filmeu

Disciplina Garantias nos Contratos Comerciais e Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Num curso de Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais, uma unidade curricular versando a matéria das garantias nos contratos comerciais internacionais tem um lugar quase obrigatório. Na verdade, mais do que nos contratos no plano interno, é uma prática constante e consolidada nos contratos internacionais a exigência da prestação de garantias, dado que, muitas vezes, os contraentes não se conhecem e o simples facto de as empresas se situarem em países diferentes vem dificultar muito a cobrança dos créditos, no caso de incumprimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos PARTE I Contratos Comerciais. Noção, no direito interno, e necessidade de desenvolver um conceito autónomo com respeito ao comércio internacional. Tipos contratuais em relevo no comércio internacional, com destaque para a Convenção das Nações Unidas sobre o Con­trato de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (Convenção de Viena), de 1980. Aspetos institucionais: a Câmara de Comércio Internacional (CCI), a Comissão das Nações Unidas para o Comér­cio Internacional (CNUDI ou UNCITRAL), o Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado (UNIDROIT) e, no plano regional, a Organização para a Harmonização do Direito dos Negócios em África (OHADA). Estudo pormenorizado dos INCOTERMS 2020. PARTE II A garantia geral das obrigações e os meios de conservação. Garantias pessoais. Garantias reais. A utilização da propriedade com função de garantia. Garantias bancárias. O crédito documentário. Cláusulas de garantia.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sólidos sobre as modalidades das garantias dos direitos de crédito, em particular com respeito às mais utilizadas no comércio internacional. Tratando-se de um domínio em evolução constante, é também importante que adqui­ram conhecimentos sobre os projetos legislativos e os trabalhos em curso nas organiza­ções internacionais especializadas. Por um lado, num sector em que tem existido uma evolução muito rápida das práticas comer­ciais, coloca-se um problema de elaboração teórica, respeitante ao enquadramento de diversas garantias nas catego­rias tradicionais ou na necessidade de reconhecer novos quadros concei­tuais. Para além desta vertente académica, os estudantes devem ficar profissionalmente habilitados para escolher as modalidades de garantia mais adequadas às situações concretas, introduzindo-lhes as cláusulas tecnicamente corretas, e para saber interpretar e aplicar estes tipos contra­tuais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias inovadoras: estudo de casos; comentário e debate de jurisprudência; PBL; Aulas invertidas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ANTUNES, J. A. E., Direito dos Contratos Comerciais, Coimbra, Almedina, 2017. BORTOLOTTI, F. , Manuale di Diritto Commerciale Internazionale, Vol. II, 2.ª Ed., CEDAM, Padova, 2002. BRITO, M. H., Direito do Comércio Internacional, Coimbra, Almedina, 2009, CORDEIRO, A. M. (com a colab. de CORDEIRO, A. Barreto M.), Tratado de Direito Civil, X, Direito das Obrigações, Garantias, Coimbra, Almedina, 2015. LEITÃO, L. T. M., Garantias das Obrigações, 6.ª Edição, Coimbra, Alme­dina, 2018. PINHEIRO, L. L., Direito Comercial Internacional, Coimbra, Almedina, 2005. SIGMAN, H. C. / KIENINGER, E.-M., Cross-Border Security over Tangibles, Sellier, München, 2007 SILVA; João Calvão da Silva, Banca, Bolsa e Seguros - Direito Europeu e Português, Tomo I, Coimbra, Almedina, 2005. VARELA, João de Matos Antunes, Das Obrigações em Geral, Vol. II, Reimpressão da 7.ª Edição, Coimbra, Almedina, 2007. VASCONCELOS, L. M. P., Direito das Garantias, 3.ª Ed., Coimbra, Al­medina, 2019.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios