-
Apresentação
Apresentação
O empreendedorismo tem um relevo e importância cada vez maior na sociedade actual. É fundamental que os estudantes desenvolvam competências empreendedoras quer para o desenvolvimento de projetos empreendedores por conta própria (com ou sem fins lucrativos) quer por conta de outrém. O programa desenhado para esta Unidade Curricular visa obter o seguinte resultado em termos de objectivo geral: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2343-16482
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução e conceitos de empreendedorismo Conceito e evolução ao longo do tempo Novos tempos, novos desafios Casos de inovação e empreendedorismo online Cultura empreendedora Criatividade e inovação Conceitos e princípios Processo criativo Técnicas e ferramentas de promoção da criatividade (individual e em grupo) Modelos e planos de negócio de empreendedorismo online Análise e formulação estratégica Missão, visão e objectivos Alternativas estratégicas Recursos Novos modelos de negócio online Financiamento Implementação e desenvolvimento
-
Objetivos
Objetivos
Gerais: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação; Específicos: Compreender o conceito e a importância do Empreendedorismo e da Cultura Empreendedora; Promover e implementar a criatividade e a inovação a nível individual e/ou em grupo; Conceber e implementar projetos de Empreendedorismo Online.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem baseada em projectos Ensino e aprendizagem entre pares Aprendizagem colaborativa Aprendizagem experimental Narração de histórias
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, C. (2008). The long tail. Random House. Blank, S. (2013). Why the Lean Startup Changes Everything. Harvard Business Review, May, pp. 1-9. Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard Business Review, Junho, 1-9. Catmull, E. (2015). Criatividade. Club do Autor. Gassmann, O., Frankenberger, K., Csik, M. (2017). The St. Gallen Business Model Navigator. https://www.bmilab.com/business-model-navigator-full-paper/ Johnson, M.W., Christensen & C.M, Kagermann, H. (2008). reinventing your business model. Harvard Business Review, Dezembro, 1-11. Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011). Criar modelos de negócio. D. Quixote. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., Bernada, G. & Papadakos, P. (2015). Criar Propostas de valor. D. Quixote. Ries, E. (2011). The Lean Startup. Crown Business.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não