-
Apresentação
Apresentação
UC sobre metodologias de investigação e dinâmicas inerentes ao processo de investigação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6612-7351
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução i. Comunicação na atualidade: as especificidades do campo dos media, das tecnologias e plataformas digitais, bem como do marketing ii. Perspetivas sobre metodologias de investigação e filosofias inerentes. Conceitos, técnicas e métodos de investigação. 3. Aspetos a ter em conta na elaboração de uma pesquisa. Os desafios do processo de investigação. 4. Perguntas e objetivos de investigação 5. Trabalhar a documentação 6. As metodologias quantitativas e qualitativas: vantagens, limites e complementaridades. A triangulação metodológica. 7. A entrevista, os grupos de discussão focal e as histórias de vida 8. O inquérito 9. A análise de redes sociais e a análise de redes 10. A etnografia (digital) 11. Interpretação dos dados i. Análise de conteúdo e análise temática ii. Análise de discurso 12. Questões éticas a salvaguardar: antigas inquietações e novas questões advindas do digital
-
Objetivos
Objetivos
A UC tem como objetivos: 1. Contribuir para identificar e avaliar criticamente uma variedade métodos científicos utilizados na área da comunicação, várias delas com enfoque nas dinâmicas do digital, e suas inerências éticas; 2. Contribuir para identificar conceitos e autores que contribuíram para a evolução da pesquisa no âmbito dos estudos dos media; 3. Contribuir para compreender e conhecer diferentes metodologias que podem ser aplicadas em distintos contextos e usando diversas ferramentas; 4. Contribuir para compreender vantagens e limites das metodologias quantitativas e das qualitativas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Processo de ensino-aprendizagem baseado na resolução de problemas (problem-based learning)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bilandzic, H., Patriarche, G. & P. Traudt (Eds.) (2012). The Social Use of Media. Cultural and Social Scientific Perspectives on Audience Research. Intellect. Jensen, K. B. (Ed.) (2002). Handbook of media and communication research: Qualitative and quantitative methodologies. Routledge. Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (2023). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas (6.ª ed.). Instituto Piaget. Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. (2021). (S. P. Gonçalves, J. P. Gonçalves, & C. G. Marques, Eds.). Pactor. Kitzinger, J. & R. S. Barbour (Eds.) (1999). Developing focus group research: politics, theory and practice. London, Thousand Oaks and New Dehli: Sage. Markham, A., & Buchanan, E. (2012). Ethical Decision-Making and Internet Research: Recommendations from the AoIR Ethics Working Committee: AOIR Executive Committee. Garcia, R., Rosa, M. J. V., & Barbosa, L. (2017). Que número é este? Um Guia sobre Estatísticas para Jornalistas. FFMS
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não