filmeu

Disciplina Empreendedorismo Online

  • Apresentação

    Apresentação

    O empreendedorismo tem um relevo e importância cada vez maior na sociedade actual. É fundamental que os estudantes desenvolvam competências empreendedoras quer para o desenvolvimento de projetos empreendedores por conta própria (com ou sem fins lucrativos) quer por conta de outrém. O programa desenhado para esta Unidade Curricular visa obter o seguinte resultado em termos de objectivo geral: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução e conceitos de empreendedorismo Conceito e evolução ao longo do tempo Novos tempos, novos desafios Casos de inovação e empreendedorismo online Cultura empreendedora Criatividade e inovação Conceitos e princípios Processo criativo Técnicas e ferramentas de promoção da criatividade (individual e em grupo) Modelos e planos de negócio de empreendedorismo online Análise e formulação estratégica Missão, visão e objectivos Alternativas estratégicas Recursos Novos modelos de negócio online Financiamento Implementação e desenvolvimento
  • Objetivos

    Objetivos

    Gerais: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação; Específicos: Compreender o conceito e a importância do Empreendedorismo e da Cultura Empreendedora; Promover e implementar a criatividade e a inovação a nível individual e/ou em grupo; Conceber e implementar projetos de Empreendedorismo Online.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem baseada em projectos Ensino e aprendizagem entre pares Aprendizagem colaborativa Aprendizagem experimental Narração de histórias
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, C. (2008). The long tail. Random House. Blank, S. (2013). Why the Lean Startup Changes Everything. Harvard Business Review, May, pp. 1-9. Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard Business Review, Junho, 1-9. Catmull, E. (2015). Criatividade. Club do Autor. Gassmann, O., Frankenberger, K., Csik, M. (2017). The St. Gallen Business Model Navigator. https://www.bmilab.com/business-model-navigator-full-paper/ Johnson, M.W., Christensen & C.M, Kagermann, H. (2008). reinventing your business model. Harvard Business Review, Dezembro, 1-11. Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011). Criar modelos de negócio. D. Quixote. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., Bernada, G. & Papadakos, P. (2015). Criar Propostas de valor. D. Quixote. Ries, E. (2011). The Lean Startup. Crown Business.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios