-
Apresentação
Apresentação
A UC História e Filosofia da Educação enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Educação. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão crítica sobre as principais questões da História e Filosofia da Educação que decorreram ao longo do tempo. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-21764
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) História da Educação: objeto, fontes e objetivos 2. Filosofia da educação: questionamento do processo educativo 3. Uma modernização tardia. Sobre as raízes do ‘atraso educativo português’: 3.1As reformas pombalinas ou as origens da escola pública em Portugal 4. A Primeira República em Portugal: 4.1 Das intenções generosas ao desengano das realidades 5. Educação no Estado Novo: entre a alfabetização de todos e a (re)educação das elites: 5.1 Instrução Pública ou Educação Nacional? O debate sobre a designação do Minis 5.2 A educação no pensamento colonial português 6. Tempos e andamentos das políticas de educação no Portugal democrático: 6.1Da reforma educativa (1986-1990) às reformas neoliberais e conservadoras (2012-2015). 6.2 Promessas não cumpridas e os significados atribuídos à crise da/na escola 7.Europeização, globalização e novas formas de governação transnacional dos sistemas educativos. 7.1 O processo de Bolonha
-
Objetivos
Objetivos
Define-se os objetivos de aprendizagem: 1. Analisar as relações entre Educação, História e Filosofia através de uma reflexão crítica sobre as bases filosóficas e históricas, princípios e influências das principais conceções e tendências do pensamento pedagógico; 2. Analisar as principais ideias pedagógicas, desde o século XV até ao movimento da 'Escola Nova'; 3. Refletir sobre a Educação enquanto prática fundamental da existência humana; 4. Compreender o processo de Bolonha e as suas implicações na Educação Superior em Portugal, analisando a harmonização dos sistemas educativos na Europa. .
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva; Visionamento e discussão de documentários/vídeos ; Pesquisa bibliográfica; Análise de artigos científicos, Atividades em pequeno grupo ; Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amado, J. & Boavida, J. (2006). Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Aranha, M. (2020). História da Educação e da Pedagogia. Moderna. Ferreira, A. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, Natal, EDUFRN, 40 (26), 19-30. Magalhães, J. (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-XX). Educa/ Unidade de I&D de Ciências da Educação. Negrín Fajardo, O. & Vergara Ciordia, F. (2009). Historia de la Educación. Ramón Areces. Nóvoa, A. & Santa-Clara A. T. (2003). “Liceus de Portugal”. Histórias, arquivos, memórias. ASA. Ozmon, H. & Craver, S. (2004). Fundamentos Filosóficos da Educação. Artmed. Reis, C.F.S. (2014). Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Âncora/Centro de Estudos Ibéricos. Piletti, C. & Pileti, N. (2002). Filosofia e História da Educação: Ática.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não