-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC realiza-se a prática pedagógica supervisionada que se estabelece na lei, considerando o perfil instituído do professor dos ensinos básico e secundário. O estagiário encontra oportunidade e apoio para desenvolver e demonstrar a sua aptidão pedagógica e didática no contexto escolar, aplicando os conhecimentos da especialidade de forma integrada, exercendo as responsabilidades e a autonomia inerentes ao seu estatuto, conforme as normas da Escola e o Protocolo de Cooperação entre a Universidade Lusófona e a Escola. O processo de estágio promove a colaboração entre a Universidade e as Escolas cooperantes, e entre os Grupos de EF das Escolas, em especial na reflexão e investigação das actividades nas quatro áreas. A rede de escolas de estágio permite que os estudantes do 1º ano realizem observações das práticas, análise de documentos, entrevistas, etc., para diversas UC, assegurando a compreensão e domínio das matérias em termos de opções de aplicação dos conhecimentos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 50
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-17907
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Lecionação. Instrução, avaliação formativa e proposta de avaliação sumativa em EF, numa Turma do horário do orientador. Elaboração do Plano de Turma conforme os Programas Nacionais de EF. Observação das aulas dos colegas estagiários. Em dois períodos, durante uma semana, lecionação do horário de EF de 5 turmas de ciclos diversos. Diretor de turma. Colaboração nas funções do Diretor da Turma, incluindo um projeto numa das funções: apoio aos alunos, comunicação com as famílias, ou coordenação pedagógica. Organização e execução de uma saída de campo interdisciplinar, com atividades de Orientação. Desporto Escolar. Colaboração com o professor titular de um grupo-equipa do DE, participando nas funções pedagógicas: planeamento, instrução e avaliação em treinos e encontros. Seminário. Apresentar e debater uma investigação-ação numa reunião de professores, sobre um tema aprovado pelo Grupo de EF, ou um tema relevante para os diretores de turma, ou outro, aceite pelo Conselho Pedagógico.
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos formulam-se em termos de competências, considerando o critério geral de cientificidade. 1 Cooperação. Cooperar na tomada de decisão e resolução de problemas com os outros estagiários, professores, encarregados de educação e funcionários. 2 Projecto. Selecionar e organizar objectivos, conteúdos, processos e critérios de êxito, marcando etapas de desenvolvimento da atividade ao longo do ano. 3 Avaliação formativa e Planeamento. Pesquisar e decidir sobre a utilização das informações decisivas para sustentar as opções especificas da atividade em cada etapa. 4 Atuação pedagógica. Agir de forma responsável e consistente nas situações práticas, em especial a relação com os alunos, considerando os compromissos docentes e a autonomia relativa do estagiário. Cientificidade: Discutir e integrar a investigação publicada, os estudos de campo (para justificar os princiais aspetos de projectos, avaliações e planos) e também a reflexão acerca da cooperação e da ação pedagógicas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas atividades dos estagiários e na supervisão pedagógica, seguem-se sete etapas: 1ª- Lançamento (julho). Caracterização da escola. Plano da 1ª etapa de lecionação e início das aulas (conferência de setembro). 2ª- Início da 2ª e da 3ª áreas. Elaboração dos Projectos anuais da 1ª, 2ª e 3ª áreas. (conferência de novembro). 3ª- Revisão e correção dos Projectos da 1ª, 2ª e 3ª áreas, e aprovação do projecto de Seminário (conferência de janeiro) 4ª - Avaliação Intercalar (março). Balanço das quatro áreas, com referência aos objetivos do Estágio e aos Projetos dos estagiários. Auto avaliação e avaliação recíproca. Classificações do desempenho por níveis. 5ª- Demonstração e Apuramento de Resultados (abril a junho). Conclusão das atividades, evidências de resultados, pistas e sugestões (conferência de maio). 6ª- Avaliação do desempenho (julho). Auto avaliação e avaliação recíproca dos estagiários e classificações finais de desempenho (70%) 7ª- Aceitação e prova pública do Relatório de Estágio (30%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Batista, P. (2013). Olhares sobre o estágio profissional em Educação Física. FADEUP. Carreiro da Costa, F. (2010). Educação Física: disciplina dispensável vs. disciplina imprescindível. Como ultrapassar a situação paradoxal que caracteriza a Educação Física? Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, 2(1), 91-110. Mesquita, I. (2014). O Professor de Educação Física: Fundar e dignificar a profissão. FADEUP.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não