-
Apresentação
Apresentação
A presente UC enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Inovação e Tecnologia em Educação Física. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6662-24653
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Inovação e Tecnologia em EDF CP1) Introdução à tecnologia e inovação: da teoria da aprendizagem à tecnologia educativa CP2)Tecnologia contemporânea nos contextos da EDF CP3)Metodologias de investigação no âmbito da tecnologia na EDF
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para a presente UC são: OA1. Adquirir conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de inovação e tecnologia em Educação Física e Desporto; OA2. Desenvolver competências para a realização de um projeto de investigação, que englobem a capacidade de identificar e analisar as diferentes linhas de investigação relacionadas com a utilização das tecnologias para a educação. OA3: Conhecer critérios e ser capaz de selecionar e aplicar a tecnologia de acordo com a complexidade e tipo de informação a transmitir, o nível e o contexto de aprendizagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, P., (2018) Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo, Da Investigação às Práticas, 8(1), 4 - 21. Casey, Ashley, Goodyear, Victoria A., & Armour, Kathleen M. (2017). Rethinking the relationship between pedagogy, technology and learning in health and physical education. Sport, Education and Society, 22(2), 288-304. doi:10.1080/13573322.2016.1226792 McKenzie, T. (2012). SOFIT (System for Observing Fitness Instruction Time ), 1–33. Acesso em 20-Jul-2014 no sítio: http://www.drjamessallis.sdsu.edu/Documents/sofitprotocol.pdf Mood, D., Jackson, A. & Morrow, J. (2007). Measurement of Physical Fitness and Physical Activity: Fifty Years of Change. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 11(4), 217–227. National Association for Sport and Physical Education (2009). Appropriate Use of Instructional Technology in Physical Education [Position statement]. USA, Reston: NASPE.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não