Investigação em Neurociências Aplicadas 2.3. Desenho de Estudos Experimentais em Neuromarketing CP3. FUNDAMENTOS NEUROBIOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO 3.1. Perceção Sensorial: Aspetos Neurobiológicos Aplicados ao Neuromarketing 3.2. Atenção e Memória: Aspetos Neurobiológicos Aplicados ao Neuromarketing 3.3. Processamento Emocional: Aspetos Neurobiológicos Aplicados ao Neuromarketing 3.4. Cognição Social: Aspetos Neurobiológicos Aplicados ao Neuromarketing
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: 1. Compreender a especificidade e contributo dos objetivos do Neuromarketing quando enquadrado na evolução histórica das Neurociências Cognitivas e Afetivas; 2. Refletir em torno dos limites éticos na área de atuação do Neuromarketing; 3. Conhecer as principais regiões do cérebro humano e respetivas regiões de interesse no Neuromarketing e comportamento do consumidor; 4. Reconhecer o papel dos elementos químicos cerebrais (neurotransmissores) na modulação do comportamento humano; 5. Conhecer os principais métodos de investigação no Neuromarketing, bem como as suas aplicações e limitações na mensuração dos processos cognitivos e afetivos; 6. Desenvolver questões de investigação precisas e desenhos experimentais adequados para conduzir um estudo no âmbito do Neuromarketing; 7. Compreender os pressupostos neurobiológicos que fundamentam o comportamento do consumidor em diferentes domínios neurocognitivos e afetivos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Desenvolvimento de um projeto aplicado em Neuromarketing e Comportamento do Consumidor através de dinâmicas de trabalho de grupo e com supervisão contínua dos docentes envolvidos na unidade curricular; - Visita a empresa nacional na área das Neurociências Aplicadas, de forma a conhecer exemplos específicos de projetos relacionados com Neuromarketing e Comportamento do Consumidor; - Dinamização de sessão de recolha de dados psicofisiológicos para exemplificação de protocolos práticos relacionados com Neuromarketing e Comportamento do Consumidor.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cerf, M., & Garcia-Garcia, M. (2017). Consumer neuroscience. MIT Press. Cacioppo, J. T., Tassinary, L. G., & Berntson, G. G. (2016). Handbook of psychophysiology. Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não