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Disciplina Desenvolvimento Curricular

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Desenvolvimento Curricular abrange o estudo das tarefas de análise, concepção, preparação, implementação e avaliação do ensino nos diferentes contextos/níveis de decisão curricular: político-administrativo, no âmbito da administração central, de gestão, no âmbito da escola e da administração regional, e de realização, no âmbito da sala de aula, partindo de uma acepção ampla de currículo que concebe o desenvolvimento curricular como uma prática dinâmica e complexa, que se processa em diversos momentos e em diferentes fases, de modo a formar um conjunto estruturado, integrando quatro componentes principais: justificação teórica, elaboração/planeamento, operacionalização e avaliação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1) Currículo  e profissionalidade docente - Caracterizadores de profissionalidade e sua construção  referencial. - Profissão docente - que é ser professor? Especificidade e mudança em relação ao currículo 2) Conceitos  chave no desenvolvimento curricular - Concepções de currículo e sua evolução - Níveis de desenvolvimento curricular. -  Níveis de decisão curricular e gestão do currículo: actores e factores. - Diferenciação curricular e eficácia da escola . 3) As grandes fases do desenvolvimento curricular: - Justificação; concepção/planeamento; implementação/operacionalização; avaliação. 4) O Currículo e as Ideologias em Educação - As orientações sobre o currículo - As orientações educativas e Educação Física. A classificação de Catherine Ennis e a classificação de Bart Crum 5) A formulação de objectivos. A derivação e especificação dos objectivos pedagógicos. Parâmetros e critérios de selecção de objectivos  
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da disciplina os estudantes: 1) Identificam as funções associadas ao exercício da profissão docente, e explicam o contributo da teoria curricular para o desenvolvimento de competências associadas ao ensino e educação nas aulas de Educação Física, à formação e treino no âmbito do desporto escolar, e à animação de actividades de enriquecimento curricular. 2) Conhecem e diferenciam  conceitos fundamentais da teoria curricular. 3) Identificam diferentes orientações conceptuais sobre o currículo no ensino geral e em Educação Física, e explicam a sua influência nas decisões curriculares, nas práticas de ensino e na dinâmica da relação educativa. 4) Argumentam e fundamentam a legitimidade da presença da disciplina de Educação Física no currículo obrigatório. 5) Conhecem a organização curricular dos programas de Educação Física em Portugal e explicam as bases conceptuais e teóricas que os fundamentam. 6) Seleccionam e definem os objectivos de aprendizagem respeitando critérios pedagógicos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carreiro da Costa, F. (2005).Mudar o currículo não significa necessariamente alterar as práticas educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39, 260-300 Carreiro da Costa, F. (2009). La gestión del currículo a través de competencias: un enfoque desde el contexto português. Tandém -  Didáctica de la Educación Física, 29, 9-27. Carreiro da Costa, F. (2019). La Educación Física como Proyecto de Innovación y Transformación Cultural. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 3(2), 19-32. Crum, B. (2017). How to win the battle for survival as a school subject? Reflections on justification, objectives, methods and organization of PE in schools of the 21st century. Retos, 31, 238-244. D'Hainaut, L. (1980). Educação - Dos Fins aos Objectivos. Coimbra: Edições Almedina. ISBN: 9789724001593 Zabalza, M. (2003). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Edições Asa  
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