-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular (UC) Ensino da Educação Física pretende promover competências de planeamento em Educação Física, bem como competências de instrução e feedback e demonstrar critérios de qualidade de uma aula de Educação Física.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-22398
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Planeamento em Educação Física e Desporto - Planeamento anual, de Unidade Didática e plano de aula CP2. Desenho das tarefas de aprendizagem. - Tarefas de informação, refinamento, extensão, aplicação; - Progressões didático-metodológicas. CP3. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. - Diferentes formas de representar e formular a matéria; - Análise e conceção de materiais didáticos. CP4. Instrução - Papel, momentos, estratégias e fatores otimizadores da qualidade da Instrução. - Técnicas de reflexão do ensino; Instrumentos de análise sobre o processo de instrução. CP5. O Feedback pedagógico e o seu papel na aprendizagem: tipos e critérios de sucesso. CP6. A avaliação das aprendizagens em Educação Física. - Instrumentos, Momentos e Critérios de avaliação. CP7. Modelos de instrução e estilos de ensino inovadores para o ensino de educação física. - Estilos de ensino de Mosston; Modelos de instrução de Metzler;
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular (UC) Ensino da Educação Física tem como objetivos de aprendizagem (OA): OA1) Conhecer e aplicar processos de planeamento da atividade pedagógica em Educação Física; OA2) Estabelecer progressões na estruturação didático-metodológica do conteúdo em Educação Física; OA3) Reconhecer a importância e formas de desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo; OA4) Conhecer, identificar e refletir sobre boas práticas de instrução em Educação Física. OA5) Conhecer e identificar boas práticas de feedback pedagógico em Educação Física. OA6) Aprender e desenvolver instrumentos de avaliação das aprendizagens em Educação Física; OA7) Fomentar uma atitude de inovação pedagógica, através do conhecimento de diversos estilos de ensino e modelos de instrução.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As atividades a desenvolver nas aulas TP incluem o visionamento de prática pedagógica através de meios audiovisuais e análise de dados obtidos a partir da observação da prática de ensino em contexto real. O sistema de ensino a distância será usado com o auxílio da plataforma Moodle para que os materiais de apoio e os exercícios práticos fiquem disponíveis para os estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Metzler, M. (2011). Instructional Models for Physical Education. London: Allyn and Bacon. Muska, M. & Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education. First online edition. https://spectrumofteachingstyles.org Rink, J. (2010). Teaching Physical Education for Learning. St. Louis: Mosby Siedentop, D., Hastie, P. & Van der Mars, H. (2019). Complete guide to sport education. Champaign, IL : Human Kinetics.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não