filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    UC sobre metodologias de investigação e dinâmicas inerentes ao processo de investigação. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução i. Comunicação na atualidade: as especificidades do campo dos media, das tecnologias e plataformas digitais, bem como do marketing ii. Perspetivas sobre metodologias de investigação e filosofias inerentes. Conceitos, técnicas e métodos de investigação. 3. Aspetos a ter em conta na elaboração de uma pesquisa. Os desafios do processo de investigação.  4. Perguntas e objetivos de investigação 5. Trabalhar a documentação  6. As metodologias quantitativas e qualitativas: vantagens, limites e complementaridades. A triangulação metodológica.   7. A entrevista, os grupos de discussão focal e as histórias de vida  8. O inquérito  9. A análise de redes sociais e a análise de redes 10. A etnografia (digital)  11. Interpretação dos dados i. Análise de conteúdo e análise temática  ii. Análise de discurso  12. Questões éticas a salvaguardar: antigas inquietações e novas questões advindas do digital  
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivos: 1. Contribuir para identificar e avaliar criticamente uma variedade métodos científicos utilizados na área da comunicação, várias delas com enfoque nas dinâmicas do digital, e suas inerências éticas; 2. Contribuir para identificar conceitos e autores que contribuíram para a evolução da pesquisa no âmbito dos estudos dos media; 3. Contribuir para compreender e conhecer diferentes metodologias que podem ser aplicadas em distintos contextos e usando diversas ferramentas; 4. Contribuir para compreender vantagens e limites das metodologias quantitativas e das qualitativas.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bilandzic, H., Patriarche, G. & P. Traudt (Eds.) (2012). The Social Use of Media. Cultural and Social Scientific Perspectives on Audience Research. Intellect. Jensen, K. B. (Ed.) (2002). Handbook of media and communication research: Qualitative and quantitative methodologies. Routledge. Lessard-Hébert, M., Goyette, G., & Boutin, G. (2023). Investigação qualitativa: fundamentos e práticas (6.ª ed.). Instituto Piaget. Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. (2021). (S. P. Gonçalves, J. P. Gonçalves, & C. G. Marques, Eds.). Pactor. Kitzinger, J. & R. S. Barbour (Eds.) (1999). Developing focus group research: politics, theory and practice. London, Thousand Oaks and New Dehli: Sage. Markham, A., & Buchanan, E. (2012). Ethical Decision-Making and Internet Research: Recommendations from the AoIR Ethics Working Committee: AOIR Executive Committee. Garcia, R., Rosa, M. J. V., & Barbosa, L. (2017). Que número é este? Um Guia sobre Estatísticas para Jornalistas. FFMS    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios